Túnel subaquático entre ilhas artificiais, com pontes ligadas ao continente, conta com oito faixas de rodagem ao longo de 24 quilómetros. Duas horas de viagem reduzidas para 30 minutos — com 14 robôs a controlar a área.
Criada para melhorar os transportes no densamente povoado estuário do Rio das Pérolas a nova, fantástica ligação Shenzhen-Zhongshan, com uma extensão de 24 quilómetros, abriu ao tráfego este domingo e assim bateu 10 recordes mundiais após sete anos de construção.
O sistema de túnel/ponte sobre o mar fica na província de Guangdong, no sul da China, liga as cidades de Shenzhen e Zhongshan, situadas em margens opostas do estuário do Rio das Pérolas, que abrange nove cidades de Guangdong, além de Hong Kong e Macau.
Thousands of drones performed a show to celebrate the official opening of the Shenzhen–Zhongshan Bridge on June 30. pic.twitter.com/RNmlBkIAdL
— Zhengguan (@ZhengguanCN) July 1, 2024
A estrutura é constituída por um túnel subaquático que passa entre duas ilhas artificiais, com pontes que ligam estas ilhas ao continente.
Com oito faixas de rodagem e um limite de velocidade de até 100 km/h, a ligação reduz o tempo de viagem de duas horas para apenas 30 minutos.
De acordo com a China Global Television Network (CGTN), o projeto estabeleceu 10 (muito específicos) novos recordes mundiais.
🌉Today marks the debut of the Shenzhen-Zhongshan Link, a 7-year engineering triumph! This 24km cross-sea marvel is the world’s first cluster project featuring bridges, islands, tunnels and underwater interchanges with U-turn capabilities in China’s Guangdong-Hong Kong-Macao… pic.twitter.com/SSQyPGFiGW
— Hua Chunying 华春莹 (@SpokespersonCHN) June 30, 2024
10 recordes mundiais
A fantástica construção tem:
- o maior vão para uma ponte suspensa em caixão de aço totalmente offshore (1.666 m);
- o tabuleiro de ponte mais alto (91 m);
- a maior distância de navegação para uma ponte marítima;
- a maior ancoragem de ponte suspensa offshore (344 000 m³ de betão);
- a velocidade de ensaio de resistência ao vento mais elevada para uma ponte suspensa (83,7 m/s);
- o maior tabuleiro de ponte de aço com pavimentação de asfalto epóxi misturado a quente (378.800 m²);
- o mais longo túnel tubular imerso de duas vias e oito faixas (5.035 m);
- o mais largo túnel subaquático de tubos imersos de aço-concreto (até 55,6 m);
- o maior volume único de fundição de um tubo imerso em aço utilizando betão auto-adensável (29 000 m³);
- o mais largo batente de água em forma de M dobrável repetidamente utilizado na junta final de um túnel de tubos imersos (3 m).
Além disso, a ligação possui o primeiro cruzamento subaquático de autoestrada e de aeroporto do mundo.
A secção do túnel está equipada com características de segurança avançadas, incluindo sistemas inovadores de combate a incêndios e de exaustão de fumos.
Uma equipa de 14 robôs patrulha continuamente o túnel, monitorizando tubos e cabos, e pode reagir a acidentes de viação direcionando o tráfego através de altifalantes incorporados e transmitindo imagens para um centro de controlo remoto.
O túnel também dispõe de sistemas de iluminação com códigos de cores: verde para condições normais, vermelho para emergências e um gradiente de amarelo para verde durante as evacuações para guiar as pessoas para um local seguro.
he first night of the opening of the #Shenzhen–#Zhongshan Link .pic.twitter.com/47U9LnaDDh
— Zhang Meifang (@CGMeifangZhang) July 1, 2024
Esta nova ligação junta-se à ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, a mais longa ponte de travessia marítima do mundo, situada a 31 km de distância.