Redescobertos restos mortais de um nobre Viking perdidos há quase um século

(dr) Antiquity Publications Ltd / R. Fortuna / National Museum of Denmark

Osso do nobre Viking, com um bocado do tecido das calças à volta do seu tornozelo

Os restos mortais de um nobre Viking, descobertos em 1868 e que estavam desaparecidos há quase um século, foram finalmente encontrados nos arquivos do Museu Nacional da Dinamarca.

De acordo com o site Live Science, os restos mortais foram inicialmente encontrados em 1868, na sepultura de um nobre Viking em Bjerringhøj, na Dinamarca, e datam do ano 970 D.C. Os investigadores levaram-nos para o Museu Nacional da Dinamarca para serem analisados e, algures durante o século XX, foram dados como perdidos.

Recentemente, arqueólogos encontraram os ossos entre artefactos e os restos mortais de outro cemitério da Era Viking, localizado em Slotsbjergby. Segundo o novo estudo, publicado a 4 de maio na revista científica Antiquity, a confusão entre os dois túmulos provavelmente aconteceu “entre os anos 1950 e 1984”.

“É muito provável que os ossos tenham sido colocados de lado, talvez a aguardar alguma decisão sobre como seriam registados no museu”, e nunca foram devolvidos ao seu devido lugar, disse Ulla Mannering, investigadora do museu e uma das autoras do artigo científico.

Novas análises dos ossos e do tecido próximo destes, que pertencia a umas calças, confirmaram que os restos mortais pertenciam a um adulto do sexo masculino, que muito provavelmente era rico e importante.

Além de usar roupas decoradas com seda e costuradas com fios de ouro e de prata, os investigadores descobriram que o par de calças foi feito recorrendo a uma técnica incomum, com pequenas tiras de tecido enroladas e unidas.

“Este é um detalhe que nunca tinha sido visto, que eu saiba, em qualquer descoberta da Era Viking na Dinamarca. (…) O desenho das calças é realmente requintado, com seda e fios de prata e de ouro. Há muitas cores e detalhes incomuns no seu traje. Deveria ter uma aparência realmente fantástica”, declarou Mannering.

A análise mostrou ainda que o homem teria cerca de 30 anos ou mais quando morreu e os sinais de inflamação à volta dos joelhos sugerem um estilo de vida ativo, que incluía muitos passeios a cavalo.

Na altura em que o túmulo foi encontrado, conta o mesmo site, os restos mortais estavam sobre uma camada de penas, que podem ter sido enfiadas dentro de um colchão. Ao seu lado estavam também dois machados de ferro, um dos quais tinha incrustações de prata.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas criam frango impresso em 3D (e que é cozinhado através de lasers)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Columbia mostrou que diferentes tipos de lasers podem ser usados ​​para cozinhar frango impresso em 3D. De acordo com um comunicado de imprensa, o frango impresso a 3D passou …

"Contra tudo e contra todos". Moedas fez história em Lisboa

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou hoje ter vencido “contra tudo e contra todos”, porque “a democracia não tem dono”, agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se …

Ventura admite que “vitória não foi total” ao falhar objetivo de ficar em terceiro

O líder do Chega admitiu hoje que a “vitória não foi total” nas autárquicas de domingo, ao falhar o objetivo de ser a terceira força política, mas defendeu que se “fez história” em Portugal, recusando …

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …