/

Fez-se história. Pela primeira vez, uma mulher orientou uma equipa da NBA

1

(dr) Becky Hammon

Becky Hammon, treinadora adjunta dos San Antonio Spurs

A treinadora adjunta dos San Antonio Spurs foi chamada a orientar a equipa, na quarta-feira, no jogo contra os LA Lakers, depois de o treinador principal ter sido expulso pela equipa de arbitragem.

A casa dos San Antonio Spurs, no Texas, foi palco, na quarta-feira, de um feito histórico na principal liga de basquetebol do mundo, a NBA. Na receção aos campeões LA Lakers, o treinador da equipa texana, Gregg Popovich, foi expulso a poucos minutos do intervalo.

Foi então que se fez história. Depois da expulsão, foi a sua treinadora adjunta, Becky Hammon, de 43 anos, que assumiu a gestão da equipa, tornando-se a primeira mulher a ter estado à frente de uma equipa da NBA. “Tu tomas bem conta disto”, disse ‘Pop’ no momento em que teve de sair do banco, segundo o site Tribuna Expresso.

“Tento não pensar na dimensão disto, porque pode ser exagerado. Não tive tempo para refletir, não tive tempo de ver o meu telemóvel. Por isso, não sei o que está a acontecer fora do pavilhão”, afirmou a treinadora no final do jogo, citada pelo jornal O Jogo.

“Tentei colocar os rapazes nos lugares certos, tentei motivá-los. É uma situação de aprendizagem para todos nós, mas preferia ter conseguido uma vitória com os rapazes”, disse ainda Hammon, ex-jogadora da WNBA, que acabou por perder por 107-121.

A estrela dos Lakers, Lebron James, não deixou passar ao lado este feito. “Ela está a tirar dividendos do trabalho dos últimos anos e o Pop deu-lhe uma oportunidade. É lindo ouvi-la gritar junto à linha lateral. Ela é muito apaixonada pelo jogo. Parabéns para ela e para a nossa Liga”, referiu, citado pelo jornal Público.

Também a vice-Presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris, demonstrou a sua satisfação com este momento através da sua conta no Twitter. “Parabéns, Becky. Podes ter sido a primeira, mas sei que não serás a última“.

Segundo o Tribuna, Hammon já tinha sido, em 2014, a primeira mulher a assumir um cargo numa equipa técnica na NBA, precisamente nos Spurs. Também foi escolhida como a treinadora principal da equipa durante a Summer League, outro feito inédito para uma mulher.

Filipa Mesquita, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.