Salário de 273 mil euros brutos anuais para Varandas revolta accionistas do Sporting

Um grupo de acionistas do Sporting fez chegar ao presidente da Mesa da Assembleia Geral (AG) da Sporting SAD, Bernardo Ayala, um pedido em que exige a retirada da proposta de aumento salarial para o presidente e administradores da sociedade ‘leonina’.

No documento enviado a Bernardo Ayala, o grupo, que irá marcar presença na AG da Sporting SAD, a realizar em 1 de Outubro, justifica o pedido com a necessidade da proposta de aumento salarial exigir a aprovação prévia dos sócios do clube que detêm 60% da SAD.

Em causa está, de acordo com o grupo de accionistas, que o presidente do Sporting, Frederico Varandas, e os membros da direcção do clube, Francisco Salgado Zenha e João Sampaio, decidem sobre as remunerações dos administradores da SAD, designadamente Frederico Varandas, Francisco Salgado Zenha, João Sampaio e ainda Miguel Cal.

“Independentemente da legalidade ou não da proposta, o mais basilar bom senso aconselharia à escusa de Frederico Varandas, Francisco Salgado Zenha e João Sampaio de se pronunciarem sobre esta matéria por claro conflito de interesses“, referem, concluindo que “por ética e sobretudo por dignidade não é possível ser juiz em causa própria”.

O grupo de accionistas considera ainda que “a preocupante situação da Sporting SAD, que apresenta uma vez mais elevados resultados negativos, capitais próprios negativos e o maior passivo da história da sociedade não justifica aumentos potenciais (fixos e variáveis) de 45%”.

De acordo com as contas do grupo, “o ordenado do presidente pode passar de 188 mil para 273 mil euros e dos administradores de 139 mil para 196 mil euros”.

Caso os pontos referentes às propostas de aumento de remunerações não sejam retiradas da ordem do dia da AG, o grupo de accionistas exige que esta questão seja ratificada pelos sócios do clube, em AG.

No documento, os sócios recordam que não fazia parte do programa eleitoral de Frederico Varandas “o aumento da sua remuneração, nem dos seus pares na administração da Sporting SAD, e não pode agora, pela ‘porta do cavalo’, tentar ‘passar a perna’ aos sócios do clube”.

“O que estava escrito na letra do programa era a obrigatoriedade de os membros dos órgãos sociais do clube apresentarem as suas declarações de IRS, promessa que nunca foi cumprida até hoje”, referem.

O grupo solicita ainda a Bernardo Ayala que seja retirado da ordem do dia o pedido de voto de confiança à administração da sociedade e a cada um dos seus membros, ao Conselho Fiscal e à Sociedade de Revisores de Oficiais de Contas, por os resultados financeiros negativos o desaconselharem.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sou Sportinguista gosto do Presidente, mas atendendo à situação financeira do clube, penso que devia ter mais cuidado nas propostas de vencimentos que fazem

  2. Todos com falinhas mansas, mas o que querem é o “cacau”; querem lá saber do clube para alguma coisa; o actual presidente e os administradores deviam ter é vergonha na cara, mas parece que isso é o que falta a muita gente, aliás em sintonia com os corruptos e vigaristas deste país.

RESPONDER

Abelhas bebé adoram hidratos de carbono. Descoberta pode ajudar a salvar a espécie

Uma equipa de investigadores percebeu que as abelhas bebé adoram hidratos de carbono. Esta descoberta pode ajudar a salvar a espécie. As abelhas selvagens são essenciais para sustentar as paisagens que amamos. Uma comunidade saudável de …

Restrições ao fim de semana podem acabar em maio

Políticos e especialistas voltam a reunir-se na sede do Infarmed, na próxima semana, para decidir como avança a última fase do desconfinamento, que começa a 3 de maio. Os dados da pandemia encorajam o Governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: há Jardim na Boavista, há perfume Gaitán em Braga

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sp-braga-2-1-boavista-o-musical Não foi há muitos anos que Sporting de Braga e Boavista lutaram pelo título, pelo primeiro lugar. Agora o contexto é outro: os primeiros querem ficar no pódio da classificação correta e os segundos não …

De seis para 18 meses. Governo e Altice chegam a "consenso" para renovar SIRESP

A Altice Portugal vai enviar esta sexta-feira a proposta técnico operacional para a prorrogação por 18 meses do serviço da rede de comunicações de emergência SIRESP, disse esta quinta-feira fonte oficial da empresa à Lusa. Na …

Governo admite chamar Catarina Martins para negociar (mas acredita que BE e PSD têm uma aliança tácita)

A antiga geringonça já não volta a ser o que era, depois de o Bloco de Esquerda ter votado contra a proposta do Governo no último Orçamento do Estado. Ainda assim, António Costa vai voltar …

Nova técnica pode ajudar a prever erupções vulcânicas com anos de antecedência

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova técnica de alerta precoce, baseada em dados de satélite, que poderia ser usada para prever erupções vulcânicas com anos de antecedência. Com a ajuda de dados de satélite, cientistas …

Governo quer aumentar salário mínimo em 40 euros em 2022

No próximo ano, o salário mínimo nacional deverá subir cerca de 40 euros - um aumento de 6% face aos atuais 665 euros. Este aumento elevaria o montante para 705 euros por mês. De acordo com …

Três mísseis atingem aeroporto de Bagdad onde estão tropas dos Estados Unidos. Não há feridos

Três mísseis atingiram esta quinta-feira o aeroporto de Bagdad, onde se situa uma base militar onde estão estacionados soldados norte-americanos, tendo provocado um ferido iraquiano, revelaram fontes da segurança citadas pela AFP. Os projéteis atingiram a …

História no Planeta Vermelho. Perseverance conseguiu transformar dióxido de carbono em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …