Realizador Pedro Costa convidado a integrar Academia dos Óscares

O realizador português Pedro Costa e o brasileiro Kléber Mendonça Filho estão entre os mais de 700 profissionais do cinema convidados a fazerem parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, que atribui os Óscares.

A academia anunciou na quarta-feira, em Los Angeles, que convidou 774 pessoas ligadas ao cinema a tornarem-se membros da organização – entre realizadores, atores, diretores de fotografia, argumentistas, produtores -, num esforço de renovação e de diversificação.

Entre os convidados – cuja lista está disponibilizada no site da academia – estão o realizador português Pedro Costa e vários nomes do cinema brasileiro, como os cineastas Nelson Pereira dos Santos, Kléber Mendonça Filho e Carlos Diegues, a realizadora Heloísa Passos e o diretor de fotografia Walter Carvalho.

“A comunidade cinematográfica é o que fazemos dela. Cabe-nos a todos assegurar que novas caras e novas vozes sejam vistas e ouvidas e apostar numa nova geração da mesma forma que alguém apostou em nós”, afirma a presidente da academia, Cheryl Boone Isaacs.

Os 774 convidados são oriundos de 57 países, 39% são mulheres e 30% são de raça não branca. Entre eles contam-se, por exemplo, os realizadores Barry Jenkins, Alejandro Jodorowsky, Jonas Mekas, Fatih Akin e Brillante Mendoza, a atriz Monica Bellucci e os músicos Angelo Badalamenti, Warren Ellis, Nick Cave, Lisa Gerrard e Justin Timberlake.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que decide sobre os nomeados para os Óscares, é uma organização internacional fundada em 1927 e conta atualmente com cerca de sete mil membros de vários países.

No ano passado, Cheryl Boone Isaacs admitiu que a academia precisava de uma mudança, na sequência de críticas apontadas à ausência de qualquer artista negro entre os nomeados dos Óscares 2016.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Coutinho quer voltar à Premier League (e já há cinco clubes na corrida)

Philippe Coutinho está interessado em regressar à Premier League, havendo já cinco clube ingleses na corrida pelo internacional brasileiro. Manchester United, Arsenal, Chelsea, Tottenham e Leicester são os clubes interessados em levar Coutinho de volta …

China criou um sistema para rastrear doenças infecciosas. Falhou (e já se sabe porquê)

Em 2002, o vírus SARS saiu da província chinesa de Cantão e propagou-se por 37 países, provocando 774 mortos e mais de oito mil infetados. Para que não voltasse a acontecer, o país criou um …

Ministro holandês faz mea culpa. "Não fomos suficientemente empáticos" com o sul da Europa

O ministro das Finanças holandês reconheceu que foi infeliz nas posições que assumiu sobre a resposta económica à pandemia de covid-19, assumindo que mostrou pouca “empatia” com os países do sul da Europa. Em declarações à …

Estados Unidos admitem possibilidade de novo surto no outono

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos disse haver a possibilidade de o país enfrentar um novo surto depois do verão, mas lembrou que nessa altura "várias coisas vão …

Mortes em Portugal estão a aumentar desde o início do mês (sem contar com a Covid-19)

Já morreram mais pessoas em Portugal, neste ano, do que em igual período do ano passado, com especial destaque para o  mês de Março, onde a taxa de mortalidade aumentou, mesmo sem contar com as vítimas de …

PCP quer reabrir camas e decretar preços máximos nos combustíveis para enfrentar pandemia

O PCP apresentou um pacote extenso de propostas para fazer face aos impactos do surto de covid-19. Entre elas está a reabertura do Hospital Militar. O PCP apresentou um conjunto de medidas para fazer face ao …

Houseparty nega pirataria e oferece recompensa milionária a quem provar "campanha difamatória"

A aplicação favorita de quem está em quarentena está sob acusação de piratear contas de outras apps. A Houseparty nega e oferece uma recompensa de 1 milhão de dólares a quem provar a "campanha de …

"Agricultura não pára". Há trabalho no campo para os trabalhadores em lay-off

Com a época das colheitas à porta e a falta de braços no campo, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) vai propor ao Governo a criação de plataformas de emprego temporário para permitir aos …

Covid-19. Cerimónias fúnebres proibidas em Espanha

As cerimónias fúnebres foram hoje proibidas em Espanha, o segundo país mais afetado pela covid-19 no mundo, e os funerais não podem ter mais do que três pessoas presentes, para impedir a propagação da pandemia …

Falta de meios dificulta marcação de testes à Covid-19

Os utentes do Norte referenciados pelas autoridades de saúde para fazerem o teste à Covid-19 estão a ter grandes dificuldades na marcação nos laboratórios recomendados, devido ao disparo na procura e ao facto de a …