Presidente do Governo da Catalunha pede a Filipe VI que abdique

Paco Campos / EPA

O Rei Emérito de Espanha, Juan Carlos, com o filho, Rei Felipe VI de Espanha

O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, pediu na terça-feira ao rei Filipe VI que abdique e solicitou ao presidente do parlamento que convoque uma sessão plenária extraordinária para estabelecer uma “posição comum” sobre a “crise aberta da monarquia”.

Após a reunião semanal do governo regional (Generalitat), a última antes das férias de verão, Torra falou sobre o anúncio, feito na segunda-feira pelo rei emérito, de que Juan Carlos irá viver fora de Espanha, na sequência de escândalos que poderão levar à abertura formal de uma investigação sobre corrupção.

Torra denunciou a “fuga tolerada” do rei Juan Carlos, a quem descreveu como “um fugitivo da justiça”, e instou o Governo de Pedro Sánchez a explicar se “ocultou a saída de um possível corrupto para o estrangeiro”, o que, na sua opinião, “comprometeria seriamente a democracia espanhola”, noticiou a agência Lusa.

Para Torra, este é “um caso que deveria envergonhar qualquer democrata” e que “põe em causa o compromisso do governo espanhol, já para não falar do de Filipe VI, na luta contra a corrupção e a responsabilização”.

“O regime de Bourbon, restabelecido em 1978, está acabado”, disse, garantindo que estará “sempre ao lado dos republicanos espanhóis”, embora o seu projeto “seja o da república catalã independente”.

Torra exigiu ainda “responsabilidades ao governo espanhol, por ter permitido, facilitado e aplaudido a fuga de uma pessoa cheia de privilégios, que está a ser investigada por um grande caso de corrupção”, e alertou que “o PSOE, o Podemos e outros partidos serão cúmplices desta fuga se não fizeram nada para evitá-la”.

“Peço a Filipe VI que não prolongue mais a monarquia Bourbon e abdique, para dar aos cidadãos espanhóis a oportunidade de sair deste buraco”, afirmou.

Segundo informou, Torra solicitou a Roger Torrent a convocação “urgente” de uma sessão plenária extraordinária, a ser realizada em 48 horas, “para enfrentar a crise aberta pela monarquia espanhola e estabelecer uma posição comum a partir da sede da soberania da Catalunha”.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Disse para mim mesma: "Auriol, o primeiro é o teu lugar" - e foi

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia. Auriol Dongmo conquistou a …

Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, diz olheiro de topo

Um olheiro internacional de topo considera que Eduardo Quaresma não tem aquilo que é preciso para singrar ao mais alto nível. Em declarações ao ZAP, o scout argumenta que lhe faltam qualidades físicas. Eduardo Quaresma é …

Governo aprova proposta de lei para retirar veto de autarquias a aeroportos

Após o chumbo do Montijo, o Conselho de Ministros aprovou, esta sexta-feira, uma proposta de lei que prevê a dispensa do parecer favorável das autarquias na construção de aeroportos. De acordo com o Observador, esta proposta …

João Loureiro regressou a Portugal. Diz ter sido "ingénuo ou utilizado" no caso do avião com cocaína

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, aterrou esta sexta-feira em Portugal. Em declarações aos jornalistas, remeteu explicações para mais tarde. João Loureiro regressou a Portugal esta sexta-feira. O ex-presidente do Boavista afirmou ter sido “ingénuo” ou …

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …

Final entre Benfica e Braga não será no Jamor, mas em Coimbra

A Taça de Portugal vai realizar-se no Estádio Cidade de Coimbra, que também recebe as finais da Taça de Portugal feminina e do Campeonato de Portugal.  O Estádio Cidade de Coimbra vai receber a final da …