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Primeiro nó de autoestrada e de aeroporto subaquático do mundo bate 10 recordes de rajada

Túnel subaquático entre ilhas artificiais, com pontes ligadas ao continente, conta com oito faixas de rodagem ao longo de 24 quilómetros. Duas horas de viagem reduzidas para 30 minutos — com 14 robôs a controlar a área.

Criada para melhorar os transportes no densamente povoado estuário do Rio das Pérolas a nova, fantástica ligação Shenzhen-Zhongshan, com uma extensão de 24 quilómetros, abriu ao tráfego este domingo e assim bateu 10 recordes mundiais após sete anos de construção.

O sistema de túnel/ponte sobre o mar fica na província de Guangdong, no sul da China, liga as cidades de Shenzhen e Zhongshan, situadas em margens opostas do estuário do Rio das Pérolas, que abrange nove cidades de Guangdong, além de Hong Kong e Macau.

A estrutura é constituída por um túnel subaquático que passa entre duas ilhas artificiais, com pontes que ligam estas ilhas ao continente.

Com oito faixas de rodagem e um limite de velocidade de até 100 km/h, a ligação reduz o tempo de viagem de duas horas para apenas 30 minutos.

De acordo com a China Global Television Network (CGTN), o projeto estabeleceu 10 (muito específicos) novos recordes mundiais.

10 recordes mundiais

A fantástica construção tem:

  • o maior vão para uma ponte suspensa em caixão de aço totalmente offshore (1.666 m);
  • o tabuleiro de ponte mais alto (91 m);
  • a maior distância de navegação para uma ponte marítima;
  • a maior ancoragem de ponte suspensa offshore (344 000 m³ de betão);
  • a velocidade de ensaio de resistência ao vento mais elevada para uma ponte suspensa (83,7 m/s);
  • o maior tabuleiro de ponte de aço com pavimentação de asfalto epóxi misturado a quente (378.800 m²);
  • o mais longo túnel tubular imerso de duas vias e oito faixas (5.035 m);
  • o mais largo túnel subaquático de tubos imersos de aço-concreto (até 55,6 m);
  • o maior volume único de fundição de um tubo imerso em aço utilizando betão auto-adensável (29 000 m³);
  • o mais largo batente de água em forma de M dobrável repetidamente utilizado na junta final de um túnel de tubos imersos (3 m).

Além disso, a ligação possui o primeiro cruzamento subaquático de autoestrada e de aeroporto do mundo.

A secção do túnel está equipada com características de segurança avançadas, incluindo sistemas inovadores de combate a incêndios e de exaustão de fumos.

Uma equipa de 14 robôs patrulha continuamente o túnel, monitorizando tubos e cabos, e pode reagir a acidentes de viação direcionando o tráfego através de altifalantes incorporados e transmitindo imagens para um centro de controlo remoto.

O túnel também dispõe de sistemas de iluminação com códigos de cores: verde para condições normais, vermelho para emergências e um gradiente de amarelo para verde durante as evacuações para guiar as pessoas para um local seguro.

Esta nova ligação junta-se à ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, a mais longa ponte de travessia marítima do mundo, situada a 31 km de distância.

ZAP //

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