Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

premier.gov.ru / Wikimedia

Atletas russos na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos.

A Rússia foi excluída dos Jogos Olímpicos durante quatro anos, devido a questões de doping levadas a cabo com o apoio estatal tornadas públicas há cerca de seis anos, anunciou a Agência Mundial Antidopagem (AMA).

De acordo com um porta-voz da AMA, “a decisão foi tomada por unanimidade” e determina a exclusão da Rússia dos Jogos Olímpicos de Verão Tóquio 2020, de Inverno Pequim 2022 e de todos os campeonatos do Mundo, mas prevê a possibilidade de os atletas competirem sob bandeira neutra.

Ou seja, tal como aconteceu nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, os atletas russos podem competir no evento mas sem envergar as cores nacionais, sem cantar o hino da Rússia nem mostrar a bandeira do país.

A decisão, tomada pelo comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos, é passível de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

De acordo com o relatório do investigador canadiano Richard McLaren, entre 2011 e 2015, mais de mil atletas russos, de 30 modalidades, estiveram envolvidos neste escândalo de doping e corrupção, com conhecimento e apoio estatal.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Se calhar já é muito tarde para evitar a total perda de credibilidade dos JO…
    Quando se realizam Jogos Olímpicos em ditaduras como a China, com chinocas contratados pelo governo chinês para fazer de “claque” dos países participantes e, practicamente ninguem diz nada, algo vai mesmo muito mal nos JO…
    É isso, mundiais de futebol no Qatar, etc, etc…

  2. Mais uma manobrazinha manhosa do lobby russofóbico.
    Esta é a mesma gente que está muito preocupada com a Ucrânia.
    “…coitadinhos. Ali à mercê dos Russos e este malandro do Trump a ameaçar que não lhes dá as armas todas que eles precisam para serem a ‘linha da frente’ contra os inimigos do ‘nosso modo de vida’. E tudo apenas para benefício próprio a manipular as eleições”
    mas o certo é que a grande maioria de ‘nós’ papa e cala

    • É verdade companheiro!
      Isso dos Atletas russos estarem dopados com o consentimento do próprio estado não tem anda a ver. São desculpas para denegrir a mãe Rússia.

  3. Por mim não ia ninguém. Até porque os atletas que não estão “dopados” estão sempre muito próximos do limite inferior daquilo que é considerado doping. O desporto atualmente é uma mentira total.

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …