A resistência aos antibióticos é potenciada por medicamentos para o colesterol

Alguns medicamentos não-antibióticos inibem o crescimento das bactérias no intestino. Segundo um estudo recente, mais de um quarto dos fármacos afeta o crescimento de pelo menos uma espécie do microbioma.

De todas as vezes que estamos doentes e temos necessidade de tomar um antibiótico, a nossa flora intestinal é afetada, sendo eliminada uma parte significativa de bactérias benéficas ao nosso organismo.

A investigação do Laboratório Europeu de Biologia Molecular, publicada esta semana na Nature, analisou mais de mil medicamentos à venda no que toca ao efeito em 40 bactérias presentes na nossa flora intestinal.

A conclusão foi arrasadora: um em cada quatro medicamentos recomendados para vários tipos de doenças inibe o crescimento de pelo menos uma espécie do microbioma, ou seja, uma bactéria dos intestinos.

Apesar de se saber que os antibióticos – medicamentos criados para matar bactérias – tinham um impacto negativo no microbioma do intestino, e que outros medicamentos podiam provocar de igual forma modificações neste microbioma, não se conhecia a extensão do problema.

Este estudo recente é o primeiro a identificar as interações diretas entre os medicamentos e cada bactéria, e o resultado surpreendeu os próprios investigadores, avança a Visão. “O número de medicamentos não relacionados que afetam as bactérias intestinais como dano colateral foi surpreendente”, afirma Peer Bork, um dos quatro autores da investigação.

Mas alarmante é também o risco de o consumo destes medicamentos levar à resistência aos antibióticos. “Isto é assustador tendo em conta que tomamos muitos medicamentos que não são antibióticos ao longo da nossa vida, por vezes por longos períodos de tempo”, considera Nassos Typas, outro dos autores.

Em causa, refere a revista, estão fármacos comuns usados contra as psicoses, a hipertensão, o cancro, antihistamínicos, analgésicos e contracetivos.

A sinvastatina prescrita muitas vezes para o controlo dos níveis de colesterol no sangue, foi um dos medicamentos que se revelou mais prejudicial ao microbioma, assim como o taximofeno, usado como tratamento hormonal no cancro da mama, ou a loratina, para combater os sintomas da febre dos fenos.

Ainda assim, os investigadores alertam que nem todos os medicamentos têm impacto no microbioma e que em alguns casos o que está em causa é a resistência a um antibiótico específico.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …