“Estória mal contada”: a saída de João Marques do Famalicão

FC Famalicão / Facebook

João Marques em treino do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram.

A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina de futebol, está perto do final e, a poucas jornadas do fecho da prova, surge uma notícia surpreendente numa das equipas candidatas ao título: a saída de João Marques do comando técnico do Famalicão.

A saída de João Marques foi anunciada nesta terça-feira, pelo clube, que não explica os motivos que originaram esta rescisão de contrato, indicando apenas que se deu à “cessação de funções do técnico João Marques”, bem como dos adjuntos Nuno Santos e Luís Coentrão, e agradecendo o trabalho de João Marques, que tinha chegado ao cargo na época anterior.

Este anúncio foi dado quando só faltam quatro jornadas para o fecho da fase de apuramento de campeão da Liga BPI – onde o Famalicão é um dos candidatos ao título. Está no terceiro lugar, com 22 pontos, a apenas três pontos das líderes, o Sporting, embora as jogadoras de Alvalade tenham menos um jogo realizado.

Alguns adeptos reagiram com estranheza e surpresa, escrevendo na página do clube que “cessar funções de um treinador a faltar quatro jogos para terminar o campeonato e a cinco dias de defrontar o Benfica (luta pelo 2.° lugar) é um pouco estranho” – no próximo domingo o Benfica (24 pontos) recebe o Famalicão.

Outros adeptos acreditam que João Marques vai continuar no Minho, indicando que esta saída deve-se à sua mudança para o Sporting de Braga, na próxima época.

O Correio do Minho segue a mesma direção e escreve que o regresso do treinador a Braga está próximo. Foi João Marques que quis sair do Famalicão e o técnico confirmou ao jornal que recebeu abordagens, em Portugal e no estrangeiro, mas não falou sobre o Sporting de Braga, que está na quarta posição.

Uma “estória mal contada”, lamentam os adeptos, que também temem que, além do treinador, o Famalicão fique sem algumas das suas melhores futebolistas na próxima temporada.

O Famalicão estava na segunda divisão na época passada. Venceu os jogos todos, subiu em 2020 e, nesta temporada, luta para ser campeão nacional.

O sucessor de João Marques já foi anunciado: Tiago Pinto, ex-atleta do Famalicão e que tem trabalhado na formação do clube de Vila Nova.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um …

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …

Resort Zmar

BES, falência e um fundo abutre. Resort Zmar "deve 60 milhões de euros ao Estado"

Os proprietários das casas privadas do empreendimento turístico Zmar, na Zambujeira do Mar, em Odemira, continuam a protestar contra o alojamento de imigrantes por causa da covid-19. Isto numa altura em que se revela que …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e J&J (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …