/

Restaurante testa entrega de pizzas com drones

 

Um restaurante em Bombaim, a cidade com maior densidade populacional da Índia, entregou pela primeira vez uma pizza ao domicílio transportada por um ‘drone’. 

A Francesco’s Pizzeria, no sul de Bombaim, inspirou-se na notícia de que o gigante de vendas americano ‘online’ Amazon está a planear usar ‘drones’, veículos aéreos de controlo remoto para entregas e decidiram tentar o mesmo para ultrapassar o difícil tráfego da cidade.

“Realizámos com êxito uma entrega ensaio a um cliente, a 1,5 quilómetros de distância da nossa loja”, afirmou o chefe executivo da Francesco’s Pizzeria, Mikhel Rajani à agência de notícias Press Trust of India (PTI).

“O que fizemos irá tornar-se comum nos próximos quatro a cinco anos” disse Rajani, acrescentando que os ‘drones’ feitos por encomenda, de quatro rotores, custam perto de 1.460 euros.

A viagem do ‘drone’ foi filmada pela pizaria, que divulgou um vídeo no YouTube, o qual mostra o aparelho a transportar a piza sobre lojas, pessoas a jogar cricket e pela linha costeira de Bombaim, até aterrar no telhado de um prédio de vários andares.

Rajani acredita que o teste vai abrir caminho para um serviço mais rápido e mais barato do que o que é oferecido pelos habituais monociclos, acrescentando que existem alguns problemas como a duração das baterias, que actualmente apenas funcionam durante 8 quilómetros e a interdição de voos de ‘drones’ sobre instituições de segurança.

A polícia de Bombaim afirmou que vai investigar a falta de informação de realização do teste.

“Segundo as normas, são necessárias permissões para o voo de qualquer objecto”, declarou o Comissário da polícia de Bombaim, Madhukar Pandey.

“Somos muito sensíveis a qualquer tipo de objecto que voe por controlo remoto”, afirmou, Pandey à agência PTI.

Pensa-se que esta foi a primeira vez que um drone foi usado com fins comerciais na Índia. No Reino Unido, uma sucursal da cadeia de pizarias Domino’s Pizza partilhou em 2013 um vídeo no YouTube. em que mostrava um ‘drone’ denominado “Domino’s DomiCopter” aparentemente a fazer uma entrega ensaio.

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.