Sarkozy será julgado por despesas excessivas na campanha de 2012

World Economic Forum / Flickr

Nicolas Sarkozy, ex-Presidente francês

O antigo presidente francês Nicolas Sarkozy vai ser julgado por ter gasto mais dinheiro na campanha de 2012 do que o permitido por lei. Sarkozy procurava a reeleição, mas foi derrotado por François Hollande.

A decisão da principal instância judicial francesa (Cour de Cassation) significa que o caso volta agora aos procuradores, que vão decidir se o ex-presidente deve ou não ser julgado, explica o Diário de Notícias.

O processo contra Sarkozy centra-se nas acusações de que o antigo partido, então conhecido como UMP, trabalhou com uma empresa de relações públicas (a Bygmalion) para esconder os verdadeiros custos da campanha para a reeleição.

Por lei, o limite máximo de gastos em campanhas eleitorais em França é de 22,5 milhões de euros. As autoridades francesas acreditam que Sarkozy terá gasto mais 20 milhões do que isso. O ex-presidente rejeita ter feito algo errado.

O juiz de instrução tinha decidido em fevereiro de 2017 que Sarkozy e outros 13 arguidos deviam comparecer em tribunal por causa deste caso, mas o processo estava suspenso desde então à espera da decisão do recurso.

O jornal Público recorda ainda que Sarkozy vai, de qualquer modo, ser julgado num caso independente. Em junho passado, confirmou-se que o antigo Presidente vai ser acusado por tráfico de influência e corrupção de um juiz do Tribunal da Relação de Paris, na primeira vez que um ex-Presidente francês será julgado por corrupção.

Este caso teve origem em escutas ao telefone do ex-Presidente devido a suspeitas de que tinha recebido dinheiro do líder líbio Muammar Kadhafi para financiar a campanha para as presidenciais de 2007, que venceu. Sarkozy discutiu com o seu advogado, também acusado, como poderiam corromper um juiz para evitar entregar agendas que o poderiam comprometer.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.