Há quem diga que fazer xixi no mar não faz mal — mas pode custar-lhe 750 euros

4

Marbella segue o caso de Vigo: é proibido deixar este perigo para a vida selvagem dos oceanos em 25 praias. Fumar na praia pode ser.

Não é propriamente o assunto mais bonito que passa aqui pelo ZAP, mas é algo que acontece e, por isso, origina um artigo.

Urinar no mar: aparentemente, há muita gente que o faz. “Eu não, mas já vi a fazer” – será a resposta mais provável.

Em Espanha, ficaram cansados disso. E começam a surgir multas pesadas para quem for apanhado a fazer xixi debaixo de água (falta é saber como serão apanhados).

Marbella é o caso mais recente destacado pelo Euronews: tinha uma multa de 300 euros, agora passou a ser de 600 euros.

É proibido urinar debaixo de água em 25 praias do município de Málaga. O decreto foi aprovado na semana passada.

A cidade do sul de Espanha quase imitou os nortenhos de Vigo, que aplicam uma multa até 750 euros por “evacuação fisiológica na praia ou no mar”. É um valor que está em vigor desde 2022.

Pode-se pensar que a urina é basicamente água. E é (95% do líquido), mas o xixi é tóxico para a vida selvagem dos oceanos; há o risco de destruição da biodiversidade e prejudicar sobretudo recifes de coral.

Os outros 5% da urina têm ureia [rica em azoto], bactérias e resíduos de medicamentos.

No entanto, há quem defenda que fazer xixi no mar não faz mal. A Sociedade Americana de Química alega que a quantidade de ureia na nossa urina é insignificante no imenso volume do mar.

Outras proibições à vista em Marbella: brincar com bolas na água, reservar uma área com um guarda-sol, ou ter os cães dentro de água.

Fumar na praia? Pode ser. Mas há multas para quem deixar lixo na areia – como pontas de cigarro ou restos de comida.

ZAP //

4 Comments

  1. quem é que vai lá provar pra ver se o xixi é meu?, segundo vou mijar a casa de banho da praia? E isso depois vai pra onde?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.