PS perto da maioria absoluta. PSD bate em mínimos históricos

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

São números “arrasadores” para o PSD que atinge os seus piores resultados de sempre, desde os tempos quentes de 1976, no pós-Revolução do 25 de Abril. Na última sondagem realizada pela Aximage, o PS surge, por outro lado, perto da maioria absoluta.

Em sondagem realizada pela Aximage para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã, os partidos de direita aparecem em maus lençóis, com os mais baixos resultados de sempre.

Os sociais-democratas somam 24,6% das intenções de voto, enquanto o CDS revela apenas 4,6%. Os dois partidos juntos conseguem assim apenas 29,2% dos votos, o que constitui uma forte queda depois dos 38,5% que registaram, em coligação, nas eleições de 2015.

O PSD está, deste modo, “nos piores níveis de sempre, só verificados há 40 anos atrás”, em 1976, “ainda sob o calor da revolução” do 25 de Abril, conforme atesta o Jornal de Negócios. Nesse ano, os sociais-democratas registaram 24% dos votos.

Por outro lado, a “Geringonça” soma 61% das intenções de voto, depois de em 2015 ter ficado na marca dos 50%. Este crescimento deve-se essencialmente, à subida do PS, já que tanto Bloco de Esquerda como PCP descem ligeiramente.

O PS regista 43,7% das intenções de voto, estando assim, muito perto da maioria absoluta, depois de, nas últimas eleições, ter somado 32,3% dos votos.

Já o Bloco de Esquerda regista 9,7% das intenções de voto, contra os 10,2% de votos obtidos em 2015. O PCP, na coligação com os Verdes, soma 7,8% das intenções de vota, depois dos 8,3% dos votos conquistados nas anteriores legislativas.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Oh era previsível, o Passos Fedelho já morreu politicamente mas ainda nao percebeu.
    O fedelho agora vai aguentar-se como líder do PSD até as eleições, e uns mesitos antes é forçado pelo partido a demitir-se e talvez consiga ganhar posição com um secretário geral com a credibilidade que ele não tem.

  2. Não acredito. Está tudo aldrabado. Até porque as vitorias deste governo, são os resultados da acção do governo anterior,.. que tanto trabalhou. Perguntem ao Sr. Montenegro, à Sra Albuquerque, ao Sr. Duarte Marques, ao Sr. Eduardo Martins se não é assim. Claro que é assim…! E mais ainda, … este governo só quer é dar empregos aos filhos, aos sobrinhos e até aos netos do Sr. Carlos César. Ainda não tem tres semanas, que deram mais um emprego na Junta de Freguesia de Arraiais do Peixe, aqui perto do Bombarral, a um primo segundo da cunhada da mulher do Cesar. É chocante,… disse o Sr. Deputado Martins,… e ficou mesmo em estado de choque ! Não fora a pronta intervenção do Sr. Deputado MARQUES, ( que por acaso se encontrava no Algarve em função de estudo e formação poética ) e a coisa tinha dado pró mal. Chamem a Policia,…. isto é demais.

  3. Perto daquilo que este senhor e os seus correlegionários fizeram aos portugueses, admira-me que ainda tenham 24,6% das intenções de voto. Dentro dessa percentagem estão obviamente os “ainda” simpatizantes e militantes do PSD, mas mesmo assim, os restantes devem ser masoquistas, extra terrestres ou distraídos.

RESPONDER

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …