Publicitário que fez campanha de Passos Coelho detido na Operação Lava Jato

André Gustavo Vieira da Silva, o publicitário que dirigiu o marketing da campanha de Pedro Passos Coelho nas campanhas para as legislativas de 2011 e 2015, foi detido esta quinta-feira no Brasil, no âmbito da operação Lava Jato.

Na mesma ação policial, as autoridades prenderam o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil (BB) Aldemir Bendine, e Antônio Carlos Vieira da Silva Jr.

Segundo as autoridades brasileiras citadas pela Sábado, os mandados de captura foram executados depois do Ministério Público ter descoberto que estavam de viagem marcada para Portugal.

“Bendine tinha passagem comprada para Portugal para sexta-feira 28 de Julho e as informações dão conta que André Gustavo tinha passagem para Lisboa para data de hoje. Estes factos foram levados em conta pelo Ministério Público Federal”, disse o procurado Athayde Ribeiro Costa.

No caso de Aldemir Bendine, “a descoberta da viagem foi fruto da quebra telemática do suspeito”, onde foi descoberto que havia só uma passagem de ida para Lisboa: “havendo ou não uma passagem de retorno isto não muda a necessidade de prisão preventiva”, reforçou.

Estas detenções ocorreram na 42ª fase da operação Lava Jato, nomeada “Cobra”. Segundo a “delação” – quando alguém fornece informações às autoridades para ter benefícios, nomeadamente na pena de prisão – feita por Marcelo Odebrecht e Fernando Reis, Bendine solicitou e recebeu três milhões de reais – 816,3 mil euros – para auxiliar a construtora Odebrecht em negócios com a Petrobras.

Segundo os delatores, o dinheiro foi pago em espécie através de um intermediário. Aparentemente, de acordo com a Polícia Federal, estes pagamentos só foram interrompidos com a prisão de Marcelo Odebrecht, em Junho de 2015. Em 2015, Aldemir Bendine era considerado o “braço direito” da então presidente brasileira, Dilma Rousseff.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …