Primeiro-ministro de Itália anuncia demissão

Enrico Letta / Flickr

Enrico Letta, primeiro-ministro italiano demissionário

Enrico Letta, primeiro-ministro italiano demissionário

O primeiro-ministro de Itália, Enrico Letta, anunciou esta quinta-feira a demissão, pouco depois de a direção do seu Partido Democrata ter aprovado a formação de um novo governo. 

“Na sequência das decisões tomadas hoje pela direção nacional do Partido Democrata, informei o presidente da minha vontade de me deslocar amanhã [sexta-feira] ao Quirinal [sede da presidência] para apresentar a minha demissão“, disse Letta num comunicado.

A direção do PD, de centro-esquerda e o principal partido da coligação no poder, apoiou hoje por ampla maioria a proposta do líder do partido, Matteo Renzi, de “uma nova fase com um novo governo”.

Renzi, eleito para a liderança do partido em dezembro, defendeu a formação “necessária e urgente” de “um novo governo“, moção que, depois de várias horas de debates, foi aprovada com 136 votos a favor, 16 contra e duas abstenções.

Enrico Letta foi escolhido em abril de 2013 pelo presidente, Giorgio Napolitano, para formar um governo de coligação com o centro-direita que pusesse fim ao impasse criado pela enorme fragmentação dos votos nas eleições legislativas de fevereiro.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.