/

Cientistas descobrem “sapo de chocolate”

(dr) Steve Richards

Litoria mira

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie potencialmente nova de anfíbio nas florestas tropicais da Nova Guiné. Graças à sua cor, foi batizada de “sapo de chocolate”.

Normalmente, este sapos, conhecidos como Tree Frogs, vivem em árvores perto da água e apresentam um tom esverdeado. A nova espécie, descoberta nas florestas tropicais da Nova Guiné, é mais acastanhada e brilhante.

“Foi por isso que a batizamos de Litoria mira, porque a palavra Mira significa surpresa ou estranha em latim”, esclareceu Paul Oliver, da Griffith University e do Queensland Museum, citado pelo Science Alert.

A espécie mais próxima da Litoria Mira é a Tree Frog australiana verde (Litoria caerulea). “As duas espécies são muito semelhantes, a única diferença é que uma é verde, enquanto a outra tem uma cor achocolatada“, disse Oliver, co-autor do artigo científico, publicado no Australian Journal of Zoology.

O tamanho também varia nestas espécies, entre os 7 e os 8 centímetros, assim como a tonalidade dos olhos.

L. mira pode ser distinguida de todas as outras Litoria pela combinação única de tamanho moderadamente grande, coloração dorsal uniformemente castanha, sem manchas brancas ou amarelas; pequena mancha violeta na pele na borda póster-ventral do olho; e superfícies ventrais de membros, tronco e garganta com regiões moderadas a extensas densamente pontilhadas a castanho escuro”, lê-se no artigo.

A descoberta de uma nova espécie é estimulante para os cientistas, que acreditam que este anfíbio recém-identificado pode estar muito mais disseminado na Nova Guiné.

“Como este sapo vive em áreas muito quentes e pantanosas com muitos crocodilos, estas condições desencorajam a exploração”, disse Steve Richards, do South Australian Museum. Estes anfíbios podem ser encontrados em todo o Norte e Leste da Austrália e da Nova Guiné.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.