Rússia. Putin ordena revisão da lei das armas após massacre em escola da Tartária

Alexei Druzhinin / Sputnik / Kremlin / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin

O Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou esta terça-feira uma revisão das regras sobre o porte de armas na Rússia na sequência de um ataque com armas de fogo numa escola de Kazan, a região da Tartária.

“O Presidente ordenou a elaboração de urgência de um novo quadro legal sobre o tipo de armas autorizados a circular entre a população civil”, indicou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, poucas horas depois do ataque que fez entre oito e onze mortes, de acordo com diferentes balanços provisórios, citados pela agência Lusa.

Por enquanto desconhece-se a identidade dos dois atacantes que dispararam contra alunos, professores e funcionário da escola 175 de Kazan. Um dos atiradores foi abatido, tendo outro sido detido pela polícia, referem as agências de notícias.

Segundo Rustam Minnikhanov, governador da república de Tartária, da qual Kazan é capital, o ataque matou pelo menos um professor e sete alunos – quatro rapazes e três raparigas – e deixou 21 outras pessoas hospitalizadas. Anteriormente, a agência russa RIA Novosti escrevera, citando os serviços de emergência, que o ataque tinha feito 11 mortos.

O Ministério da Educação disse à TASS que há pelo menos 32 feridos.

As autoridades reforçaram a segurança nos estabelecimentos de ensino de Kazan, a 700 quilómetros a oeste de Moscovo. A polícia iniciou uma investigação sobre o ataque na Tartária, uma região maioritariamente habitada por muçulmanos.

Na altura do ataque estavam no edifício 714 crianças, 70 funcionários, entre os quais 52 professores. Entretanto, o Ministério do Interior disse que está a ser organizada uma operação antiterrorista na zona.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.