Constante de Hubble recalculada. E o mistério da expansão do Universo adensa-se

Uma equipa de cientistas da Universidade de Chicago, nos EUA, voltou a medir a constante de Hubble, usada para medir a taxa de expansão do Universo.

O novo estudo, liderado pela especialista Wendy Freedman e cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Astrophysical Journal, colocou a constante um pouco a baixo dos 70 quilómetros por segundo por megaparsec (km/s/Mpc) em vez dos 73 e 67 km/s/Mpc apontados por estudos anteriores.

Até então, o parâmetro utilizado para calcular a constante tinha por base estrelas pulsantes Cefeidas e a radiação de fundo de microondas. Desta vez, a equipa de cientistas norte-americano obteve o novo valor a partir de observações das “gigantes vermelhas”, um tipo de estrela semelhante ao Sol na fase final da sua vida. A perda da luminosidade destes astros é visível e pode ser usada para medir a distância.

“O princípio é simples, imagine que está perto de um poste de luz que conhece a três metros de distância; em intervalos regulares, na rua, pode ver luzes que gradualmente desaparecem quando se afastam”, explicou a líder da investigação citada em comunicado.

Ao determinar a distância entre várias gigantes vermelhas e a Terra, os astrónomos avaliaram a velocidade com que estas se afastam do nosso planeta através do efeito conhecido como redshift. O fenómeno consiste em aumentar o comprimento aparente das ondas de luz emitidas por um objeto que a afastar-se do observador.

De acordo com os cientistas, os novos valores devem estar mais perto da constante de Hubble do que os valores obtidos noutras observações. “O método das gigantes vermelhas é independente do [método] das Cefeidas e é incrivelmente preciso”, acrescentou por sua vez Taylor Hoyt, outro dos cientistas envolvidos no estudo.

A constante de Hubble, recorda Freedman noutra nota de imprensa da NASA, é um dos parâmetros mais importantes para o estudo do- Universo. “É o parâmetro cosmológico que estabelece a escala absoluta, o tamanho e a idade do Universo. Está é uma das formas mais diretas que temos para quantificar como o Cosmos evolui”, acrescentou.

Tal como recorda a NASA, o valor agora apontado pela nova investigação vem adensar – uma vez mais – o mistério sobre a expansão do Universo. Os cientistas vão continuar a investigar e apontar valores para a taxa de “crescimento” do Cosmos.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • As Gigantes Vermelhas são o início da fase final de todas as estrelas, que ainda passarão pelo Ramo Horizontal, e pelo Ramo Assimptótico das Gigantes. No fim, dependendo da massa, assim se tornarão em Anãs Brabcas, Estrelas de Neutrões ou Buracos Negros.

RESPONDER

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …