Restaurante testa entrega de pizzas com drones

 

Um restaurante em Bombaim, a cidade com maior densidade populacional da Índia, entregou pela primeira vez uma pizza ao domicílio transportada por um ‘drone’. 

A Francesco’s Pizzeria, no sul de Bombaim, inspirou-se na notícia de que o gigante de vendas americano ‘online’ Amazon está a planear usar ‘drones’, veículos aéreos de controlo remoto para entregas e decidiram tentar o mesmo para ultrapassar o difícil tráfego da cidade.

“Realizámos com êxito uma entrega ensaio a um cliente, a 1,5 quilómetros de distância da nossa loja”, afirmou o chefe executivo da Francesco’s Pizzeria, Mikhel Rajani à agência de notícias Press Trust of India (PTI).

“O que fizemos irá tornar-se comum nos próximos quatro a cinco anos” disse Rajani, acrescentando que os ‘drones’ feitos por encomenda, de quatro rotores, custam perto de 1.460 euros.

A viagem do ‘drone’ foi filmada pela pizaria, que divulgou um vídeo no YouTube, o qual mostra o aparelho a transportar a piza sobre lojas, pessoas a jogar cricket e pela linha costeira de Bombaim, até aterrar no telhado de um prédio de vários andares.

Rajani acredita que o teste vai abrir caminho para um serviço mais rápido e mais barato do que o que é oferecido pelos habituais monociclos, acrescentando que existem alguns problemas como a duração das baterias, que actualmente apenas funcionam durante 8 quilómetros e a interdição de voos de ‘drones’ sobre instituições de segurança.

A polícia de Bombaim afirmou que vai investigar a falta de informação de realização do teste.

“Segundo as normas, são necessárias permissões para o voo de qualquer objecto”, declarou o Comissário da polícia de Bombaim, Madhukar Pandey.

“Somos muito sensíveis a qualquer tipo de objecto que voe por controlo remoto”, afirmou, Pandey à agência PTI.

Pensa-se que esta foi a primeira vez que um drone foi usado com fins comerciais na Índia. No Reino Unido, uma sucursal da cadeia de pizarias Domino’s Pizza partilhou em 2013 um vídeo no YouTube. em que mostrava um ‘drone’ denominado “Domino’s DomiCopter” aparentemente a fazer uma entrega ensaio.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Homem detido por filmar por baixo das saias de mais de 550 mulheres no metro de Madrid

Um colombiano de 53 anos foi detido e ficou em prisão preventiva nesta quarta-feira, em Madrid, acusado de filmar vídeos por baixo das saias de mais de 550 mulheres — algumas menores — e publicá-los …

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …

Gronelândia não é só um capricho de Trump. EUA querem comprar a ilha há 70 anos

A proposta de Donald Trump para comprar a Gronelândia terá parecido apenas mais uma ideia megalómana do presidente dos EUA, mas não é a primeira vez que o país tenta ficar com a ilha que …

Venezuela. Oposição anuncia nova fase de mais pressão contra o regime

O presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, disse na quarta-feira que a oposição tem mantido conversações com o governo dos Estados Unidos (EUA) e anunciou que chegou o momento de pressionar mais o regime liderado …

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …