Redescobertos restos mortais de um nobre Viking perdidos há quase um século

(dr) Antiquity Publications Ltd / R. Fortuna / National Museum of Denmark

Osso do nobre Viking, com um bocado do tecido das calças à volta do seu tornozelo

Os restos mortais de um nobre Viking, descobertos em 1868 e que estavam desaparecidos há quase um século, foram finalmente encontrados nos arquivos do Museu Nacional da Dinamarca.

De acordo com o site Live Science, os restos mortais foram inicialmente encontrados em 1868, na sepultura de um nobre Viking em Bjerringhøj, na Dinamarca, e datam do ano 970 D.C. Os investigadores levaram-nos para o Museu Nacional da Dinamarca para serem analisados e, algures durante o século XX, foram dados como perdidos.

Recentemente, arqueólogos encontraram os ossos entre artefactos e os restos mortais de outro cemitério da Era Viking, localizado em Slotsbjergby. Segundo o novo estudo, publicado a 4 de maio na revista científica Antiquity, a confusão entre os dois túmulos provavelmente aconteceu “entre os anos 1950 e 1984”.

“É muito provável que os ossos tenham sido colocados de lado, talvez a aguardar alguma decisão sobre como seriam registados no museu”, e nunca foram devolvidos ao seu devido lugar, disse Ulla Mannering, investigadora do museu e uma das autoras do artigo científico.

Novas análises dos ossos e do tecido próximo destes, que pertencia a umas calças, confirmaram que os restos mortais pertenciam a um adulto do sexo masculino, que muito provavelmente era rico e importante.

Além de usar roupas decoradas com seda e costuradas com fios de ouro e de prata, os investigadores descobriram que o par de calças foi feito recorrendo a uma técnica incomum, com pequenas tiras de tecido enroladas e unidas.

“Este é um detalhe que nunca tinha sido visto, que eu saiba, em qualquer descoberta da Era Viking na Dinamarca. (…) O desenho das calças é realmente requintado, com seda e fios de prata e de ouro. Há muitas cores e detalhes incomuns no seu traje. Deveria ter uma aparência realmente fantástica”, declarou Mannering.

A análise mostrou ainda que o homem teria cerca de 30 anos ou mais quando morreu e os sinais de inflamação à volta dos joelhos sugerem um estilo de vida ativo, que incluía muitos passeios a cavalo.

Na altura em que o túmulo foi encontrado, conta o mesmo site, os restos mortais estavam sobre uma camada de penas, que podem ter sido enfiadas dentro de um colchão. Ao seu lado estavam também dois machados de ferro, um dos quais tinha incrustações de prata.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Secretário-geral do PSD vai a julgamento no caso das presenças no Parlamento

O secretário-geral do PSD, José Silvano, confirmou hoje que irá a julgamento no caso das alegadas falsas presenças no parlamento, reiterou ser inocente e criticou o despacho de pronúncia por fazer “uma adesão acrítica” à …

O "Projeto S" permitiu que uma pequena cidade brasileira respirasse de alívio

A pequena cidade de Serrana, no Brasil, está a respirar de alívio depois de quase toda a população ter sido vacinada contra a covid-19, numa experiência médica batizada de "Projeto S". Quatro meses depois do arranque …

Espanha exige teste a quem vier de Portugal por via terrestre. Governo ameaça com "reciprocidade"

Os viajantes também podem apresentar certificado de vacinação ou de recuperação da covid-19. A medida não é recíproca a quem quiser cruzar a fronteira para Portugal. A partir desta segunda-feira, dia 7 de junho, quem viajar …

Mercado do carbono permitiu a empresas poluidoras da UE ganharem 50 mil milhões de euros

A atribuição gratuita de licenças de emissão de gases com efeito de estufa permitiu lucros especulativos de 50 mil milhões de euros à indústria de uso intensivo de energia na Europa, revela um relatório divulgado …

Itália identifica rede neonazi que planeava atentar contra instalações da NATO

Itália identificou hoje uma rede neonazi e está a investigar 12 dos seus membros que faziam propaganda antissemita na internet e planeavam atentar contra instalações da NATO com explosivos construídos. A operação, levada a cabo pelo …

Número de jovens internados em centros educativos cai a pique

O número de jovens internados em centros educativos nos últimos dez anos passou de 226 para 90, o que se traduz numa quebra de 60,2%, revela a Estatística da Justiça. A tendência de descida no número …

Juiz anti-confinamento defende festejos dos Santos Populares

"Está nas nossas mãos, não nos vitimizemos, festejemos os Santos Populares", defendeu no sábado na sua página do Facebook o juiz anti-confinamento Rui Fonseca e Castro. "Têm-se os portugueses queixado da injustiça que consiste em ter-se …

App chinesa bloqueada por perguntar "que dia é hoje" nos 32 anos do massacre de Tiananmen

A conta na rede social Weibo, o Twitter chinês, foi bloqueada depois de ter ousado perguntar "que dia é hoje" no 32.º aniversário do massacre de Tiananmen. Com mais de 300 milhões de utilizadores, a Xiaohongshu, …

Deputados voltam a ter menos férias. Comissão de inquérito ao Novo Banco não vai parar

As atividades da Assembleia da República só vão encerrar em agosto, voltando ao ativo a 7 de setembro. A comissão de inquérito ao Novo Banco não vai parar. O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro …

Farmácias vendem 430 pílulas de emergência por dia

Em 2020, as farmácias e parafarmácias venderam uma média diária de 430 embalagens de pílulas do dia seguinte, tendo sido comercializadas no total cerca de 157 mil caixas, num valor superior a 2,5 milhões de …