Constante de Hubble recalculada. E o mistério da expansão do Universo adensa-se

Uma equipa de cientistas da Universidade de Chicago, nos EUA, voltou a medir a constante de Hubble, usada para medir a taxa de expansão do Universo.

O novo estudo, liderado pela especialista Wendy Freedman e cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Astrophysical Journal, colocou a constante um pouco a baixo dos 70 quilómetros por segundo por megaparsec (km/s/Mpc) em vez dos 73 e 67 km/s/Mpc apontados por estudos anteriores.

Até então, o parâmetro utilizado para calcular a constante tinha por base estrelas pulsantes Cefeidas e a radiação de fundo de microondas. Desta vez, a equipa de cientistas norte-americano obteve o novo valor a partir de observações das “gigantes vermelhas”, um tipo de estrela semelhante ao Sol na fase final da sua vida. A perda da luminosidade destes astros é visível e pode ser usada para medir a distância.

“O princípio é simples, imagine que está perto de um poste de luz que conhece a três metros de distância; em intervalos regulares, na rua, pode ver luzes que gradualmente desaparecem quando se afastam”, explicou a líder da investigação citada em comunicado.

Ao determinar a distância entre várias gigantes vermelhas e a Terra, os astrónomos avaliaram a velocidade com que estas se afastam do nosso planeta através do efeito conhecido como redshift. O fenómeno consiste em aumentar o comprimento aparente das ondas de luz emitidas por um objeto que a afastar-se do observador.

De acordo com os cientistas, os novos valores devem estar mais perto da constante de Hubble do que os valores obtidos noutras observações. “O método das gigantes vermelhas é independente do [método] das Cefeidas e é incrivelmente preciso”, acrescentou por sua vez Taylor Hoyt, outro dos cientistas envolvidos no estudo.

A constante de Hubble, recorda Freedman noutra nota de imprensa da NASA, é um dos parâmetros mais importantes para o estudo do- Universo. “É o parâmetro cosmológico que estabelece a escala absoluta, o tamanho e a idade do Universo. Está é uma das formas mais diretas que temos para quantificar como o Cosmos evolui”, acrescentou.

Tal como recorda a NASA, o valor agora apontado pela nova investigação vem adensar – uma vez mais – o mistério sobre a expansão do Universo. Os cientistas vão continuar a investigar e apontar valores para a taxa de “crescimento” do Cosmos.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • As Gigantes Vermelhas são o início da fase final de todas as estrelas, que ainda passarão pelo Ramo Horizontal, e pelo Ramo Assimptótico das Gigantes. No fim, dependendo da massa, assim se tornarão em Anãs Brabcas, Estrelas de Neutrões ou Buracos Negros.

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …