Rui Bragança conquista medalha de ouro no taekwondo

Zurab Kurtsikidze / EPA

O português Rui Bragança levou uma medalha de ouro no Taekwondo, nos Jogos Europeus de Baku 2015

O português Rui Bragança levou uma medalha de ouro no Taekwondo, nos Jogos Europeus de Baku 2015

O ouro de Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e a prata de Fernando Pimenta em K1 5.000 elevaram esta terça-feira para cinco o número de medalhas de Portugal nos I Jogos Europeus, que decorrem no Azerbaijão.

Depois do ouro do ténis de mesa (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo) e das pratas de João Silva no triatlo e Pimenta em K1 1.000, o canoísta e o lutador ampliaram o pecúlio luso em Baku, ocupando o 11º lugar do medalheiro.

A capital azeri é talismã para o vimaranense Rui Bragança, pois foi aqui que em 2014 se sagrou campeão da Europa e agora inscreveu o seu nome como o primeiro vencedor da categoria nos Jogos Europeus, depois de bater na final o espanhol Jesus Tortosa Cabrera, por 6-5.

Para chegar ao combate decisivo, o português, que também tinha sido vice-campeão do Mundo em 2011, ultrapassou o turco Gorkem Sezer, o sérvio Milos Gladovic e o belga Si Mohamed Ketbi.

Fernando Pimenta ficou a 183 milésimos do bronze no K4 vice-campeão da Europa e do Mundo em título, num quinto lugar juntamente com João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes, mas vingou-se na prova que encerrou a canoagem, com a prata nos 5.000.

O português cumpriu a prova em 20.11 e ficou a 10 segundos do vencedor, o imbatível alemão Max Hoff, o mais forte canoísta da atualidade e que já lhe tinha roubado o ouro nos 1.000 metros.

Participação portuguesa

Hélder Silva partiu mal – a largada é o seu forte – e já não foi a tempo de chegar ao pódio em C1 200, na qual foi quinto.

Teresa Portela foi apenas nona na final de K1 500 e, numa competição atípica para si, foi à final B dos 200, que venceu, ficando no 10º final.

O K2 200 de Joana Vasconcelos e Beatriz Gomes foi sexto.

No tiro com armas de caça, João Azevedo começa em 21º ao acertar 71 dos 75 tiros, enquanto José Bruno Faria é 25º, com menos um. Na quarta-feira tentam um lugar entre os 16 semifinalistas.

No ténis de mesa, Leila Oliveira recuperou de desvantagem 0-3 para 3-3, mas na negra perdeu para a húngara Madarasz Dora e assim foi afastada na primeira ronda de singulares. Fu Yu entra direta na segunda ronda.

Na luta livre, Vânia Guerreiro (-53 kg) deu seguimento ao fraco desempenho da modalidade perdendo com a ucraniana Liliya Horishna por 5-0 – dos cinco lutadores (livre e greco-romana), nem um triunfo em combates em Baku.

Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Apoiantes de Navalny acusam Google e Apple de "censura" política

Os apoiantes de Alexei Navalny acusaram hoje as empresas Google e Apple de terem suprimido o apelo ao voto "útil" proposto pelo oposicionista através das respetivas plataformas, denunciando "censura" num processo eleitoral em que a …

Presidente da República argentino cancela viagens para impedir que vice assuma Governo

Cristina Kirchner é parceira maioritária na coligação de Governo e exige, entre outras mudanças, a substituição de ários ministros, secretários e presidentes de organismos públicos. Recentemente, tem mostrado em público o seu descontentamento face à …

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …