/

Jorge Fonseca é o primeiro português campeão mundial de judo

Jorge Fonseca conquistou esta sexta-feira a medalha de ouro em -100kg nos Mundiais de Judo a decorrer em Tóquio. O português venceu o russo Niyaz Ilyasov, terceiro no Mundial de 2018.

O português Jorge Fonseca conquistou o título mundial de judo na categoria de -100 kg, ao vencer o russo Niyaz Ilyasov na final da competição, disputada em Tóquio.

Jorge Fonseca, de 26 anos, tornou-se no primeiro português a conquistar uma medalha de ouro em Mundiais ao derrotar Ilyasov, terceiro classificado nos Mundiais de 2018.

O judoca do Sporting, que nasceu em São Tomé e Príncipe, chegou ao combate decisivo ao derrotar azeri Elmar Gasimov, vice-campeão olímpico no Rio2016 e europeu em 2014, nas meias-finais, por waza-ari, depois de ter superado, nos quartos de final, o georgiano Varlam Liparteliani, por ippon, em 3.15 minutos.

Antes, Jorge Fonseca já tinha derrotado o chileno Thomas Briceno, o indiano Avtar Singh e o irlandês Benjamin Fletcher, assegurando a segunda medalha de Portugal nos Mundiais de 2019, que estão a ser disputados em Tóquio, depois da prata conquistada por Bárbara Timo em -70 kg, na quinta-feira.

Jorge Fonseca disse esperar ser “recebido em festa”, assumindo que o combate “mais difícil” foi o primeiro. “Quero ser recebido em festa, todo o mundo a dançar e a viver. É isso que eu quero”, exclamou o primeiro judoca português a conquistar uma medalha de ouro em Mundiais, em declarações à Lusa, instado a justificar a sua celebração, após o triunfo.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Jorge Fonseca , já felicitaram o atleta português.

“O Presidente da República felicita o judoca Jorge Fonseca que se sagrou campeão do mundo na categoria -100kg no campeonato do mundo de judo que decorre em Tóquio, no Japão”, lê-se na mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa.

O Chefe de Estado estendeu as felicitações à judoca Bárbara Timo, pela medalha de prata conquistada na quinta-feira em -70kg, e desejou aos restantes atletas portugueses ainda em prova os “maiores sucessos até ao final da competição”.

O secretário de Estado enalteceu também a conquista inédita por parte de Jorge Fonseca. “O Jorge Fonseca conquista para o judo nacional o primeiro título mundial da sua história. Feito inédito num percurso desportivo e pessoal admirável, demonstrativo de uma inegável capacidade de superação que nos orgulha a todos. Muitos parabéns”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.