Primeiro-ministro francês pede demissão

Parti socialiste / Flickr

-

O primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, e o governo francês pediram hoje a sua demissão ao Presidente, François Hollande, anunciou o executivo em comunicado.

François Hollande, que deverá falar à nação cerca das 18:00 horas (19:00 horas em Lisboa), deverá anunciar o nome do actual ministro do Interior, Manuel Valls, como novo primeiro-ministro, segundo a agência France Presse.

O chefe de Estado francês substitui o governo na sequência dos maus resultados do Partido Socialista Francês nas eleições municipais de domingo passado, segundo fontes governamentais ouvidas pela AFP.

Tanto a Frente Nacional (extrema-direita) como a oposição de direita conquistaram vitórias históricas no escrutínio de domingo, numa derrota sem precedentes para os socialistas, que perderam 150 autarquias.

A Frente Nacional, de Marine Le Pen, com um discurso anti-imigração, conquistou 11 câmaras e mais de 1.200 lugares nos executivos municipais.

A UMP do ex-presidente Nicolas Sarkozy, derrotado por Hollande nas presidenciais de 2012, ganhou autarquias que historicamente votavam nos socialistas, indiciando uma possível reconquista do poder em 2017, se a tendência se mantiver.

“É um resultado histórico”, afirmou o seu líder, Jean-François Cope, comentando as 155 autarquias com mais de 9.000 habitantes que a UMP conquistou à esquerda.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.