Rui Bragança conquista medalha de ouro no taekwondo

Zurab Kurtsikidze / EPA

O português Rui Bragança levou uma medalha de ouro no Taekwondo, nos Jogos Europeus de Baku 2015

O português Rui Bragança levou uma medalha de ouro no Taekwondo, nos Jogos Europeus de Baku 2015

O ouro de Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e a prata de Fernando Pimenta em K1 5.000 elevaram esta terça-feira para cinco o número de medalhas de Portugal nos I Jogos Europeus, que decorrem no Azerbaijão.

Depois do ouro do ténis de mesa (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo) e das pratas de João Silva no triatlo e Pimenta em K1 1.000, o canoísta e o lutador ampliaram o pecúlio luso em Baku, ocupando o 11º lugar do medalheiro.

A capital azeri é talismã para o vimaranense Rui Bragança, pois foi aqui que em 2014 se sagrou campeão da Europa e agora inscreveu o seu nome como o primeiro vencedor da categoria nos Jogos Europeus, depois de bater na final o espanhol Jesus Tortosa Cabrera, por 6-5.

Para chegar ao combate decisivo, o português, que também tinha sido vice-campeão do Mundo em 2011, ultrapassou o turco Gorkem Sezer, o sérvio Milos Gladovic e o belga Si Mohamed Ketbi.

Fernando Pimenta ficou a 183 milésimos do bronze no K4 vice-campeão da Europa e do Mundo em título, num quinto lugar juntamente com João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes, mas vingou-se na prova que encerrou a canoagem, com a prata nos 5.000.

O português cumpriu a prova em 20.11 e ficou a 10 segundos do vencedor, o imbatível alemão Max Hoff, o mais forte canoísta da atualidade e que já lhe tinha roubado o ouro nos 1.000 metros.

Participação portuguesa

Hélder Silva partiu mal – a largada é o seu forte – e já não foi a tempo de chegar ao pódio em C1 200, na qual foi quinto.

Teresa Portela foi apenas nona na final de K1 500 e, numa competição atípica para si, foi à final B dos 200, que venceu, ficando no 10º final.

O K2 200 de Joana Vasconcelos e Beatriz Gomes foi sexto.

No tiro com armas de caça, João Azevedo começa em 21º ao acertar 71 dos 75 tiros, enquanto José Bruno Faria é 25º, com menos um. Na quarta-feira tentam um lugar entre os 16 semifinalistas.

No ténis de mesa, Leila Oliveira recuperou de desvantagem 0-3 para 3-3, mas na negra perdeu para a húngara Madarasz Dora e assim foi afastada na primeira ronda de singulares. Fu Yu entra direta na segunda ronda.

Na luta livre, Vânia Guerreiro (-53 kg) deu seguimento ao fraco desempenho da modalidade perdendo com a ucraniana Liliya Horishna por 5-0 – dos cinco lutadores (livre e greco-romana), nem um triunfo em combates em Baku.

Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …