Rara coleção de whisky japonês pode ser leiloada por mais de 700 mil dólares

(dr) Bonhams

Garrafas da renomada e já falecida destilaria de Hanyu vão estar a leilão em Hong Kong. As famosas garrafas da série Hanyu Ichiro’s Full Card Series estão disponíveis no próximo leilão Fine & Rare Wine e Whisky, no final do verão.

Produzida pela destilaria japonesa Hanyu, que fechou portas em 2000, a coleção de 54 garrafas lançadas em caráter póstumo pelo neto do fundador, Ichiro Akuto, entre 2005 e 2014, ganharam rapidamente o selo mais raro do Japão, uma vez que se acredita que só existem quatro conjuntos completos no mundo.

Um destes conjuntos estará em leilão no dia 16 de agosto, em Hong Kong. A casa de leilões Bonhams espera que o Hanyu Ichiro’s Full Card Series seja arrematado por um valor entre 576 mil e 768 mil dólares. Esta é a segunda vez que esta coleção vai a leilão pela Bonhams.

Mas, além da raridade, há outros fatores em jogo. Quando a Hanyu encerrou, um produtor de destilados japonês não dava muito valor ao whisky, uma vez que não era grande apreciador. No entanto, atualmente, a procura por esta bebida é tão alta, dentro e fora do país, que tem causado problemas aos produtores japoneses.

A exportação de whisky japonês cresceu 1.300% em cinco anos, entre 2011 e 2016. Em 2017, o consumo doméstico cresceu em 9%, segundo a GQ.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.