Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

premier.gov.ru / Wikimedia

Atletas russos na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos.

A Rússia foi excluída dos Jogos Olímpicos durante quatro anos, devido a questões de doping levadas a cabo com o apoio estatal tornadas públicas há cerca de seis anos, anunciou a Agência Mundial Antidopagem (AMA).

De acordo com um porta-voz da AMA, “a decisão foi tomada por unanimidade” e determina a exclusão da Rússia dos Jogos Olímpicos de Verão Tóquio 2020, de Inverno Pequim 2022 e de todos os campeonatos do Mundo, mas prevê a possibilidade de os atletas competirem sob bandeira neutra.

Ou seja, tal como aconteceu nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, os atletas russos podem competir no evento mas sem envergar as cores nacionais, sem cantar o hino da Rússia nem mostrar a bandeira do país.

A decisão, tomada pelo comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos, é passível de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

De acordo com o relatório do investigador canadiano Richard McLaren, entre 2011 e 2015, mais de mil atletas russos, de 30 modalidades, estiveram envolvidos neste escândalo de doping e corrupção, com conhecimento e apoio estatal.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Se calhar já é muito tarde para evitar a total perda de credibilidade dos JO…
    Quando se realizam Jogos Olímpicos em ditaduras como a China, com chinocas contratados pelo governo chinês para fazer de “claque” dos países participantes e, practicamente ninguem diz nada, algo vai mesmo muito mal nos JO…
    É isso, mundiais de futebol no Qatar, etc, etc…

  2. Mais uma manobrazinha manhosa do lobby russofóbico.
    Esta é a mesma gente que está muito preocupada com a Ucrânia.
    “…coitadinhos. Ali à mercê dos Russos e este malandro do Trump a ameaçar que não lhes dá as armas todas que eles precisam para serem a ‘linha da frente’ contra os inimigos do ‘nosso modo de vida’. E tudo apenas para benefício próprio a manipular as eleições”
    mas o certo é que a grande maioria de ‘nós’ papa e cala

    • É verdade companheiro!
      Isso dos Atletas russos estarem dopados com o consentimento do próprio estado não tem anda a ver. São desculpas para denegrir a mãe Rússia.

  3. Por mim não ia ninguém. Até porque os atletas que não estão “dopados” estão sempre muito próximos do limite inferior daquilo que é considerado doping. O desporto atualmente é uma mentira total.

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …