Roubados há 14 anos em Israel, quadros de Picasso e Chagall encontrados em cave na Bélgica

Obras roubadas há 14 anos em Telavive foram mantidas numa cave acondicionada em Antuérpia. Principal suspeito, que inicialmente não queria revelar a localização das obras, foi detido.

Duas pinturas roubadas em 2010 em Israel, uma de Pablo Picasso e outra de Marc Chagall, foram localizadas numa cave, com condições especiais de acondicionamento, na cidade belga de Antuérpia.

Os quadros localizados são “A Cabeça”, de Picasso, e “O Homem em Oração”, de Chagall, de acordo com os meios de comunicação social belgas, citados pela agência Efe. No momento do roubo, as referidas obras estavam avaliadas em 900 mil dólares (cerca de 826 mil euros, à taxa de câmbio atual).

As obras, roubadas em fevereiro de 2010 de um colecionador de arte de Telavive, foram localizadas na semana passada após uma investigação realizada pela polícia judiciária federal em Namur, na região da Valónia. A investigação começou no final de 2022, quando a força policial foi informada de que um residente de Namur tinha colocado à venda as duas obras.

As investigações desencadeadas ao longo de 2023 levaram à conclusão de que o suspeito estava na posse das obras e que as poderia estar a guardar na sua casa ou de um familiar.

Mas só na semana passada é que a Polícia Judiciária de Namur procedeu a duas buscas, a pedido do juiz de instrução, na casa do principal suspeito.

Na casa do homem, que está detido, foi encontrada uma grande quantia em dinheiro, mas não as pinturas e, embora este tenha confessado que as tinha, a princípio não quis dizer onde.

Por fim, as pinturas foram encontradas numa cave da cidade portuária de Antuérpia, na região da Flandres, que foi especialmente acondicionada, para que as obras estivessem em perfeito estado e até com as molduras originais.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.