/

O que vai fazer à sua árvore de Natal? Na Noruega, comem-nas

O abeto é uma das árvores de Natal mais populares em Portugal. E agora que está na altura de as desmontar, passada a época festiva, é tempo de decidir o que fazer com estas árvores naturais. Na Noruega, há uma tradição que passa por comê-las.

Chama-se “smörgåsgrön” e é uma manteiga de abeto que se faz na Noruega, no Natal, e não só.

As agulhes da árvore são secas e depois são misturadas com manteiga para criar um produto aromático e saboroso que pode ser usado em pães, tostas e pratos tradicionais.

A tradição fez eco na Bélgica, por estes dias, depois de a autarquia de Ghent ter sugerido aos cidadãos para comerem as suas árvores de Natal numa campanha ambiental que incentivava a reciclá-las.

“Na Escandinávia, fazem-no há muito tempo: apanham as agulhas dos ramos, mergulham-nas brevemente em água a ferver, passam-nas por um passador e secam-nas num pano limpo”, revelava o município numa publicação, conforme cita a Euronews.

Entretanto, a autarquia apagou a publicação depois de um alerta da Agência Federal para a Segurança da Alimentação (FASFC) da Bélgica.

A FASFC desaconselhou a prática, realçando que os consumidores não têm como saber “se as árvores de Natal foram tratadas com retardadores de chama“, o que pode ter “consequências graves, ou mesmo fatais”.

Não há forma de garantir que o consumo de árvores de Natal é seguro, quer para as pessoas quer para os animais”, salientou a Agência.

Contudo, na Noruega, a “smörgåsgrön” continua a conquistar paladares e muitas pessoas gostam de a usar no Inverno para dar um toque especial às suas receitas.

Como fazer manteiga de abeto

A bióloga noruguesa Kirsten Winge que é conhecida pelo seu trabalho com a chamada “culinária selvagem” que assenta em ingredientes naturais, deixa uma receita de manteiga de abeto no seu site, elogiando as virtudes desta iguaria.

“É aromática e tem um gosto incrivelmente bom“, escreve Kirsten, recomendando o seu uso em pratos de carne de caça, churrascos e peixes.

“Tem um gosto fantástico no pão recém-assado e na torrada“, aponta ainda.

Kirsten deixa também uma receita de manteiga de abeto que leva apenas dois ingredientes: 100 gramas de manteiga e cerca de 25 gramas de brotos de abeto.

A manteiga deve estar à temperatura ambiente. Os brotos de abeto devem ser picados finamente depois de bem limpos.

Misture os brotos com a manteiga num recipiente até obter uma mistura homogénea.

Coloque a manteiga de abeto em papel vegetal, ou em papel de alumínio, e faça um embrulho em forma de salsicha. Deixe o conteúdo em local fresco durante duas a três horas.

Depois, pode cortar a manteiga em rodelas para a usar sempre que precisar – e bom apetite!

Susana Valente, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.