Preservativos obrigatórios levam indústria porno de Los Angeles ao fundo

PatriotPro / SXC

-

A exigência de uso de preservativos em filmes para adultos filmados em Los Angeles, em vigor desde novembro de 2012, derrubou a produção local deste género cinematográfico no ano passado, com perspectivas de que o fenómeno se repita neste ano, segundo porta-vozes da indústria.

Apenas 40 autorizações de filmagens na cidade foram concedidas em 2013, uma queda de mais de 90% em relação às 480 dadas em 2012, segundo números do órgão que concede as licenças, FilmLA, citados pelo jornal Los Angeles Times.

No primeiro semestre deste ano, as autorizações somaram apenas 20, segundo o jornal.

O correspondente em Los Angeles do serviço em espanhol da BBC, Jaime González, indicou que as produtoras estão a mudar as suas atividades para cidades mais a sul na própria Califórnia, como San Diego, ou para outros Estados americanos, como Nevada ou Flórida. Em alguns casos, para o Leste Europeu, onde há menos regulamentação.

A exigência, contida na chamada Medida B, abrange apenas Los Angeles. Contudo, legisladores discutem agora a ampliação da lei para o resto da Califórnia.

A indústria diz que já requer exames de HIV dos atores e atrizes de filmes adultos e que isso é suficiente para conter o vírus. Ao mesmo tempo, aponta a baixa procura por produções nas quais as estrelas usem preservativos. Muitos atores inclusive recusam-se a usar proteção.

A controvérsia que envolve este género cinematográfico reforça as incertezas da indústria do cinema na Califórnia, que tem vindo a perder investimentos para outros Estados americanos ou para países como o Reino Unido e o Canadá, que oferecem mais incentivos fiscais para a atividade.

Segundo um estudo da FilmLA, foram rodados na Califórnia apenas dois dos 25 filmes com orçamento maior que 3,5 milhões de dólares que estrearam em 2013.

Isto significa uma drástica mudança em relação a 15 anos atrás, quando 16 dos 25 filmes de maior orçamento foram rodados neste Estado da costa oeste americana.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.