/

Ramos de flores com 2.000 anos encontrados nos túneis da pirâmide de Teotihuacan. Eram uma oferenda aos deuses

Sergio Gómez / Instituto Nacional de Antropologia e Historia (INAH)

Um ramo de flores encontrado num túnel de uma pirâmide de Teotihuacan, no México

Trabalhos arqueológicos nas ruínas da cidade mexicana de Teotihuacan permitiram encontrar quatro ramos de flores, surpreendentemente bem preservados, num túnel sob uma pirâmide da cidade, localizada a nordeste da atual capital do país.

Arqueólogos encontraram ramos de flores cerca de 18 metros abaixo do solo, na parte mais profunda de um túnel, sob uma pirâmide em Teotihuacan, que faz parte do “Templo da Serpente Emplumada”, construído em homenagem a Quetzalcoatl, um deus serpente adorado na Mesoamérica.

Os cientistas suspeitam de que os ramos de flores faziam parte de rituais, muito provavelmente associados à fertilidade, escreve o Live Science.

Citado pelo Daily Mail, Sergio Gómez, arqueólogo do Instituto Nacional de Antropologia e História do México, disse que é possível que as flores encontradas tenham sido uma oferenda à divindade.

“Embora não saibamos a data exata em que foram depositados, os ramos devem ser muito antigos e corresponder às primeiras fases de Teotihuacan, entre 1.800 e 2.000 anos atrás”, explicou o investigador.

Os quatro ramos, “ainda amarrados com cordas”, estão em “muito bom estado”. Identificar o tipo de flores deverá revelar alguns pormenores sobre os rituais.

Teotihuacan tem várias pirâmides e floresceu entre, aproximadamente, 100 a.C. e 600 d.C.. Tinha um núcleo urbano que cobria 20 quilómetros quadrados e pode ter tido uma população de cerca de 100 mil pessoas.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.