Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

NASA, ESA, the Hubble Heritage Team (STScI/AURA)-ESA/Hubble Collaboration and A. Evans

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar – e a primeira fora da nossa galáxia.

O oxigénio é o terceiro elemento mais abundante no Universo, a seguir ao hidrogénio e ao hélio. A sua química e abundância em nuvens interestelares são importantes para a compreensão do papel do gás molecular nas galáxias.

Os astrónomos têm procurado oxigénio, usando astronomia milimétrica, que deteta os comprimentos de onda do rádio emitidos pelas moléculas; e espectroscopia, que analisa o espectro para procurar comprimentos de onda absorvidos ou emitidos por moléculas específicas.

Porém, de acordo com o ScienceAlert, estas investigações revelaram uma desconcertante falta de moléculas de oxigénio. “Ainda falta uma imagem abrangente da química do oxigénio em diferentes ambientes interestelares”, escreveu uma equipa de astrónomos liderada por Junzhi Wang, da Academia Chinesa de Ciências.

Um local em que o oxigénio molecular foi detetado foi a nebulosa de Orion. Foi levantada a hipótese de que, no Espaço, o oxigénio está ligado ao hidrogénio na forma de gelo, que se agarra aos grãos de poeira. Porém, a nebulosa de Orion é um viveiro estelar e é possível que a intensa radiação de estrelas jovens muito quentes choque com o gelo em sublimação e divida as moléculas, libertando oxigénio.

Agora, os cientistas encontraram oxigénio noutra galáxia: Markarian 23, que se localiza a 561 milhões de anos-luz de distância e alimentasa por um quasar. Este é um núcleo galáctico extremamente luminoso com um buraco negro supermassivo ativo no centro. São os objetos mais brilhantes do Universo e a Markarian 231 contém o quasar mais próximo da Terra.

Os astrónomos pensam mesmo que Markarian 231 pode ter dois buracos negros supermassivos ativos no centro, girando um em redor do outro num ritmo furioso. Um núcleo galáctico ativo gera saídas moleculares, produzindo choques contínuos que podem libertar oxigénio da água em nuvens moleculares. As saídas moleculares no Markarian 231 são de velocidade particularmente alta.

Usando o radiotelescópio IRAM de 30 metros, em Espanha, os astrónomos fizeram observações da galáxia durante quatro dias em vários comprimentos de onda. Nesses dados, encontraram a assinatura espectral do oxigénio, de acordo com a hipótese do choque. “Com observações profundas em relação à Markarian 231 usando o telescópio IRAM de 30 metros e o NOEMA, detetamos emissão de [oxigénio molecular] numa galáxia externa pela primeira vez”, escreveram os investigadores num artigo publicado em janeiro na revista científica The Astrophysical Journal.

“A emissão detetada de O2 está localizada em regiões a cerca de 32.615 anos-luz do centro da Markarian 231 e pode ser causada pela interação entre o fluxo molecular ativo do núcleo galáctico ativa e as nuvens moleculares do disco externo”.

As medidas da equipa revelaram que a abundância de oxigénio em comparação com o hidrogénio era cerca de 100 vezes maior do que a encontrada na nebulosa de Orion, de modo que a galáxia poderia estar a passar por uma versão mais intensa do mesmo processo de divisão de moléculas.

São necessárias mais observações para confirmar que os astrónomos estão corretos ao interpretar os seus resultados como oxigénio. Se os resultados se confirmarem, o fenómeno poderá ser usado para entender mais sobre o oxigénio molecular nas galáxias e o fluxo molecular de um núcleo galáctico ativo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Como disse um amigo meu, _”Cara, você vai ter que estudar muito para tentar explicar essas contas desses cientistas!” Imaginem que a luz é a “coisa” mais rápida que se tem notícia. Agora essa mesma luz demoraria UM BILHÃO DE ANOS para ir e voltar até onde encontraram essa informação. Como eles souberam disso? Basearam em quê? Cor? Textura? Tem que ser meio lesado para acreditar nesses cientistas. Se não acreidito em Deus como um ser que observa as nossas cagadas para julgar-nos daqui a sabe lá quantos mil anos, vou acreditar em homens com lunetas e canetas? Eles fazem teorias e as mesmas perduram por muito tempo, ou para sempre, pois não podem ser provadas. Legal, né?

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …