/

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

6

premier.gov.ru / Wikimedia

Atletas russos na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos.

A Rússia foi excluída dos Jogos Olímpicos durante quatro anos, devido a questões de doping levadas a cabo com o apoio estatal tornadas públicas há cerca de seis anos, anunciou a Agência Mundial Antidopagem (AMA).

De acordo com um porta-voz da AMA, “a decisão foi tomada por unanimidade” e determina a exclusão da Rússia dos Jogos Olímpicos de Verão Tóquio 2020, de Inverno Pequim 2022 e de todos os campeonatos do Mundo, mas prevê a possibilidade de os atletas competirem sob bandeira neutra.

Ou seja, tal como aconteceu nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, os atletas russos podem competir no evento mas sem envergar as cores nacionais, sem cantar o hino da Rússia nem mostrar a bandeira do país.

A decisão, tomada pelo comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos, é passível de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

De acordo com o relatório do investigador canadiano Richard McLaren, entre 2011 e 2015, mais de mil atletas russos, de 30 modalidades, estiveram envolvidos neste escândalo de doping e corrupção, com conhecimento e apoio estatal.

ZAP // Lusa

6 Comments

  1. Se calhar já é muito tarde para evitar a total perda de credibilidade dos JO…
    Quando se realizam Jogos Olímpicos em ditaduras como a China, com chinocas contratados pelo governo chinês para fazer de “claque” dos países participantes e, practicamente ninguem diz nada, algo vai mesmo muito mal nos JO…
    É isso, mundiais de futebol no Qatar, etc, etc…

  2. Mais uma manobrazinha manhosa do lobby russofóbico.
    Esta é a mesma gente que está muito preocupada com a Ucrânia.
    “…coitadinhos. Ali à mercê dos Russos e este malandro do Trump a ameaçar que não lhes dá as armas todas que eles precisam para serem a ‘linha da frente’ contra os inimigos do ‘nosso modo de vida’. E tudo apenas para benefício próprio a manipular as eleições”
    mas o certo é que a grande maioria de ‘nós’ papa e cala

    • É verdade companheiro!
      Isso dos Atletas russos estarem dopados com o consentimento do próprio estado não tem anda a ver. São desculpas para denegrir a mãe Rússia.

  3. Por mim não ia ninguém. Até porque os atletas que não estão “dopados” estão sempre muito próximos do limite inferior daquilo que é considerado doping. O desporto atualmente é uma mentira total.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.