Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

premier.gov.ru / Wikimedia

Atletas russos na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos.

A Rússia foi excluída dos Jogos Olímpicos durante quatro anos, devido a questões de doping levadas a cabo com o apoio estatal tornadas públicas há cerca de seis anos, anunciou a Agência Mundial Antidopagem (AMA).

De acordo com um porta-voz da AMA, “a decisão foi tomada por unanimidade” e determina a exclusão da Rússia dos Jogos Olímpicos de Verão Tóquio 2020, de Inverno Pequim 2022 e de todos os campeonatos do Mundo, mas prevê a possibilidade de os atletas competirem sob bandeira neutra.

Ou seja, tal como aconteceu nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, os atletas russos podem competir no evento mas sem envergar as cores nacionais, sem cantar o hino da Rússia nem mostrar a bandeira do país.

A decisão, tomada pelo comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos, é passível de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

De acordo com o relatório do investigador canadiano Richard McLaren, entre 2011 e 2015, mais de mil atletas russos, de 30 modalidades, estiveram envolvidos neste escândalo de doping e corrupção, com conhecimento e apoio estatal.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Se calhar já é muito tarde para evitar a total perda de credibilidade dos JO…
    Quando se realizam Jogos Olímpicos em ditaduras como a China, com chinocas contratados pelo governo chinês para fazer de “claque” dos países participantes e, practicamente ninguem diz nada, algo vai mesmo muito mal nos JO…
    É isso, mundiais de futebol no Qatar, etc, etc…

  2. Mais uma manobrazinha manhosa do lobby russofóbico.
    Esta é a mesma gente que está muito preocupada com a Ucrânia.
    “…coitadinhos. Ali à mercê dos Russos e este malandro do Trump a ameaçar que não lhes dá as armas todas que eles precisam para serem a ‘linha da frente’ contra os inimigos do ‘nosso modo de vida’. E tudo apenas para benefício próprio a manipular as eleições”
    mas o certo é que a grande maioria de ‘nós’ papa e cala

    • É verdade companheiro!
      Isso dos Atletas russos estarem dopados com o consentimento do próprio estado não tem anda a ver. São desculpas para denegrir a mãe Rússia.

  3. Por mim não ia ninguém. Até porque os atletas que não estão “dopados” estão sempre muito próximos do limite inferior daquilo que é considerado doping. O desporto atualmente é uma mentira total.

RESPONDER

Polícia do Rio de Janeiro matou cinco pessoas por dia em 2019

A polícia do Rio de Janeiro matou 1.810 pessoas em 2019, um recorde de cinco mortes por dia e um aumento de 18% em relação ao ano anterior, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP) …

Governo dedica 20 milhões do Orçamento ao combate à violência doméstica

O orçamento total para combater a violência doméstica em 2020 é de 20,3 milhões de euros, adiantou na quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência no Parlamento, Mariana Vieira da Silva, sublinhando o reforço orçamental …

Chega quer câmaras nas fardas e nos carros-patrulha

O Chega, liderado por André Ventura, apresentou um projeto de resolução a defender que os agentes das forças de segurança nacionais devem poder utilizar câmaras, que seriam introduzidas nas fardas e nos carros-patrulha. O partido liderado …

"Não tenho o apoio de Assunção Cristas", diz João Almeida

O candidato à liderança do CDS-PP defende que o partido deve, no imediato, fortalecer-se e depois participar numa "plataforma à direita" de alternativa ao PS, com o PSD, mas sem o Chega. "A alternativa à governação …

Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais. O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem …

Joacine Katar Moreira defende mais direitos para deputados não inscritos em partidos

A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, defendeu nesta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos, durante uma reunião do grupo de trabalho para racionalizar os votos objecto de …

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …

621 milhões de euros. Ministra reconhece que redução do défice no SNS ficou aquém

A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal. A ministra da Saúde, …