Arqueólogos descobriram a primeira “casa funerária” egípcia

Em julho de 2018, uma equipa de arqueólogos encontrou um antigo complexo funerário egípcio em Saqqara. Novas evidências apontam para uma substancial indústria funerária no antigo Egito.

O espaço encontrado tinha artefactos que proporcionavam uma variedade de escolhas para a vida depois da morte. Segundo a National Geographic, máscaras de ouro e gesso para enterro ou frascos de argila pintados para guardar as entranhas foram alguns dos objetos encontrados.

“As evidências que descobrimos mostram que os embalsamadores tinham muito bom senso comercial”, disse o egiptólogo Ramadan Hussein, citado pelo All That’s Interesting. “Eles foram muito inteligentes em oferecer alternativas“.

Os especialistas acreditam que oficinas de mumificação como a encontrada em Saqqara provavelmente têm sido negligenciadas durante gerações, com os arqueólogos a concentrarem-se mais em túmulos reais.

Para chegarem até à oficina, foi necessário escavar durante meses e retirar 42 toneladas de terra. “Nós lemos sobre isto nos textos [antigos]”, disse o líder da investigação arqueológica, “mas agora podemos realmente contextualizar o negócio da morte”.



O espaço foi projetado com canais de drenagem, ventilação natural e um queimador de incenso para afastar os animais selvagens. “Se você está a fazer evisceração lá em baixo, precisa de ar para se livrar dos insetos”, disse Hussein. “Você quer um movimento constante do ar quando está a lidar com cadáveres”.

Embora haja muitos escritos e representações artísticas que retratem o embalsamento, havia poucas evidências arqueológicas da sua existência – pelo menos até agora.

“Pouquíssimas oficinas dedicadas ao processo foram escavadas adequadamente”, explicou Dietrich Raue, curador do Museu Egípcio da Universidade de Leipzig. “Isto leva a uma grande lacuna no nosso conhecimento”.

Os órgãos eram retirados e colocados em frascos, enquanto que os corpos eram postos a secar com sais. Posteriormente eram cobertos com óleos e envolvidos em linho, juntamente com alguns amuletos. Por fim, todos os bens pessoais que a pessoa estimava mobilavam o túmulo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …