Presidente do Governo da Catalunha pede a Filipe VI que abdique

Paco Campos / EPA

O Rei Emérito de Espanha, Juan Carlos, com o filho, Rei Felipe VI de Espanha

O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, pediu na terça-feira ao rei Filipe VI que abdique e solicitou ao presidente do parlamento que convoque uma sessão plenária extraordinária para estabelecer uma “posição comum” sobre a “crise aberta da monarquia”.

Após a reunião semanal do governo regional (Generalitat), a última antes das férias de verão, Torra falou sobre o anúncio, feito na segunda-feira pelo rei emérito, de que Juan Carlos irá viver fora de Espanha, na sequência de escândalos que poderão levar à abertura formal de uma investigação sobre corrupção.

Torra denunciou a “fuga tolerada” do rei Juan Carlos, a quem descreveu como “um fugitivo da justiça”, e instou o Governo de Pedro Sánchez a explicar se “ocultou a saída de um possível corrupto para o estrangeiro”, o que, na sua opinião, “comprometeria seriamente a democracia espanhola”, noticiou a agência Lusa.



Para Torra, este é “um caso que deveria envergonhar qualquer democrata” e que “põe em causa o compromisso do governo espanhol, já para não falar do de Filipe VI, na luta contra a corrupção e a responsabilização”.

“O regime de Bourbon, restabelecido em 1978, está acabado”, disse, garantindo que estará “sempre ao lado dos republicanos espanhóis”, embora o seu projeto “seja o da república catalã independente”.

Torra exigiu ainda “responsabilidades ao governo espanhol, por ter permitido, facilitado e aplaudido a fuga de uma pessoa cheia de privilégios, que está a ser investigada por um grande caso de corrupção”, e alertou que “o PSOE, o Podemos e outros partidos serão cúmplices desta fuga se não fizeram nada para evitá-la”.

“Peço a Filipe VI que não prolongue mais a monarquia Bourbon e abdique, para dar aos cidadãos espanhóis a oportunidade de sair deste buraco”, afirmou.

Segundo informou, Torra solicitou a Roger Torrent a convocação “urgente” de uma sessão plenária extraordinária, a ser realizada em 48 horas, “para enfrentar a crise aberta pela monarquia espanhola e estabelecer uma posição comum a partir da sede da soberania da Catalunha”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A um mês dos Jogos Olímpicos, Tóquio pondera levantar estado de emergência

Os Jogos Olímpicos, que foram adiados no ano passado devido à pandemia, vão começar no dia 23 de julho. O Governo japonês está a ponderar levantar o estado de emergência em Tóquio. Tóquio está em estado …

Militares birmaneses acusados de incendiar uma aldeia

Uma aldeia foi destruída pelo Exército birmanês depois de confrontos entre militares e opositores da junta ditatorial. Dois idosos, que não conseguiram fugir, acabaram por morrer queimados. A aldeia de Kin Ma, na região de Magway, …

Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando …

Mais 1.233 casos de covid-19 em Portugal. Morreram duas pessoas

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.233 novos casos e duas mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.233 casos e …

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …

PS diz que portugueses não esquecem que Passos cortou a dobrar no SNS

Pedro Passos Coelho acusou a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a deputada socialista Sónia Fertuzinhos respondeu que os portugueses não esquecem que o Governo PSD/CDS cortou o dobro no SNS …

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …