Rússia quer levar turistas na Soyuz à Estação Espacial Internacional

NASA

Uma nave espacial russa Soyuz TMA-6 aproxima-se da estação Espacial Internacional

Uma nave espacial russa Soyuz TMA-6 aproxima-se da estação Espacial Internacional

A Rússia está a estudar a possibilidade de enviar dois turistas à Estação Espacial Internacional numa nave Soyuz, afirmou este domingo Yevgeni Mikrin, director-geral da Energia, fabricante russa de foguetes e veículos espaciais.

“Estamos a trabalhar para conseguir em 2019 enviar dois passageiros num voo comercial com um comandante, e reduzir a três horas o tempo de voo até ao acoplamento com a EEI”, disse Yevgeni Mikrin à agência de notícias russa Interfax.

Entre 2001 e 2009, a Rússia enviou à estação orbital 7 turistas espaciais, que pagaram dezenas de milhões de dólares para viver a experiência.

O primeiro a comprar uma viagem para ver a Terra da Estação Espacial Internacional foi o americano Dennis Tito, e o último foi o canadiano Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil. A cantora britânica Sarah Brightman tinha planeado viajar até à EEI em setembro de 2015, mas interrompeu os treinos e desistiu do voo argumentando “motivos familiares”.

Yevgeni Mikrin diz que o reatamento dos voos de particulares à EEI permitirá a captação de centenas de milhões de dólares para financiar os programas espaciais russos.

O diretor-geral da Energia também adiantou que a empresa está a trabalhar na construção de uma nova nave tripulada, a “Federatsia” (Federação), que poderá levar quatro cosmonautas à plataforma orbital – ao contrário das naves Soyus, que apenas têm capacidade para 3 tripulantes.

“Parte dos lugares desta nova nave podem vir a ser ser oferecidos a clientes particulares. E a propósito, a maioria deles ofende-se quando lhe chamam turistas“, revelou Mikrin.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

"Não trocaria Ceni por Jesus"

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes. O Brasileirão 2020 - que só terminou em 2021 - teve um …

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …