Um estudo elaborado em 2015 determinou que animais com mais de três quilos demoram em média 21 segundos a esvaziar a bexiga – e este valor pode também ser usado como um critério nos humanos.
Alguma vez se questionou sobre quanto tempo deve demorar na casa de banho? Em 2015, o Prémio Nobel da Física foi atribuído a uma equipa que filmou imagens de alta velocidade de animais a urinar em jardins zoológicos.
O grupo modelou depois as dinâmicas nos fluídos envolvidos na urinação para vários animais de tamanhos diferentes e descobriu a “lei da micção“, escreve o IFL Science.
A lei é simples: animais com mais de três quilos esvaziam as suas bexigas em cerca de 21 segundos. Já nos animais mais pequenos, como os ratos, a urinação pode demorar apenas uma fracção de segundo.
A investigação ajudou a confirmar que a duração da micção não se relaciona apenas com a pressão da bexiga, mas também com a gravidade. Nos animais mais pequenos, o tempo para urinar é constrangido pela tensão da superfície da urina.
“Como é que podem bexigas de 0.5 quilos e de 100 quilos ser esvaziadas com quase a mesma duração? Os animais maiores têm uretras mais longas, e por isso forças gravitacionais maiores a conduzir o fluxo”, escreveu a equipa no estudo, reforçando que a diferença nas uretras permitem aos animais pequenos e maiores demorar o mesmo tempo.
A uretra é análoga ao barril de Pascal, uma experiência em que uma pequena quantidade de água faz um jarro grande explodir por causa da energia adicionada.
O estudo é útil para saber quanto tempo demoram os animais a urinar, mas pode também ser usado para o diagnóstico de condições da bexiga através de uma equação que indica durante quanto tempo cada animal deve urinar.
Segundo a urologista Nicole Eisenbrown, esta regra de 21 segundos pode também ser aplicada à saúde e hábitos dos humanos.
Se medirmos quanto tempo demoramos na casa de banho algumas vezes e reparamos que demoramos muito menos ou muito mais do que 21 segundos, isso pode indicar que estamos a segurar a urina durante pouco ou demasiado tempo.
Caso tenha o hábito de aguentar muito tempo, a bexiga pode começar a crescer, o que pode causar problemas de saúde mais tarde. Já se for à casa de banho demasiadas vezes mesmo sem ter vontade, pode acabar por ter uma bexiga demasiado activa que começa a sinalizar que está na hora de se aliviar quando ainda não é preciso.
Urinar muitas vezes pode também ser um sinal de pedras na bexiga ou de cistite, pelo que a média de 21 segundos pode ser um bom critério de medição. Já demorar muito tempo a esvaziar a bexiga com pouca pressão pode ser um sinal de problemas na próstata.
Corrijam por favor o prémio de 2015! Não foi o prémio Nobel, mas o IgNobel. Este prémio é atribuído para atividades inusitadas…
Eheheee… havia de ser bonito um Nobel premiar isto…