Saúde do Papa emérito Bento XVI é “extremamente frágil”, diz biógrafo oficial

O ex-Papa Bento XVI ficou gravemente doente depois de visitar o seu irmão que esteve internado na Alemanha em junho e a sua condição é “extremamente frágil”, contou o seu biógrafo oficial, Peter Seewald, depois de o ter encontrado no sábado, no Vaticano.

De acordo com uma reportagem divulgada esta segunda-feira pelo Passauer Neue Presse, citando o biógrafo, Bento XVI, de 93 anos, sofre de erisipela no rosto, um vírus que causa uma erupção facial e dor intensa.

“Segundo Seewald, a saúde do papa emérito agora é extremamente frágil”, lê-se na edição do jornal alemão, citada pela agência AFP. “O seu pensamento e a sua memória são rápidos, mas a voz é dificilmente audível no momento”.

O biógrafo terá visitado Bento XVI em Roma para apresentar a sua biografia, que deverá ser publicada em novembro. “Na reunião, o papa emérito, apesar da sua doença, estava otimista e declarou que, se a sua força aumentasse novamente, possivelmente pegava na caneta novamente”, contou Seewald ao jornal.

Bento XVI visitou o irmão doente Georg na Alemanha em junho, sendo a sua primeira viagem para fora da Itália desde a sua demissão em 2013. Georg Ratzinger morreu duas semanas depois, aos 96 anos. Os irmãos eram muito próximos e foram ordenados sacerdotes no mesmo dia.

O ex-papa, cujo nome é Joseph Ratzinger, vive num pequeno antigo mosteiro dentro do Vaticano. Ficou longe dos olhos do público desde que se tornou o primeiro Papa em 600 anos a demitir-se, apontando motivos de saúde. Tradicionalista da Igreja Católica, foi substituído pelo reformista Papa Francisco.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Peço desculpa (eu que não sou católico nem acredito, com todo o respeito, nessas histórias dignas do Sci-Fi): Bento XVI não se demitiu, resignou. São, apesar de tudo, conceitos jurídicos diferentes, ainda que próximos. É a mesma situação do Rei João Carlos em Espanha.

    • Precisamente…
      É de louvar este rigor de linguagem, tanto mais quando provém de uma pessoa não católica e não crente…
      Felicito-o, por isso… eu que sou crente e católico…
      E mais… não é ex-Papa, é Papa emérito…
      Com o devido respeito por quem escreveu o texto (e por quem é responsável por notícias de teor religioso), devo dizer que a ignorância neste campo (expressa na imprecisão de termos utilizados em tais notícias) chega a ser, não raras vezes, atroz…
      Talvez fosse mais sensato os srs. jornalistas se informarem muito melhor antes de se “aventurarem” na escrita de notícias sobre religião…

      • O problema reside justamente na estirpe de jornalistas que estamos a formar. Uma tragédia inimaginável que conheço por dentro. Faço o que posso. Infelizmente, não é suficiente. Nem nos alunos que reprovo (e são muitos) nem naqueles a quem ajudo a melhorar a escrita (muitos menos, visto que, na realidade, o que querem é o canudo e não o conhecimento).
        Dizia o saudoso Dr. Henrique Medina Carreira: “O ensino em Portugal é um embuste, uma trapaça”. Ele sabia do que falava. Infelizmente eu sei, em primeira mão, porque o dizia.

        Quanto à questão de sermos ou não crentes, com o devido respeito, é uma questão pessoal. Respeito quem é crente. As suas crenças, as suas convicções, mesmo que a mim me pareçam “estranhas”. Tal como espero que os crentes respeitem a minha descrença.

        Saudações cordiais!

RESPONDER

Parceiros sociais apanhados de surpresa com alterações ao sucessor do lay-off

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) disse que o Governo não apresentou aos parceiros sociais as alterações que anunciou para regime de apoio à retoma progressiva, o sucedâneo do lay-off simplificado. "Compreendemos que o …

Apesar de "isto estar mais para os partidos de extremos", Santana Lopes nega ligações ao Chega

Em entrevista à TVI24, Santana Lopes referiu que a saída do Aliança não é o fim da sua carreira política, ainda assim recusa um regresso ao PSD. O ex- primeiro-ministro assume as ligações à direita, …

Nem senhoras, nem senhores. Japan Airlines vai abolir expressões de género

A habitual saudação "senhoras e senhores" da companhia aérea japonesa vai ser substituída por saudações neutras relativamente ao género como, por exemplo, "bom dia" e "boa noite". Segundo o jornal The Telegraph, a Japan Airlines vai …

Centeno pediu e Marcelo recebeu o governador do Banco de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, esta segunda-feira à tarde, a pedido deste. O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta segunda-feira à tarde, no Palácio …

Vila romena reelege autarca que morreu de covid-19 dez dias antes

Os moradores de Deveselu, na Roménia, decidiram prestar uma última homenagem ao presidente da Câmara, nas eleições locais deste domingo, que morreu devido a complicações provocadas pela covid-19 dez dias antes. De acordo com a agência …

Jogador do Rio Ave recusou jogar

Matheus Reis não quis defrontar o Vitória de Guimarães porque quer sair rapidamente de Vila do Conde. Presidente anunciou suspensão do atleta. O Rio Ave apareceu no duelo com o Vitória de Guimarães (0-0) sem Matheus …

António Joaquim entrega recurso no Supremo no caso do homicídio do triatleta

O advogado de António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, entregou, esta segunda-feira, no Supremo Tribunal de Justiça um recurso sobre essa decisão, defendendo a sua revogação e a …

57% dos portugueses diz que a pandemia dificultou acesso à saúde (e mais de 600 mil perderem consultas)

Mais de metade dos portugueses (cerca de 57%) considera que a pandemia dificultou o seu acesso aos cuidados de saúde, sendo a população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) quem mais manifesta esta …

“Negacionista e bem raivosa”. Livro de ex-ministro da Saúde revela reação de Bolsonaro à pandemia

O primeiro ministro da Saúde do mandato de Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, publicou um livro sobre o combate à pandemia no Brasil e revelou que o Presidente teve uma reação “negacionista” e “raivosa”. De acordo …

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …