Saúde do Papa emérito Bento XVI é “extremamente frágil”, diz biógrafo oficial

O ex-Papa Bento XVI ficou gravemente doente depois de visitar o seu irmão que esteve internado na Alemanha em junho e a sua condição é “extremamente frágil”, contou o seu biógrafo oficial, Peter Seewald, depois de o ter encontrado no sábado, no Vaticano.

De acordo com uma reportagem divulgada esta segunda-feira pelo Passauer Neue Presse, citando o biógrafo, Bento XVI, de 93 anos, sofre de erisipela no rosto, um vírus que causa uma erupção facial e dor intensa.

“Segundo Seewald, a saúde do papa emérito agora é extremamente frágil”, lê-se na edição do jornal alemão, citada pela agência AFP. “O seu pensamento e a sua memória são rápidos, mas a voz é dificilmente audível no momento”.

O biógrafo terá visitado Bento XVI em Roma para apresentar a sua biografia, que deverá ser publicada em novembro. “Na reunião, o papa emérito, apesar da sua doença, estava otimista e declarou que, se a sua força aumentasse novamente, possivelmente pegava na caneta novamente”, contou Seewald ao jornal.

Bento XVI visitou o irmão doente Georg na Alemanha em junho, sendo a sua primeira viagem para fora da Itália desde a sua demissão em 2013. Georg Ratzinger morreu duas semanas depois, aos 96 anos. Os irmãos eram muito próximos e foram ordenados sacerdotes no mesmo dia.

O ex-papa, cujo nome é Joseph Ratzinger, vive num pequeno antigo mosteiro dentro do Vaticano. Ficou longe dos olhos do público desde que se tornou o primeiro Papa em 600 anos a demitir-se, apontando motivos de saúde. Tradicionalista da Igreja Católica, foi substituído pelo reformista Papa Francisco.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Peço desculpa (eu que não sou católico nem acredito, com todo o respeito, nessas histórias dignas do Sci-Fi): Bento XVI não se demitiu, resignou. São, apesar de tudo, conceitos jurídicos diferentes, ainda que próximos. É a mesma situação do Rei João Carlos em Espanha.

    • Precisamente…
      É de louvar este rigor de linguagem, tanto mais quando provém de uma pessoa não católica e não crente…
      Felicito-o, por isso… eu que sou crente e católico…
      E mais… não é ex-Papa, é Papa emérito…
      Com o devido respeito por quem escreveu o texto (e por quem é responsável por notícias de teor religioso), devo dizer que a ignorância neste campo (expressa na imprecisão de termos utilizados em tais notícias) chega a ser, não raras vezes, atroz…
      Talvez fosse mais sensato os srs. jornalistas se informarem muito melhor antes de se “aventurarem” na escrita de notícias sobre religião…

      • O problema reside justamente na estirpe de jornalistas que estamos a formar. Uma tragédia inimaginável que conheço por dentro. Faço o que posso. Infelizmente, não é suficiente. Nem nos alunos que reprovo (e são muitos) nem naqueles a quem ajudo a melhorar a escrita (muitos menos, visto que, na realidade, o que querem é o canudo e não o conhecimento).
        Dizia o saudoso Dr. Henrique Medina Carreira: “O ensino em Portugal é um embuste, uma trapaça”. Ele sabia do que falava. Infelizmente eu sei, em primeira mão, porque o dizia.

        Quanto à questão de sermos ou não crentes, com o devido respeito, é uma questão pessoal. Respeito quem é crente. As suas crenças, as suas convicções, mesmo que a mim me pareçam “estranhas”. Tal como espero que os crentes respeitem a minha descrença.

        Saudações cordiais!

RESPONDER

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …