/

Ronaldo ou Messi? Um supercomputador ajudou a decidir quem é o melhor

6

Um supercomputador ajudou a resolver o eterno debate sobre quem é o melhor jogador do mundo: Cristiano Ronaldo ou Messi. A tecnologia deu vantagem ao argentino.

Cristiano Ronaldo e Lionel Messi são indubitavelmente os jogadores que dominaram o mundo do futebol nos últimos anos. Poucos foram os que lhes conseguiram fazer frente e para ver a hegemonia destes atletas basta olhar para os vencedores da últimas edições da Bola de Ouro. Desde 2008 até ao ano passado, apenas o croata Luka Modric conseguiu vencer o galardão para além de Ronaldo e Messi.

O debate sobre qual é o melhor jogador entre os dois sempre gerou debate entre os amantes do futebol. Agora, um novo estudo da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, em colaboração com a empresa holandesa SciSports, pode ajudar a responder a esta pergunta.

“O valor de um jogador de futebol é geralmente determinado através dos golos e das assistências, mas estima-se que cada jogador participe em cerca de 1.600 ações em média. Este modelo analisa cada uma delas, desde remates, passes, dribles ou roubos de bola. Desta forma, fornece-se uma imagem mais completa de um jogador e o seu valor para a equipa”, explica o coautor do estudo Jesse Davis.

Graças ao poder de um supercomputador, os investigadores compararam dados entre 2013 e 2018, um período em que os dois jogadores se encontraram em Espanha. Apenas foram tidos em consideração os jogos da La Liga, ignorando-se a prestação nas competições europeias e ao serviço das respetivas seleções.

Para desgosto de muitos portugueses, certamente, o supercomputador tomou a sua decisão: Lionel Messi leva vantagem em relação a Cristiano Ronaldo.

“Nas primeiras temporadas analisadas, as pontuações de Messi e Ronaldo são muito próximas. A partir da época 2015/16, Messi afastou-se do seu eterno rival. Há jogadores que têm menos bola, mas com grande impacto. É o caso de Cristiano Ronaldo, enquanto Messi realiza um número muito alto de ações”, explicou o coautor Tom Decroos, citado pelo portal belga Sporza.

Os investigadores compararam ainda os dados do desempenho de Cristiano Ronaldo com os de Eden Hazard, no Chelsea, nesse mesmo período. Curiosamente, a classificação é bastante semelhante.

“Ronaldo é um artilheiro clássico. O seu valor é determinado principalmente pelos seus bons remates. Hazard está mais envolvido no jogo. O seu valor está mais espalhado por passes, dribles e remates”, salientam os investigadores belgas.

ZAP //

6 Comments

  1. Os critérios, definidos a priori, determinam os resultados, porque determinam o que é que vai ser medido/observado. O facto de se ignorarem as competições europeias e os jogos de seleções favorece Messi. Depois há algo que o Real de Madrid desde a saída de Ronaldo evidenciou. O futebol é um jogo coletivo e o facto do Real de Madrid ter Ronaldo ajudou os outros jogadores a serem melhores. Isso também parece acontecer na seleção e na Juventus. Chama-se liderança e tal também não foi medido, tanto quanto parece. Se futebol for habilidade, Messi leva vantagem, se for performance e eficácia aí ganha Ronaldo. Messi é um mágico, Ronaldo um super atleta. São ambos magníficos, mas porque têm características tão distintas dificilmente serão comparáveis. A discussão vai prosseguir.

  2. Quantas vezes vem o Messi defender num canto, dois grandes jogadores cada qual ao seu estilo o Messi só jogou no Barça não fez nada a nível de seleção o Ronaldo por onde tem passado têm ganho sempre troféus importantes, a análise deveria ter sido feita desde que são jogadores profissionais até ao momento assim era mais justa não é

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.