Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

icty / Flickr

Radovan Karadzic, ex-líder dos sérvios bósnios

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir pena de prisão perpétua.

O Reino Unido aceitou receber a transferência para o seu território do ex-líder político dos sérvios bósnios Radovan Karadzic, condenado a prisão perpétua por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade, para cumprir pena de prisão perpétua.

Radovan Karadzic, de 75 anos, está preso no centro de detenção da ONU em Haia. Aguarda a sua transferência para uma prisão situada fora dos Países Baixos, onde cumprirá a pena, designadamente após ser considerado culpado de envolvimento no massacre de Srebrenica durante a guerra civil na Bósnia-Herzegovina (1992-1995).

“Radovan Karadzic é uma das raras pessoas a ser reconhecida culpada de genocídio. É responsável pelo massacre de homens, de mulheres e de crianças no genocídio de Srebrenica e participou no cerco de Sarajevo com os seus ataques sem remorsos contra civis”, considerou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab.

“Deveremos estar orgulhosos pelo facto de, desde o apoio britânico para garantir a sua prisão, até à célula que agora o aguarda, o Reino Unido ter apoiado durante 30 anos as requisições da justiça por estes crimes odiosos”, acrescentou.

Detido em 2008 após 13 anos na clandestinidade, Karadzic é o mais alto responsável a ser condenado pelo extinto Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPIJ).

Condenado em primeira instância a 40 anos de prisão em março de 2016, foi condenado em recurso em 2019 a prisão perpétua pelo TPIJ, que o considerou responsável por perseguições, mortes, tratamentos inumanos ou deslocações forçadas de populações, em particular durante o cerco de cerca de quatro anos a Sarajevo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pipa conhece interesse do Sporting e não descarta transferência

Gonzalo Ávila Gordon, mais conhecido por Pipa, tem sido observado pelo Sporting CP como opção para concorrer pelo lugar de Pedro Porro. "Vi as notícias, sei que o Sporting é o campeão português e um grande …

Fatura da luz vai aumentar já no próximo mês

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou um aumento nos preços da luz para as cerca de 954 mil famílias que são abastecidas no mercado regulado. A revisão entra em vigor a 1 de julho …

Num dia "incrivelmente positivo", Biden lançou avisos a Putin e teve uma reunião "muito boa" com a Turquia

O presidente dos EUA, Joe Biden, considerou a cimeira da NATO, realizada esta segunda-feira em Bruxelas, um dia "incrivelmente positivo", naquela que foi a sua primeira deslocação internacional desde que tomou posse. Joe Biden destacou, durante …

Portugal enfrenta a Hungria à procura de retomar onde Éder nos deixou

A seleção portuguesa de futebol inicia hoje a defesa do título no Euro2020, com o objetivo de superar a Hungria, 'outsider' do Grupo F, em Budapeste, antes dos embates complicados frente às favoritas Alemanha e …

Duarte Cordeiro admite que Lisboa corre o risco de recuar no desconfinamento

O coordenador para a covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo revelou, esta segunda-feira, que o concelho de Lisboa "já está acima do limite" de 240 casos por 100 mil habitantes. "Estamos a sentir um nível …

"Um completo fracasso". Paulo Sousa criticado após derrota no arranque do Euro

O jornal polaco Przeglad Sportowi classificou de "completo fracasso" o trabalho de Paulo Sousa na derrota da Polónia frente à Eslováquia no arranque do Euro2020. A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou da pior …

Maior hospital do país falha 50 regras da DGS para prevenção da covid-19

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o maior do país, falha 50 regras da DGS para prevenção da covid-19, incluindo risco de contaminação nos cuidados intensivos. Uma fiscalização da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) ao …

Rui Pedro Braz é o novo diretor-geral do futebol do Benfica

O Benfica anunciou, esta segunda-feira, que antigo comentador televisivo vai assumir as funções de diretor-geral do futebol profissional do clube. "O Sport Lisboa e Benfica informa que Rui Pedro Braz assume o cargo de diretor-geral do …

Rapariga enterrada com pássaro na boca intriga arqueólogos

Arqueólogos estão a tentar resolver o mistério de uma rapariga que foi enterrada, numa caverna na Polónia, há cerca de 300 anos, com a cabeça de um pássaro na boca. Embora o esqueleto desta rapariga tenha …

"Sinto-me bem". Christian Eriksen agradece apoio dos adeptos

O futebolista Christian Eriksen enviou esta terça-feira do hospital a sua primeira mensagem pública depois de ter sofrido uma paragem cardíaca em campo num jogo do campeonato europeu de futebol, agradecendo aos fãs os "incríveis" …