China injeta capitais para obter projeção mediática global, revela relatório

(dr) Xinhua

Xi Jinping, Presidente da China, em congresso do PC Chinês

O Governo chinês tem tentado obter projeção mediática em órgãos de comunicação social de todo o mundo através da injeção de capitais, de acordo com um relatório da Federação Internacional de Jornalistas, que será divulgado na quarta-feira.

O relatório, citado pelo New York Times, “revela uma ativação da infraestrutura de média implantada pela China em todo o mundo”. “À medida que a pandemia” se espalhou, “Pequim utilizou a sua infraestrutura de média globalmente para semear narrativas positivas sobre” o país, “bem como para empreender novas táticas, que passavam pela desinformação”, disse ao jornal norte-americano a autora do documento, Louisa Lim.

“A diplomacia chinesa foi retratada da melhor maneira possível. Jornalistas italianos revelaram que foram pressionados a publicar o discurso de Natal do Presidente Xi Jinping e receberam uma versão traduzida para o italiano. Na Tunísia, a embaixada chinesa ofereceu desinfetante para as mãos e máscaras ao sindicato dos jornalistas, e equipamentos de televisão caros e conteúdo pró-China gratuito à emissora estatal”, revelou o relatório.

De acordo com um jornalista filipino, referido pelo New York Times, mais da metade dos conteúdos do noticiário nacional daquele país provinham da agência estatal chinesa Xinhua. Há relatos de um grupo de média do Quénia que recebeu dinheiro de investidores chineses e demitiu um colunista que escreveu sobre a repressão chinesa à minoria uigur e de jornalistas peruanos escrutinados nas redes sociais por funcionários do Governo chinês.

Segundo a reportagem, a estratégia chinesa passava por criar um grupo de média global, dominada por órgãos como a BBC e a CNN, para injetar dinheiro e poder chineses. Contudo, alguns governos começaram a impedir esse esforço, levando a que a China foque em países que não têm a dos países europeus, mas que tenham direito a voto na ONU.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …

Todos contra o Chega. Parlamento chumba projeto sobre enriquecimento injustificado

O Parlamento rejeitou projecto de lei de André Ventura sobre enriquecimento injustificado com os votos contra de todos os partidos, exceto do PAN, que se absteve, e da deputada Cristina Rodrigues. O projeto de lei de …

Canon obriga funcionários na China a sorrir para irem trabalhar

Os funcionários do escritório de Pequim da multinacional japonesa são avaliados por um sistema de inteligência artificial que determina se estão felizes o suficiente para trabalhar. A medida foi criticada por invadir a privacidade dos …

Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador mais decisivo do Euro 2020 (atrás de um belga e de um italiano)

O italiano Marco Verratti, o belga Kevin de Bruyne e o português Cristiano Ronaldo são os três jogadores mais decisivos do Euro 2020 até agora, altura em que acabou a fase de grupos da prova. …

John McAfee encontrado morto em prisão espanhola

O criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi encontrado morto esta quarta-feira na sua cela numa prisão espanhola, aparentemente por suicídio, horas depois de a justiça espanhola ter aprovado a extradição para seu país de …