Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

icty / Flickr

Radovan Karadzic, ex-líder dos sérvios bósnios

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir pena de prisão perpétua.

O Reino Unido aceitou receber a transferência para o seu território do ex-líder político dos sérvios bósnios Radovan Karadzic, condenado a prisão perpétua por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade, para cumprir pena de prisão perpétua.

Radovan Karadzic, de 75 anos, está preso no centro de detenção da ONU em Haia. Aguarda a sua transferência para uma prisão situada fora dos Países Baixos, onde cumprirá a pena, designadamente após ser considerado culpado de envolvimento no massacre de Srebrenica durante a guerra civil na Bósnia-Herzegovina (1992-1995).

“Radovan Karadzic é uma das raras pessoas a ser reconhecida culpada de genocídio. É responsável pelo massacre de homens, de mulheres e de crianças no genocídio de Srebrenica e participou no cerco de Sarajevo com os seus ataques sem remorsos contra civis”, considerou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab.

“Deveremos estar orgulhosos pelo facto de, desde o apoio britânico para garantir a sua prisão, até à célula que agora o aguarda, o Reino Unido ter apoiado durante 30 anos as requisições da justiça por estes crimes odiosos”, acrescentou.

Detido em 2008 após 13 anos na clandestinidade, Karadzic é o mais alto responsável a ser condenado pelo extinto Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPIJ).

Condenado em primeira instância a 40 anos de prisão em março de 2016, foi condenado em recurso em 2019 a prisão perpétua pelo TPIJ, que o considerou responsável por perseguições, mortes, tratamentos inumanos ou deslocações forçadas de populações, em particular durante o cerco de cerca de quatro anos a Sarajevo.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.