Da Europa para a Ásia? Quina reescreve a História do Paleolítico Médio

Hao Li

Foram encontradas na China ferramentas semelhantes às que os Neandertais europeus usavam. O mistério da viagem entre continentes.

Quina, uma espécie de raspador. Uma ferramenta de pedra bem conhecida em sítios arqueológicos na Europa e no Médio Oriente.

As quinras são geralmente bastante grossas e assimétricos, com uma lâmina de trabalho larga e afiada que apresenta sinais claros de ter sido utilizada e afiada várias vezes. Tem lâminas de corte duráveis, ideais para longos ciclos de utilização seguidos de afiação.

Noutros tempos, eram utilizadas para raspar e cortar materiais macios – carne e peles de animais – e materiais semiduros – madeira, lembra a Live Science.

Agora, uma descoberta arqueológica surpreendente no sul da China está a remodelar o que os cientistas pensavam saber sobre o fabrico de ferramentas da Idade da Pedra.

Ou seja, está no fundo a reescrever a História do Paleolítico Médio.

Investigadores desenterraram ferramentas de pedra em Longtan, que se assemelham muito às que eram associadas aos neandertais na Europa e na Ásia Ocidental.

As descobertas, datadas entre 60.000 e 50.000 anos atrás, incluem 53 raspadores característicos de Quina e 14 núcleos — ferramentas identificadas pela primeira vez no sítio neandertal francês de La Quina, na década de 1950. Há “pistas” que indicam que foram utilizados e mantidos ao longo do tempo, escreve o Science News.

Até agora, nunca tinham sido vistos instrumentos tão sofisticados na Ásia Oriental, onde se acreditava que as primeiras populações produziam apenas ferramentas mais simples.

Este estudo desafia esta suposição e marca a primeira evidência definitiva da tecnologia Quina na região.

Ainda não é claro como é que estas ferramentas chegaram à China. Uma teoria sugere que os denisovanos, antigos parentes humanos na Ásia, podem ter desenvolvido ferramentas semelhantes de forma independente.

Mas também podem ter sido os neandertais: faziam longas viagens e podem ter levado a tecnologia para leste.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.