Antigas ruínas cristãs descobertas no Egito revelam “a natureza da vida monástica”

Uma equipa de arqueólogos franco-noruegueses descobriu novas ruínas cristãs no deserto ocidental do Egito, revelando detalhes sobre a vida monástica na região no século V d.C, informou o Ministério do Turismo e Antiguidades.

Em comunicado, Victor Ghica, chefe da missão, disse que as ruínas, 19 estruturas e a igreja, foram descobertas em 2020 e que revelam pormenores sobre as primeiras reuniões monásticas no Egito, há mais de 1.500 anos.

O arqueólogo divulgou que o antigo complexo cristão era composto por seis setores que contêm 19 câmaras esculpidas na rocha, uma igreja que mantém a sua estrutura, duas câmaras esculpidas na rocha com escrituras religiosas, um refeitório, a residência de monges e os seus quartos, várias peças de cerâmica com escrituras gregas e panos.

As paredes da igreja foram decoradas com “inscrições religiosas” e passagens bíblicas em grego, revelando “a natureza da vida monástica na região”, referiu Ghica. Segundo o Ancient Origins, o especialista disse ainda que estes detalhes mostram de forma clara que os monges estavam presentes no local desde o século V d.C.

Também o Ministério responsável frisou que a descoberta é muito importante, pois revela informações até então desconhecidas sobre o planeamento dos primeiros edifícios monásticos e a formação das primeiras congregações monásticas no Egito.

Localizada no deserto a sudoeste da capital, Cairo, a região foi ocupada entre os séculos IV e VIII, com provável pico de atividade por volta dos séculos V e VI, de acordo com o Instituto Francês de Arqueologia Oriental.

O monaquismo cristão surgiu pela primeira vez no Egito no início do século IV, começando com a ascensão de Santo Antão, que organizou uma espécie de vida monástica para os seus discípulos por volta do ano 305. Quando Santo António morreu (entre 356 e 357), dois tipos de monaquismo acabaram por florescer no Egito.

Como avança o The Guardian, o Cairo anunciou várias novas descobertas arqueológicas nos últimos meses com a esperança de estimular o turismo, um setor que sofreu vários golpes devido à pandemia do novo coronavírus.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marcelo pede aos jovens que facilitem vacinação em "corrida contrarrelógio"

O Presidente da República fez esta terça-feira um apelo aos jovens para que não deixem de se vacinar e adequem a habitual mobilidade no período do verão para facilitar um processo de vacinação em "corrida …

“Nenhum país está preparado para um evento da magnitude de Pedrógão Grande", diz Comissão Técnica Independente

O engenheiro António Salgueiro, da Comissão Técnica Independente (CTI) que avaliou os incêndios na Região Centro em junho de 2017, afirmou esta terça-feira que nenhum país está preparado para a magnitude do fogo de Pedrógão …

Escócia também adia desconfinamento para julho

A Escócia também decidiu adiar o desconfinamento por várias semanas, tal como Inglaterra, devido ao agravamento da pandemia no Reino Unido, que registou 27 mortes e 11.625 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Inicialmente …

Países do Golfo continuarão dependentes do petróleo por mais uma década

Um estudo da agência de notação financeira Moody's revelou que os países exportadores de petróleo do Golfo vão continuar dependentes da produção de hidrocarbonetos pelo menos na próxima década. Segundo o estudo, citado pela agência Reuters, …

PSP do Porto reforça policiamento no São João e apela ao cumprimento das regras

A PSP do Porto garantiu, esta terça-feira, que vai reforçar o policiamento na noite de São João, de quarta para quinta-feira, e apela ao cumprimento das regras atendendo ao contexto atual da pandemia de covid-19. “Solicita-se …

UE garante compra de mais 150 milhões de doses da vacina da Moderna

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a alteração ao segundo contrato com a farmacêutica Moderna para a ativação, em nome de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), de 150 milhões de doses adicionais em …

Lisboa sobe mais de 20 lugares no ranking. É a 83.ª cidade mais cara do mundo

Lisboa é a 83.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida, subindo 23 posições no ranking em relação ao ano passado, num estudo da Mercer divulgado esta terça-feira, que é liderado …

Governo espanhol aprova indultos a nove líderes independentistas catalães na prisão

O governo espanhol aprovou esta terça-feira a concessão de indultos a nove líderes independentistas catalães a cumprir penas de prisão pelo seu envolvimento na tentativa de autodeterminação daquela região espanhola em 2017, anunciou o primeiro-ministro …

Direitos humanos. Confronto entre China e Canadá na ONU

O Canadá denunciou esta terça-feira na ONU, em nome de cerca de 40 países, a situação dos direitos humanos na província chinesa de Xinjiang e em Hong Kong, pedindo a Pequim uma investigação às violações …

Ministra da Saúde afasta limitação de visitas. Mas Associação de lares defende regresso da proibição

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou esta terça-feira que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem “uma …