Antigas ruínas cristãs descobertas no Egito revelam “a natureza da vida monástica”

Uma equipa de arqueólogos franco-noruegueses descobriu novas ruínas cristãs no deserto ocidental do Egito, revelando detalhes sobre a vida monástica na região no século V d.C, informou o Ministério do Turismo e Antiguidades.

Em comunicado, Victor Ghica, chefe da missão, disse que as ruínas, 19 estruturas e a igreja, foram descobertas em 2020 e que revelam pormenores sobre as primeiras reuniões monásticas no Egito, há mais de 1.500 anos.

O arqueólogo divulgou que o antigo complexo cristão era composto por seis setores que contêm 19 câmaras esculpidas na rocha, uma igreja que mantém a sua estrutura, duas câmaras esculpidas na rocha com escrituras religiosas, um refeitório, a residência de monges e os seus quartos, várias peças de cerâmica com escrituras gregas e panos.

As paredes da igreja foram decoradas com “inscrições religiosas” e passagens bíblicas em grego, revelando “a natureza da vida monástica na região”, referiu Ghica. Segundo o Ancient Origins, o especialista disse ainda que estes detalhes mostram de forma clara que os monges estavam presentes no local desde o século V d.C.

Também o Ministério responsável frisou que a descoberta é muito importante, pois revela informações até então desconhecidas sobre o planeamento dos primeiros edifícios monásticos e a formação das primeiras congregações monásticas no Egito.

Localizada no deserto a sudoeste da capital, Cairo, a região foi ocupada entre os séculos IV e VIII, com provável pico de atividade por volta dos séculos V e VI, de acordo com o Instituto Francês de Arqueologia Oriental.

O monaquismo cristão surgiu pela primeira vez no Egito no início do século IV, começando com a ascensão de Santo Antão, que organizou uma espécie de vida monástica para os seus discípulos por volta do ano 305. Quando Santo António morreu (entre 356 e 357), dois tipos de monaquismo acabaram por florescer no Egito.

Como avança o The Guardian, o Cairo anunciou várias novas descobertas arqueológicas nos últimos meses com a esperança de estimular o turismo, um setor que sofreu vários golpes devido à pandemia do novo coronavírus.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bill Clinton, antigo Presidente dos Estados Unidos, foi hospitalizado

Bill Clinton foi admitido na noite de terça-feira no Centro Médico Irvine da Universidade da Califórnia para "ser tratado a uma infeção não ligada à covid". O antigo Presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, com 75 …

Passar muito tempo no Espaço pode aumentar o risco de danos cerebrais

Um novo estudo mostra que os astronautas que passam longas temporadas no Espaço têm mais probabilidade de vir a ter danos cerebrais. Em comunicado, a equipa de cientistas responsável pela investigação explicou ter seguido cinco astronautas …

Físicos fazem medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão

Uma equipa de físicos fez a medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão. Este avanço da Física pode ajudar a responder a perguntas sobre o Universo primitivo. Já sabemos - com uma incerteza …

O "telescópio que comeu a astronomia" vai olhar para a Idade das Trevas do Universo

Astrónomos da NASA vão usar o Telescópio Espacial James Webb para olhar para trás no tempo até à Idade das Trevas do Universo. Alguns chamaram o Telescópio Espacial James Webb da NASA de "telescópio que comeu …

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …