Rússia considera que a NATO se está a preparar para conflito de larga escala

Alexei Druzhinin / Sputnik / Kremlin / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin

O chefe militar russo, Valery Gerasimov, manifestou esta quarta-feira preocupação com os exercícios da NATO junto da fronteira da Rússia, considerando que refletem os preparativos da Aliança para um conflito militar de larga escala.

O chefe do Estado Maior das Forças Armadas russas, o general Valery Gerasimov, reuniu com um grupo de militares estrangeiros a quem transmitiu a ideia de que as atividades da NATO ao longo da fronteira da Rússia estão a aumentar as tensões políticas e militares, noticiou a agência Lusa.

Gerasimov afirmou que os cenários dos exercícios da NATO no leste da Europa “apontam para uma deliberada preparação da organização para o envolvimento das suas tropas num conflito militar em larga escala”.

O general russo diz que não antevê “nenhuma condição prévia para uma guerra de larga escala”, mas admite que a pressão ocidental sobre a Rússia pode “desencadear uma situação de crise” que pode sair de controlo e provocar um conflito militar, referindo-se aos exercícios militares que a NATO está a desenvolver.

As relações entre a Rússia e o ocidente estão no nível mais delicado desde o fim da Guerra Fria, depois da anexação da península ucraniana da Crimeia pela Rússia, em 2014, com o Kremlin a expressar repetidamente preocupações com o envio de forças da NATO para o Báltico, assim como com as manobras da Aliança junto à fronteira ocidental.

Na cimeira da NATO realizada este mês em Londres, os líderes dos países membros declararam a Rússia como um “risco” para a estabilidade militar global, assinalando as ameaças do Presidente russo, Vladimir Putin, de incremento de mísseis de médio alcance sobre a Europa.

Lusa //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto qualquer dia a pintura estala e nós é que vamos pagar a factura. O pior disto tudo é que o Putin, goste-se ou não dele, tem razão. Sanções atrás de sanções, ataques verbais políticos da parte de Boris Johnson e Angela Merkel, proibição da participação da Rússia nos jogos olímpicos, exercicos militares na fronteira com a Rússia, quebra do acordo anti-nuclear com a Rússia por parte do Trump, há-de haver um momento em que se diz “basta”. Por mim desde que sejam os Américas e apenas eles a mandarem-se para a “bulha” com os Russos, estejam à vontade, mas que não nos queiram envolver.

  2. o ocidente ainda nao entendeu que atingiu a loucura com as suas histericas sancoes

    acabe.se com a terrorista otan q custou ate agora bilioes de euros

RESPONDER

Espanha. Governo de Aznar suspeito de adjudicações irregulares de 600 milhões de euros

As autoridades espanholas estão a investigar alegadas irregularidades em 23 adjudicações de obras públicas de cinco ministérios do último mandato de José María Aznar, ex-primeiro-ministro de Espanha, de 600 milhões de euros. Segundo noticiou esta segunda-feira …

Anthony Fauci prevê "explosão" de casos nos EUA após Dia de Ação de Graças

O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci alertou este domingo para um forte aumento do número de contaminações por covid-19, após o feriado de Ação de Graças, marcado pelo movimento de milhões de pessoas em todo o …

Irão diz que cientista nuclear foi assassinado remotamente por Israel

O Irão despediu-se hoje, com um funeral digno dos maiores "mártires" do país, do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que segundo um responsável iraniano foi assassinado remotamente por Israel com recurso a "aparelhos eletrónicos". Mohsen Fakhrizadeh, que segundo …

Trump insiste em rejeitar vitória de Biden. Bolsonaro diz que tem "informações" sobre "fraude"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse este domingo que não desiste da rejeição da vitória do Presidente eleito Joe Biden, um democrata, insistindo nas acusações de suposta “fraude” eleitoral, apesar de os tribunais terem desvalorizado …

Lei da eutanásia pode ficar pronta em dezembro e seguir para Marcelo antes das presidenciais

A lei da eutanásia deverá estar concluída, na especialidade, em dezembro, podendo ser aprovada este ano e enviada para decisão do Presidente antes das eleições presidenciais de janeiro, disseram à Lusa fontes parlamentares. À Lusa, a …

90% dos docentes têm medo de serem infetados. Diretores das escolas ponderam abandonar o cargo

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras que garantem higienização e distanciamento correto em tempo de pandemia, revela um inquérito …

Rui Pinto fala em "tortura psicológica na prisão" (e critica António Costa)

O alegado pirata informático Rui Pinto criticou este domingo o primeiro-ministro António Costa no Twitter, acusando-o de desvalorizar “as questões de Estado de direito” . Numa mensagem publicada no Twitter, Rui Pinto acusou António Costa de …

Polónia avisa que mecanismo de condicionalidade pode ser usado contra Portugal

O Governo polaco avisou esta segunda-feira que o mecanismo de condicionalidade do pacote financeiro europeu, que vincula a distribuição de fundos ao Estado de Direito, poderia também ser usado no futuro contra Portugal, Espanha ou …

Apesar do apelo das autoridades, centenas de pessoas saíram à rua para fazer a festa em Guimarães

Foram muitos os nicolinos que se juntaram, na manhã deste domingo, no Centro Histórico de Guimarães. O típico cortejo do Pinheiro deveria ter-se realizado ontem à noite mas devido às restrições aplicadas no âmbito do …

"Ainda tem muito a oferecer". Poiares Maduro vê Passos a suceder a Ursula von der Leyen na Comissão Europeia

Miguel Poiares Maduro, ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, disse, em entrevista à TSF, que Pedro Passos Coelho "tem qualidades políticas que lhe permitem aspirar a qualquer cargo político em Portugal". Em entrevista à TSF, o …