Salário de 273 mil euros brutos anuais para Varandas revolta accionistas do Sporting

Um grupo de acionistas do Sporting fez chegar ao presidente da Mesa da Assembleia Geral (AG) da Sporting SAD, Bernardo Ayala, um pedido em que exige a retirada da proposta de aumento salarial para o presidente e administradores da sociedade ‘leonina’.

No documento enviado a Bernardo Ayala, o grupo, que irá marcar presença na AG da Sporting SAD, a realizar em 1 de Outubro, justifica o pedido com a necessidade da proposta de aumento salarial exigir a aprovação prévia dos sócios do clube que detêm 60% da SAD.

Em causa está, de acordo com o grupo de accionistas, que o presidente do Sporting, Frederico Varandas, e os membros da direcção do clube, Francisco Salgado Zenha e João Sampaio, decidem sobre as remunerações dos administradores da SAD, designadamente Frederico Varandas, Francisco Salgado Zenha, João Sampaio e ainda Miguel Cal.

“Independentemente da legalidade ou não da proposta, o mais basilar bom senso aconselharia à escusa de Frederico Varandas, Francisco Salgado Zenha e João Sampaio de se pronunciarem sobre esta matéria por claro conflito de interesses“, referem, concluindo que “por ética e sobretudo por dignidade não é possível ser juiz em causa própria”.

O grupo de accionistas considera ainda que “a preocupante situação da Sporting SAD, que apresenta uma vez mais elevados resultados negativos, capitais próprios negativos e o maior passivo da história da sociedade não justifica aumentos potenciais (fixos e variáveis) de 45%”.

De acordo com as contas do grupo, “o ordenado do presidente pode passar de 188 mil para 273 mil euros e dos administradores de 139 mil para 196 mil euros”.

Caso os pontos referentes às propostas de aumento de remunerações não sejam retiradas da ordem do dia da AG, o grupo de accionistas exige que esta questão seja ratificada pelos sócios do clube, em AG.

No documento, os sócios recordam que não fazia parte do programa eleitoral de Frederico Varandas “o aumento da sua remuneração, nem dos seus pares na administração da Sporting SAD, e não pode agora, pela ‘porta do cavalo’, tentar ‘passar a perna’ aos sócios do clube”.

“O que estava escrito na letra do programa era a obrigatoriedade de os membros dos órgãos sociais do clube apresentarem as suas declarações de IRS, promessa que nunca foi cumprida até hoje”, referem.

O grupo solicita ainda a Bernardo Ayala que seja retirado da ordem do dia o pedido de voto de confiança à administração da sociedade e a cada um dos seus membros, ao Conselho Fiscal e à Sociedade de Revisores de Oficiais de Contas, por os resultados financeiros negativos o desaconselharem.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sou Sportinguista gosto do Presidente, mas atendendo à situação financeira do clube, penso que devia ter mais cuidado nas propostas de vencimentos que fazem

  2. Todos com falinhas mansas, mas o que querem é o “cacau”; querem lá saber do clube para alguma coisa; o actual presidente e os administradores deviam ter é vergonha na cara, mas parece que isso é o que falta a muita gente, aliás em sintonia com os corruptos e vigaristas deste país.

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …