PS perto da maioria absoluta. PSD bate em mínimos históricos

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

São números “arrasadores” para o PSD que atinge os seus piores resultados de sempre, desde os tempos quentes de 1976, no pós-Revolução do 25 de Abril. Na última sondagem realizada pela Aximage, o PS surge, por outro lado, perto da maioria absoluta.

Em sondagem realizada pela Aximage para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã, os partidos de direita aparecem em maus lençóis, com os mais baixos resultados de sempre.

Os sociais-democratas somam 24,6% das intenções de voto, enquanto o CDS revela apenas 4,6%. Os dois partidos juntos conseguem assim apenas 29,2% dos votos, o que constitui uma forte queda depois dos 38,5% que registaram, em coligação, nas eleições de 2015.

O PSD está, deste modo, “nos piores níveis de sempre, só verificados há 40 anos atrás”, em 1976, “ainda sob o calor da revolução” do 25 de Abril, conforme atesta o Jornal de Negócios. Nesse ano, os sociais-democratas registaram 24% dos votos.

Por outro lado, a “Geringonça” soma 61% das intenções de voto, depois de em 2015 ter ficado na marca dos 50%. Este crescimento deve-se essencialmente, à subida do PS, já que tanto Bloco de Esquerda como PCP descem ligeiramente.

O PS regista 43,7% das intenções de voto, estando assim, muito perto da maioria absoluta, depois de, nas últimas eleições, ter somado 32,3% dos votos.

Já o Bloco de Esquerda regista 9,7% das intenções de voto, contra os 10,2% de votos obtidos em 2015. O PCP, na coligação com os Verdes, soma 7,8% das intenções de vota, depois dos 8,3% dos votos conquistados nas anteriores legislativas.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Oh era previsível, o Passos Fedelho já morreu politicamente mas ainda nao percebeu.
    O fedelho agora vai aguentar-se como líder do PSD até as eleições, e uns mesitos antes é forçado pelo partido a demitir-se e talvez consiga ganhar posição com um secretário geral com a credibilidade que ele não tem.

  2. Não acredito. Está tudo aldrabado. Até porque as vitorias deste governo, são os resultados da acção do governo anterior,.. que tanto trabalhou. Perguntem ao Sr. Montenegro, à Sra Albuquerque, ao Sr. Duarte Marques, ao Sr. Eduardo Martins se não é assim. Claro que é assim…! E mais ainda, … este governo só quer é dar empregos aos filhos, aos sobrinhos e até aos netos do Sr. Carlos César. Ainda não tem tres semanas, que deram mais um emprego na Junta de Freguesia de Arraiais do Peixe, aqui perto do Bombarral, a um primo segundo da cunhada da mulher do Cesar. É chocante,… disse o Sr. Deputado Martins,… e ficou mesmo em estado de choque ! Não fora a pronta intervenção do Sr. Deputado MARQUES, ( que por acaso se encontrava no Algarve em função de estudo e formação poética ) e a coisa tinha dado pró mal. Chamem a Policia,…. isto é demais.

  3. Perto daquilo que este senhor e os seus correlegionários fizeram aos portugueses, admira-me que ainda tenham 24,6% das intenções de voto. Dentro dessa percentagem estão obviamente os “ainda” simpatizantes e militantes do PSD, mas mesmo assim, os restantes devem ser masoquistas, extra terrestres ou distraídos.

RESPONDER

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …

Sacavenense 1-7 Sporting | Sporting goleia Sacavenense e segue em frente na Taça

O Sporting goleou o Sacavenense por 7-1, na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ‘castigando’ em demasia a equipa do Campeonato de Portugal, incapaz de contrariar a supremacia ‘leonina’ em toda a linha. Nuno …

The Crown baseia-se em "muita conjetura e muita invenção", diz irmão da princesa Diana

Desde a estreia da quarta temporada, The Crown tem dado muito que falar na família real britânica. Além das acusações feitas por amigos do príncipe Carlos, que consideram que a Netflix está a explorar a …

Nativos ancestrais do Novo México derretiam gelo para sobreviver às secas

Os habitantes ancestrais do árido Novo México sobreviveram a períodos de seca extrema, durante o primeiro milénio, ao derreter o gelo acumulado em tubos de lava profundos. De acordo com a agência Europa Press, a equipa …

Cristiano Ronaldo candidato a melhor da época e do século nos Globe Soccer Awards

O internacional português está entre os nomeados para melhor jogador do ano da Globe Soccer Awards e integra ainda, com Luís Figo, a lista dos candidatos a futebolista do século XXI. Cristiano Ronaldo integra a lista …

Os desenhos de da Vinci escondem um mundo de bactérias e fungos

Leonardo da Vinci é famoso pelas suas obras de arte elaboradas e cheias de nuances. Mas um novo estudo revelou um outro nível de complexidade nos seus desenhos: um mundo oculto de minúsculas formas de …

Bandeira anticorrupção de Bolsonaro caiu. Agora, terá que encontrar outro slogan

A Lava Jato levou à condenação de políticos, enquanto a eleição de Jair Bolsonaro colocou no poder um político que prometeu erradicar a corrupção e que para seu ministro da Justiça nomeou o juiz anticorrupção …

O Prodigium é um iate-tubarão luxuoso (e um dos maiores navios do mundo)

O Lazzarini Design Studio revelou o seu mais recente conceito de um mega iate, o Prodigium. O King of the Seas, como também é conhecido, tem a forma de um tubarão gigante e mede 153 …

Autoridades mexicanas encontram pelo menos 113 corpos em vala clandestina

Pelo menos 113 corpos foram descobertos numa vala clandestina no município de El Salto, no estado mexicano de Jalisco, indicaram no domingo as autoridades. O procurador Gerardo Octavio Solis anunciou, em conferência de imprensa, que 113 …