Redescoberta “criatura fantasma” antártica que sobreviveu a 30 idades do gelo

Depois de décadas de procura, uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young (BYU), nos Estados Unidos, redescobriu na Antártida uma “criatura fantasma”, semelhante a inseto primitivo, que sobreviveu a 30 idades do gelo.

“Isto é aquilo a que chamamos carinhosamente de um colêmbolo fantasma”, disse Byron Adams, professor de Biologia da BYU, que realiza investigações frequentes na Antártica, citado pela agência noticiosa espanhola Europa Press.

Os colêmbolos são pequenos animais, artrópodes próximos dos insetos. Segundo a Lusa, são dos animais mais antigos e numerosos da Terra e contribuem para o ciclo de vida, ajudando a decompor o material orgânico que serve como nutriente para as plantas.

“Chamamos-lhe colêmbolos fantasma porque é branco, tal como um fantasma, mas não o tínhamos encontrado depois de anos e anos de investigações (…) Questionamos se era real, se realmente existia”, continuou o especialista, citado em comunicado.

Na nova investigação, cujos resultados foram publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, a equipa parte da redescoberta deste animal microscópico para melhor compreender a dinâmica da capa de gelo aos longos dos anos, bem como para perceber como é que estes organismos afetaram ecossistemas históricos.

“A história evolutiva dos organismos biológicos pode corroborar o que inferimos da glaciologia e geologia sobre as mudanças climáticas no passado (…) Fazendo esta verificação, podemos prever melhor como é que a vida na Terra pode responder a esse tipo de mudanças na atualidade”, explicou ainda Byron Adams.

Para chegar a esta redescoberta, os cientistas passaram os últimos vinte anos a recolher amostras de seis espécies diferentes de micro-artrópodes de 91 locais da Antártida.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Disse para mim mesma: "Auriol, o primeiro é o teu lugar" - e foi

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia. Auriol Dongmo conquistou a …

Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, diz olheiro de topo

Um olheiro internacional de topo considera que Eduardo Quaresma não tem aquilo que é preciso para singrar ao mais alto nível. Em declarações ao ZAP, o scout argumenta que lhe faltam qualidades físicas. Eduardo Quaresma é …

Governo aprova proposta de lei para retirar veto de autarquias a aeroportos

Após o chumbo do Montijo, o Conselho de Ministros aprovou, esta sexta-feira, uma proposta de lei que prevê a dispensa do parecer favorável das autarquias na construção de aeroportos. De acordo com o Observador, esta proposta …

João Loureiro regressou a Portugal. Diz ter sido "ingénuo ou utilizado" no caso do avião com cocaína

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, aterrou esta sexta-feira em Portugal. Em declarações aos jornalistas, remeteu explicações para mais tarde. João Loureiro regressou a Portugal esta sexta-feira. O ex-presidente do Boavista afirmou ter sido “ingénuo” ou …

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …

Final entre Benfica e Braga não será no Jamor, mas em Coimbra

A Taça de Portugal vai realizar-se no Estádio Cidade de Coimbra, que também recebe as finais da Taça de Portugal feminina e do Campeonato de Portugal.  O Estádio Cidade de Coimbra vai receber a final da …