Em 2018, um relâmpago de 700 quilómetros dividiu o céu no Brasil (e estabeleceu um recorde mundial)

Mathias Krumbholz / wikimedia

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou um relâmpago de 700 quilómetros que dividiu o céu no Brasil em 2018 e estabeleceu o novo recorde mundial para o raio mais longo do mundo.

Com 709 quilómetros de comprimento, a “maior extensão do mundo para um único relâmpago” foi registada em 31 de outubro de 2018, no sul do Brasil, segundo anunciou o Comité de Tempo e Clima Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Esse não foi o único recordista alvo dos anúncios da agência meteorológica da ONU. O recorde de maior duração de um relêmpago também foi quebrado, graças a um raio de 16,7 segundos que ocorreu no norte da Argentina em 4 de março de 2019.

O recorde anterior de distância foi de 321 quilómetros e foi registado em Oklahoma, nos Estados Unidos, em 2007. Já o recorde de duração foi de apenas 7,74 segundos em Provença-Alpes-Costa Azul, em França, em agosto de 2012.

“Estes são registos extraordinários de eventos únicos de relâmpagos”, disse o co-autor do estudo Randall Cerveny, relator-chefe do Weather and Climate Extremes da OMM, em comunicado. “Extremos ambientais são medições vivas do que a natureza é capaz, bem como o progresso científico em poder fazer essas avaliações. É provável que ainda existam extremos ainda maiores e que possamos observá-los à medida que a tecnologia de deteção de raios melhorar”.

Anteriormente, os raios eram rastreados usando dados de sensores terrestres chamados redes Lightning Mapping Array, que detetam ondas de rádio. No entanto, os cientistas de raios reconheceram que havia um limite superior à escala usada e rastrear uma iluminação mais extrema exigiria uma expansão da tecnologia.

Em 2016, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) lançou o primeiro satélite de mapeamento de relâmpagos do mundo a operar em órbita geoestacionária, acompanhando o clima da Terra a 36 mil quilómetros de altitude. Além de monitorizar o clima da Terra 24 horas por dia, 7 dias por semana, é um bom indicador de ciclones tropicais e tempestades.

Existem muitos tipos diferentes de relâmpagos. Os raios acompanham sempre os trovões e ambos acontecem ao mesmo tempo mas, à medida que a luz viaja mais rápido, e costume ver os raios antes de ouvir os trovões. A maioria dos raios começa dentro de uma nuvem de trovão e, em seguida, permanece na nuvem ou viaja pelo ar para outra nuvem ou, eventualmente, atinge o solo.

Estas descobertas foram publicadas este mês na revista científica Geophysical Research Letters.

//

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …

Todos contra o Chega. Parlamento chumba projeto sobre enriquecimento injustificado

O Parlamento rejeitou projecto de lei de André Ventura sobre enriquecimento injustificado com os votos contra de todos os partidos, exceto do PAN, que se absteve, e da deputada Cristina Rodrigues. O projeto de lei de …

Canon obriga funcionários na China a sorrir para irem trabalhar

Os funcionários do escritório de Pequim da multinacional japonesa são avaliados por um sistema de inteligência artificial que determina se estão felizes o suficiente para trabalhar. A medida foi criticada por invadir a privacidade dos …

Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador mais decisivo do Euro 2020 (atrás de um belga e de um italiano)

O italiano Marco Verratti, o belga Kevin de Bruyne e o português Cristiano Ronaldo são os três jogadores mais decisivos do Euro 2020 até agora, altura em que acabou a fase de grupos da prova. …

John McAfee encontrado morto em prisão espanhola

O criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi encontrado morto esta quarta-feira na sua cela numa prisão espanhola, aparentemente por suicídio, horas depois de a justiça espanhola ter aprovado a extradição para seu país de …

PS nacional impõe filho de dinossauro do PSD como candidato à Maia. "Inexplicável e duvidoso"

Alguns dias depois da polémica com a escolha do candidato do PS à Câmara do Porto devido a divergências internas, há mais um caso semelhante na Maia. Teresa Almadanim retirou-se da corrida depois de ter …