/

Rússia pronta para se desconectar da Internet global, afirma ex-Presidente Medvedev

1

A Rússia está “legal e tecnologicamente” pronta para se desconectar da Internet global caso seja necessário, afirmou o ex-Presidente do país, Dmitry Medvedev, na segunda-feira.

Segundo a Interfax, citada pelo Moscow Times, as autoridades russas há muito que restringem e controlam a Internet no país. Embora a lei de “Internet soberana”, aprovada em 2019, dê à Rússia a capacidade de se isolar do resto da ‘World Wide Web’, os especialistas têm dúvidas sobre a sua capacidade em implementar essa tecnologia.

Embora Medvedev tenha dito que a Rússia é capaz de isolar a sua Internet, sublinhou que não vê razões para tal.

Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, disse que os Estados Unidos retêm “direitos fundamentais de controle” da Internet, o que pode resultar na desconexão da Rússia da Internet global “se algo extraordinário acontecer”, indicando ainda que o país poderá ser desconetado do sistema de pagamentos internacionais SWIFT.

“Tivemos até que criar nosso próprio sistema de transmissão de informações para que pudéssemos trocar mensagens eletrónicas caso isso aconteça de repente”, referiu.

Estas declarações surgem no seguimento de protestos em massa em mais de 100 cidades russas nos últimos dois fins de semana, desencadeadas pela detenção do opositor Alexei Navalny. Na semana passada, o regulador de comunicações da Rússia disse que multaria sete empresas de media por não retirarem vídeos que promoviam os protestos.

Taísa Pagno //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.