Relatório revela 440 mil casos de abusos na Igreja espanhola

1

O relatório da primeira pesquisa sobre abuso sexual por membros do clero em Espanha aponta para um número de vítimas superior a centenas de milhares.

Cerca de 440 mil pessoas, ou 1,13% da população maior de idade em Espanha, declara ter sofrido abusos sexuais em contexto eclesiástico, e 0,6% da população espanhola diz ter sido vítima de um padre ou religioso católico nos últimos 50 anos.

Metade dos casos denunciados — quase 200 mil — envolvem abusos contra menores.

Os dados constam de um estudo encomendado pela comissão de investigação sobre o fenómeno no Parlamento espanhol. O relatório, com 777 páginas, tem mais de 100 páginas de testemunhos de 487 vítimas.

A pesquisa, que durou 18 meses e no decorrer da qual foram entrevistadas mais de 8 mil pessoas, nasceu de um trabalho de investigação jornalística do jornal El País.

Os dados sobre a dimensão do fenómeno são assustadores, dia a agência ANSA:: cerca de 11,7% dos espanhóis afirmam ter sofrido violência antes dos 18 anos, 1,13% sofreu abusos em âmbito religioso, escolas e institutos católicos, e 0,6% afirma ter sofrido agressões sexuais diretamente por parte de um padre.

O responsável pela pesquisa, Ángel Gabilondo, realça que os relatos devem ser escutados, e propôs um fundo de indemnização estatal para as vítimas.

“Escrevemos a todos os bispos. Alguns responderam-nos, abriram os seus arquivos, outros protestaram”, afirma Gabilondo, citado pela ABC. “A Igreja deve ter consciência de que escândalo maior seria o de não colaborar explicitamente com uma sociedade que quer saber a verdade“.

Segundo Gabilondo, a percentagem de vítimas de abuso na população espanhola está em linha com os relatórios de casos semelhantes noutros países.

No entanto, as eventuais 440 mil vítimas de abuso sexual em contexto eclesiástico em Espanha, país com 47,6 milhões de habitantes, representam uma percentagem bastante superior à registada em países como França e Portugal.

Há dois anos, uma comissão independente de investigação estimou ter havido cerca de 330 mil menores vítimas de abuso sexual nos últimos 70 anos em França — cerca de 0,5% dos seus 68 milhões de habitantes.

Em fevereiro deste ano, a comissão independente criada para estudar os casos de abusos sexuais na Igreja Católica em Portugal identificou 4815 crianças vítimas destes abusos desde 1950 — cerca de 0,05% dos 10,33 milhões de portugueses.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.