Redes sociais podem ser a inesperada chave para descobrir novas partículas

Baseado num modelo analítico para mapear redes sociais complexas, uma equipa de físicos do MIT pode desbloquear o descobrimento de novas partículas elementares.

Descobrir novas partículas elementares não é uma tarefa propriamente fácil. Os cientistas têm de vasculhar por enormes quantidades de informação e encontrar padrões únicos para essas partículas. Como tal, físicos do MIT desenvolveram um método analítico único para automatizar este tipo de investigação.

Foi criada uma “rede de colisões”, numa espécie de mapa geométrico, que é usado frequentemente no mapeamento de redes sociais complexas. Esta automatização é possível graças a supostas semelhanças entre as diferentes colisões onde são descobertas as novas partículas.

Os resultados do estudo foram publicados em julho num artigo da revista Physical Review Letters. “Os mapas das redes sociais baseiam-se no grau de conectividade entre as pessoas e, por exemplo, quantos vizinhos você precisa antes de ir de um amigo para outro. A ideia é a mesma aqui“, explicou o co-autor Jesse Thaler.

Um acelerador de partículas cria dezenas de milhares de “assinaturas” de partículas a cada milionésimo de segundo, pelo que o detetor de partículas Solenoide de Múon Compacto (CMS) é uma ferramenta importante na deteção de padrões únicos.

Em 2017, Thaler e os seus colegas usaram o seu novo método analítico na base de dados do CMS, que continha cerca de 29 terabytes de informação de 300 milhões de colisões de protões. O estudo recentemente publicado baseia-se na análise dessa montanha de informação, explica o Ars Technica.

Em vez de analisarem um a um, o novo método permite analisar o conjunto inteiro e identificar comportamentos típicos. Assim, torna-se muito mais simples detetar um padrão anormal entre os milhões de colisões.

Através da base de dados do CMS, a equipa de físicos conseguiu construir uma rede social com 100 mil pares de eventos de colisão. Thaler defende que se conseguirem usar este método em partículas já descobertas e verificar a sua eficácia, isto pode levar a que este modela seja usado em diferentes bases de dados para encontrar novas partículas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …

Carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe vão ter espaço para bicicletas

As 51 carruagens que a CP - Comboios de Portugal vai comprar à espanhola Renfe por 1,6 milhões de euros permitirão o transporte de bicicletas, revelou o ministro Pedro Nuno Santos, garantindo que serão gastos …