O ruído branco pode danificar o nosso cérebro

Um recente estudo sugere que o ruído branco, que tantas vezes nos incomoda na hora de adormecer, pode ser perigoso para o nosso cérebro.

O barulho constante do ar condicionado ou o som da televisão quando não está sintonizada é aquilo a que chamamos de ruído branco, o sinal sonoro que contém todas as frequências na mesma potência. Os dispositivos eletrónicos emitem esse som que, de acordo com um estudo recente, publicado no JAMA Otolaryngology – Head & Neck Surgery, afeta o nosso cérebro.

“Nos últimos anos, os neurocientistas aprenderam muito sobre a plasticidade cerebral, de que forma os estímulos sensoriais alteram a química cerebral, estrutural e funcionalmente”, explica a cientista Mouna Attarha, investigadora da Posit Science Corporation.

Segundo a cientista, há cada vez mais evidências de que o cérebro reage de maneira negativa quando é alimentado com informações aleatórias, como o ruído branco. Neste artigo científico, Attarha e a sua equipa da Universidade da Califórnia, em São Francisco, sugerem que o ruído de fundo do ruído branco pode ser prejudicial ao nosso sistema auditivo central.

Embora os mecanismos biológicos por trás do zumbido sejam totalmente percetíveis, os cientistas descobrem continuamente evidências de que os sintomas estão ligados a mudanças mensuráveis em várias partes do cérebro que vão além da simples perda auditiva.

Embora não haja evidências significativas em humanos para sugerir que sons de baixo volume como o ruído branco possam causar este tipo de alterações no sistema auditivo central, a equipa de cientistas cita estudos em animais que sugerem que a exposição prolongada afeta os seus cérebros.

“Uma experiência  conduzida em animais, mostrou que a exposição durante um longo período de tempo ao ruído não traumático é capaz de induzir uma reorganização plástica mal adaptativa do sistema nervoso auditivo central”, explicaram os autores.

“Estas mudanças foram observadas após a exposição aos níveis de ruído na faixa de nível de pressão sonora de 60 a 70 dB, típica dos geradores de ruído disponíveis no mercado e considerados seguros”, continuam.

Os efeitos neurais são significativos e incluem uma redução na inibição neural (a capacidade de filtrar informações sem importância), representações corticais menos precisas e uma extensão do tempo que o cérebro demora a processar sinais mutáveis.

Ainda assim, é muito cedo concluir que o ruído branco, essa combinação aleatória de diferentes ruídos, está a ter os mesmos efeitos nos cérebros humanos.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. 60 a 70dB é considerado seguro? Isso é o barulho que faz uma máquina de lavar roupa quando está a centrifugar. Experimentem a dormir com uma máquina de lavar dentro do quarto a centrifugar toda a noite e vão ver se sobrevivem durante muito tempo sem darem em loucos.

  2. O ruido branco é uma denominação dada ao conjunto de todas as frequências audíveis pelo ouvido humano, emitidas com a mesma potência sonora.
    Na realidade a poluição sonora urbana faz muito mau ao ouvido humano. E na maioria dos casos são emitidas em frequência bem especificas.

RESPONDER

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …