Em 2018, um relâmpago de 700 quilómetros dividiu o céu no Brasil (e estabeleceu um recorde mundial)

Mathias Krumbholz / wikimedia

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou um relâmpago de 700 quilómetros que dividiu o céu no Brasil em 2018 e estabeleceu o novo recorde mundial para o raio mais longo do mundo.

Com 709 quilómetros de comprimento, a “maior extensão do mundo para um único relâmpago” foi registada em 31 de outubro de 2018, no sul do Brasil, segundo anunciou o Comité de Tempo e Clima Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Esse não foi o único recordista alvo dos anúncios da agência meteorológica da ONU. O recorde de maior duração de um relêmpago também foi quebrado, graças a um raio de 16,7 segundos que ocorreu no norte da Argentina em 4 de março de 2019.

O recorde anterior de distância foi de 321 quilómetros e foi registado em Oklahoma, nos Estados Unidos, em 2007. Já o recorde de duração foi de apenas 7,74 segundos em Provença-Alpes-Costa Azul, em França, em agosto de 2012.

“Estes são registos extraordinários de eventos únicos de relâmpagos”, disse o co-autor do estudo Randall Cerveny, relator-chefe do Weather and Climate Extremes da OMM, em comunicado. “Extremos ambientais são medições vivas do que a natureza é capaz, bem como o progresso científico em poder fazer essas avaliações. É provável que ainda existam extremos ainda maiores e que possamos observá-los à medida que a tecnologia de deteção de raios melhorar”.

Anteriormente, os raios eram rastreados usando dados de sensores terrestres chamados redes Lightning Mapping Array, que detetam ondas de rádio. No entanto, os cientistas de raios reconheceram que havia um limite superior à escala usada e rastrear uma iluminação mais extrema exigiria uma expansão da tecnologia.

Em 2016, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) lançou o primeiro satélite de mapeamento de relâmpagos do mundo a operar em órbita geoestacionária, acompanhando o clima da Terra a 36 mil quilómetros de altitude. Além de monitorizar o clima da Terra 24 horas por dia, 7 dias por semana, é um bom indicador de ciclones tropicais e tempestades.

Existem muitos tipos diferentes de relâmpagos. Os raios acompanham sempre os trovões e ambos acontecem ao mesmo tempo mas, à medida que a luz viaja mais rápido, e costume ver os raios antes de ouvir os trovões. A maioria dos raios começa dentro de uma nuvem de trovão e, em seguida, permanece na nuvem ou viaja pelo ar para outra nuvem ou, eventualmente, atinge o solo.

Estas descobertas foram publicadas este mês na revista científica Geophysical Research Letters.

//

PARTILHAR

RESPONDER

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …