Primeiro grupo de migrantes já foi transferido da Grécia para a Turquia

Vito Manzari / Wikimedia

Imigrantes norte-africanos em Lampedusa

Imigrantes norte-africanos em Lampedusa

Na sequência do controverso acordo entre a União Europeia e a Turquia, começou esta segunda-feira a ser transferido, a partir da Grécia, o primeiro grupo de migrantes para território turco.

O primeiro grupo de migrantes começou esta manhã a ser transferido para a Turquia, na sequência do recente acordo entre esse mesmo país e a União Europeia.

Segundo a agência Lusa, o primeiro grupo, composto por 131 migrantes, embarcou na ilha de Lesbos, na Grécia, e já atracou na na cidade turca de Dilki. Ainda um outro grupo deverá ser transferido durante o dia de hoje mas a partir da ilha grega de Quios.

Depois do encerramento da “rota dos Balcãs” no final de fevereiro, cerca de 50 mil exilados não abrangidos pelo acordo permanecem bloqueados na Grécia.

Por cada um dos migrantes ilegais que será deportado para a Turquia, a UE compromete-se a receber um migrante legalizado no seu território. Desta forma, um primeiro grupo de sírios provenientes da Turquia é esperado ainda hoje na Alemanha, escreve a Lusa.

Em troca da ajuda, os líderes da União Europeia concordaram em acelerar a liberalização dos vistos para visitantes turcos, relançar as negociações de adesão da Turquia à comunidade e duplicar a ajuda financeira ao país.

Este acordo tem sido fortemente criticado por políticos e por várias organizações de ajuda humanitária, que tanto têm questionado a legalidade de “devolver” pessoas à Turquia, o país que mais refugiados sírios acolheu desde o início da guerra, isto é, cerca de 2,7 milhões de pessoas.

Na passada sexta-feira, a Amnistia Internacional acusou as autoridades turcas de forçarem os refugiados sírios que chegam ao território a voltarem ao seu país, uma acusação que a Turquia tem refutado.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.