Fernando Santos faz seis alterações na convocatória para a Liga das Nações

Portugal / Twitter

O selecionador português, Fernando Santos.

O selecionador português de futebol efetuou hoje seis alterações nos convocados da seleção portuguesa de futebol para os dois últimos encontros no Grupo A2 da Liga das Nações 2022/23.

Em relação aos quatro jogos de junho, os quatro primeiros na mais ‘jovem’ prova da UEFA, Fernando Santos fez regressar os defesas Rúben Dias e Tiago Djaló, o médio João Mário e os avançados Pedro Neto, João Félix e Rafa.

Face as estas entradas, numa lista que continua com 26, saíram os centrais David Carmo e Domingos Duarte, o médio João Moutinho e os avançados Otávio, único que deixa os eleitos devido a lesão, André Silva e Gonçalo Guedes.

De fora, continuam uma série de jogadores que entraram muito bem na época 2022/23, casos dos ‘encarnados’ António Silva, Florentino Luís ou Gonçalo Ramos e dos ‘leões’ Francisco Trincão ou Pedro Gonçalves, bem como Renato Sanches, que está lesionado.

Depois dos quatro jogos de junho (1-1 em Espanha, 4-0 à Suíça, 2-0 à República Checa e 0-1 na Suíça), Portugal segue no segundo lugar do Grupo A2, com sete pontos, a uma da líder Espanha e com mais três do que os checos e quatro face aos helvéticos.

Nas duas últimas rondas, a formação das ‘quinas’ defronta os checos, em 24 de setembro, em Praga, sem João Cancelo, que vai ter de cumprir um jogo de castigo, e fecha com os espanhóis, três dias depois, em 27, no Estádio Municipal de Braga, com ambos os jogos agendados para as 19:45 (em Lisboa).

A seleção lusa, vencedora da primeira edição da Liga das Nações, em 2019, precisa de vencer o agrupamento para chegar à ‘final four’ da terceira edição, sendo que a segunda foi conquistada pela França, numa final com a Espanha, em 2021.

A fase final da Liga das Nações realiza-se de 14 a 18 de junho de 2023, com os vencedores dos quatro grupos da Liga A, sendo que os últimos de cada um dos agrupamentos descem à Liga B.

Lista dos 26 convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício (Roma), Diogo Costa (FC Porto) e José Sá (Wolverhampton).

Defesas: Diogo Dalot (Manchester United), João Cancelo (Manchester City), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City), Tiago Djaló (Lille), Danilo Pereira (Paris Saint-Germain), Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund) e Nuno Mendes (Paris Saint-Germain).

Médios: Rúben Neves (Wolverhampton), Vitinha (Paris Saint-Germain), Bruno Fernandes (Manchester United), João Mário (Benfica), Matheus Nunes (Wolverhampton), William Carvalho (Betis), Palhinha (Fulham) e Bernardo Silva (Manchester City).

Avançados: Pedro Neto (Wolverhampton), João Félix (Atlético de Madrid), Diogo Jota (Liverpool), Ricardo Horta (Sporting de Braga), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Rafael Leão (AC Milan) e Rafa (Benfica).

Ronaldo continua a ser importante na Seleção

Cristiano Ronaldo não tem sido escolha regular no onze inicial do Manchester United, mas integra a convocatória de Fernando Santos. Em reação, o selecionador nacional diz que está a par da situação, mas realça que o avançado de 37 anos continua a ser uma peça importante para a equipa.

“Se estou preocupado com a situação de Cristiano Ronaldo? Não. Tenho acompanhado e vai jogar hoje. Será titular. Tenho atenção com ele e com todos os jogadores. Quero saber se vão jogar e o que está a acontecer. Ninguém dúvida que Ronaldo continuar a ser importante para a Seleção Nacional”, sublinhou.

O defesa Tiago Djaló é uma das surpresas na convocatória de Fernando Santos, que explicou a razão que o levou a convocar o jovem do Lille.

“Tiago Djaló não é uma novidade. Já esteve aqui connosco na penúltima convocatória. É um jogador que conhecemos bem. Titularíssimo no Lille. Depois, com o castigo de Cancelo ficava só com um lateral direito. Djaló pode jogar tanto a central como lateral. Faz várias posições”, explicou.

“Cancelo está castigado e não vai poder estar no primeiro jogo. Temos oito jogadores com amarelos. São jogos muito importantes e isso norteou nossa ambição de chegar a fase final do torneio”, acrescentou Fernando Santos.

“Há vários jogadores que nem olhávamos para eles”

O selecionador português salientou que não foi uma convocatória fácil, dadas as várias opções que tinha, nomeadamente jogadores que se destacaram recentemente.

“Há dois meses, há vários jogadores que nem olhávamos para eles, nem eu nem vocês. Podia dar muitos nomes, o de António Silva, o Florentino, o Vitinha, do Braga, o Pote, o Trincão. Estamos todos atentos”, disse Fernando Santos.

Segundo o timoneiro da seleção portuguesa, qualquer um destes jogadores pode marcar presença no Mundial de 2022, disputado no Qatar, em dezembro.

O facto de Fernando Santos ter incluído o sportinguista Pote nesta lista de jogadores tem causado controvérsia nas redes sociais. Vários internautas realçam o talento do médio, que chegou a ser melhor marcador do campeonato e que já esteve associado a uma transferência para grandes clubes europeus.

A Federação revelou também os novos equipamentos que a Seleção vai usar já no Mundial do Qatar.

Daniel Costa, ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.