“Estória mal contada”: a saída de João Marques do Famalicão

FC Famalicão / Facebook

João Marques em treino do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram.

A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina de futebol, está perto do final e, a poucas jornadas do fecho da prova, surge uma notícia surpreendente numa das equipas candidatas ao título: a saída de João Marques do comando técnico do Famalicão.

A saída de João Marques foi anunciada nesta terça-feira, pelo clube, que não explica os motivos que originaram esta rescisão de contrato, indicando apenas que se deu à “cessação de funções do técnico João Marques”, bem como dos adjuntos Nuno Santos e Luís Coentrão, e agradecendo o trabalho de João Marques, que tinha chegado ao cargo na época anterior.

Este anúncio foi dado quando só faltam quatro jornadas para o fecho da fase de apuramento de campeão da Liga BPI – onde o Famalicão é um dos candidatos ao título. Está no terceiro lugar, com 22 pontos, a apenas três pontos das líderes, o Sporting, embora as jogadoras de Alvalade tenham menos um jogo realizado.

Alguns adeptos reagiram com estranheza e surpresa, escrevendo na página do clube que “cessar funções de um treinador a faltar quatro jogos para terminar o campeonato e a cinco dias de defrontar o Benfica (luta pelo 2.° lugar) é um pouco estranho” – no próximo domingo o Benfica (24 pontos) recebe o Famalicão.

Outros adeptos acreditam que João Marques vai continuar no Minho, indicando que esta saída deve-se à sua mudança para o Sporting de Braga, na próxima época.

O Correio do Minho segue a mesma direção e escreve que o regresso do treinador a Braga está próximo. Foi João Marques que quis sair do Famalicão e o técnico confirmou ao jornal que recebeu abordagens, em Portugal e no estrangeiro, mas não falou sobre o Sporting de Braga, que está na quarta posição.

Uma “estória mal contada”, lamentam os adeptos, que também temem que, além do treinador, o Famalicão fique sem algumas das suas melhores futebolistas na próxima temporada.

O Famalicão estava na segunda divisão na época passada. Venceu os jogos todos, subiu em 2020 e, nesta temporada, luta para ser campeão nacional.

O sucessor de João Marques já foi anunciado: Tiago Pinto, ex-atleta do Famalicão e que tem trabalhado na formação do clube de Vila Nova.

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detidos três suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Três pessoas foram detidas por suspeita da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, informou a Polícia Judiciária (PJ). Em comunicado, a PJ adiantou que, em colaboração com a …

Mais 500 pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas em La Palma

500 pessoas juntaram-se, esta quinta-feira, às milhares que já foram obrigadas a abandonar as suas casas na ilha espanhola de La Palma, quando um rio de lava se aproximou de uma povoação junto à costa, …

Messi no PSG

"Messi, dá-me a tua camisola e eu dou-te a minha mãe"

Grande jogo em Paris, golo de André Silva, bis de Messi, mas uma criança também foi o centro das atenções. Os nomes das equipas já prometiam espectáculo e houve mesmo: o Paris Saint-Germain ganhou em casa …

Portugal com mais oito mortes e 865 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais oito mortes e 865 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 865 novos …

O empresário John Textor

Direcção do Benfica e John Textor em reunião

Benfica informou que houve um encontro entre o empresário e dois vice-presidentes do clube, que querem saber mais sobre as intenções do norte-americano. John Textor esteve no Estádio da Luz, nesta quinta-feira. O empresário foi recebido …

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado Alzheimer …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …