Esmifram-se para prender Rui Pinto, “mas deixam tranquilitos criminosos como Ricardo Salgado”

European Parliament / FLickr

Ana Gomes, eurodeputada do Partido Socialista

A eurodeputada socialista Ana Gomes voltou a recorrer às redes sociais para criticar a atuação da Justiça no caso da detenção e extradição de Rui Pinto, comparando-a ao caso de Ricardo Salgado.

Esta terça-feira, a eurodeputada socialista Ana Gomes fez duas publicações no Twitter e, numa delas, criticou o facto de as autoridades portuguesas se estarem a esforçar para prender o hacker Rui Pinto, mas deixarem “tranquilitos e à solta criminosos e corruptores do gabarito de Ricardo Salgado e capangas”.

Segundo o Público, pouco depois de ter feito a primeira publicação, Ana Gomes questionou o facto de as autoridades portuguesas terem emitido um mandado de detenção europeu, afirmando que, antes disso, o mandado emitido deveria ser de âmbito nacional.

Quando o alegado pirata informático foi detido em Budapeste, em janeiro de 2019, a eurodeputada fez a sua primeira intervenção sobre o caso. Na mesma rede social, Ana Gomes afirmou que o português tinha exposto “corrupção bem entrincheirada” e, por essa razão, deveria ser referido como um “whistleblower” (denunciante) em vez de pirata informático.

Por enquanto, Rui Pinto encontra-se em prisão preventiva na Hungria, sendo que ainda não é totalmente certo que o pedido de extradição emitido por Portugal possa vir a ser concretizado.

O Ministério Público (MP) imputa a Rui Pinto dois crimes de acesso ilegítimo, dois de violação de segredo, um de ofensa a pessoa coletiva e uma tentativa de extorsão. No total são seis crimes, nenhum dos quais envolvendo o Benfica ou o FC Porto.

Por sua vez, Ricardo Salgado consta como arguido em vários processos, entre os quais a Operação Marquês. O MP acusou Salgado de 21 crimes de natureza económico-financeira, nomeadamente corrupção ativa de titular de cargo político, corrupção ativa, branqueamento de capitais, abuso de confiança, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada.

ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. Totalmente de acordo!
    Andamos há anos a pagar as aldrabices cometidas pelo Sr. Ricardo e afins, e mandam-nos estas coisas à cara (para esquecermos o resto), quando temos de entrar quase com 2 MILHÕES de EUROS para o rombo (ADICIONAL) feito no BES, e o restante já pago relativo ao BANIF. BPN, BPP, etc.
    Mas que é isto?
    Tenho uma micro-empresa, apetece-me defraudar toda a gente e deixar tudo pendurado! O ESTADO paga?
    Certamente que não! mas se o GOVERNO não paga as minhas dívidas, por que raio ha-de pagar as dividas de empresas como a minha, mas que atuam na área financeira?

  2. Isso é uma gota de água no Oceano Atlântico , pois o que interessa é encobrir a corrupção que medeia Advocacia – Magistrados – Clubes – Poderosos . Aqui está o podre de Portugal , as fortunas que fazem não as declaram ou tem de declarar património imobiliário e mobiliário . … entram pobres e a meio são uns poderosos … nem sei para que precisam do ordenado do Estado … talvez para disfarçar …

  3. À luz do que está a acontecer ao caso Sócrattes, depois de terem substitído o juíz, só perdeu mais uma excelente oportunidade de estar (muito bem) caladinha.

  4. Para não sair do mundo do futebol, Ana Gomes escusava de ter mencionado Salgado e poderia ter mencionado os visados pelas revelações de Rui Pinto.

  5. A Ana Gomes de há uns tempos para cá tem acertado na mosca !
    Que tal telefonar ao Costa e à ministra da Defesa, contando-lhe essa preocupação ??

  6. E tem toda a razão Ana Gomes. E não só Ricardo Salgado, mas muitos outros. A diferença, é que este, mexeu com poderosos que se movimentam na alta corrupção em todos os sentidos. Deveria era ser acarinhado, por por cá fora, a podridão que é o futebol. espero que a França ajude a que tal não aconteça. Um cérebro destes, deveria era ser-lhe dado um tralho especial nesta área ao serviço da nossa policia, muito bem remunerado.

  7. Esta senhora fala no Ricardo Salgado e o Rui Pinto vai muito para além disso sobretudo no que toca a desporto, mas pelos vistos a justiça portuguesa está muito empenhada em caçar o denunciante e deixa escapar pelas malhas da rede todo o peixe graúdo que está em causa, lindo exemplo!.

    • A quase 40 anos que o peixe graúdo dá de comer políticos, juízes, policias, árbitros e presidentes da Câmara do Porto e arredores…

  8. Sempre achei esta senhora uma grande chata. Mas a chatice é tão coerente que se torna um caso sério da política portuguesa.
    Funde um partido de gente “chata” e séria como tem mostrado ser, que contará de certeza com o meu voto.

  9. O Hacker português é perseguido pela polícia portuguesa porque está a expor corruptos, e isso, claro, não interessa. Então e se ele começa a encontrar outros podres e escândalos, nomeadamente na nossa política e nos nossos bancos? Isso é que não pode ser. (Ironia)

  10. quererem fazer dum escroque um Snowden é missão impossível. esse filho duma galga velha primeiro não devia ter nascido mas como caiu do útero da mãe deviam ter tido piedade do animal e declará-lo nado morto se necessário fazendo um aborto à posteriori.

  11. o rapazote é um ladrãozeco armado em espartalhote, não pode falar do roubo que fez a um banco por causa de uma claúsula de confidencialidade!!! Ah! Ah!Ah! tentou extorsão como o próprio advogado dele na altura reconheceu. Agora anda armado em denunciante de corrupções, provavelmente porque não conseguiu sacar algum! Os Salgados são uns salafrários mas a Ana Gomes quando se fizeram as negociatas com Salgados, Champallimauds & companhia com miseráveis privatizações que tiveram altos custos para os contribuintes com as histórias subsequentes, esteve calada bem caladinha, andava a correr atrás do tacho europeu!!! Agora ainda a atirar ao alvo a ver se acerta e com demagogias baratuchas adquire notoriedade pública, mesmo que para isso distorça as evidências e faça cruzadas a favor de um escroque de baixo coturno!!! Popularucha de pacotilha!!! A miséria intelectual que rende dividendos, pagam-lhe para papaguear asneirolas na comunicação social.

  12. Se não fosse Eurodeputada, acreditava que todo este interesse, poderia ser um sinal de estar sob ameaças deste rapaz ou da organização a que pertence, não acredito que seja isso.
    No Euro-grupo não há telhados de vidro, estão lá os melhores Políticos, com todas as virtudes dos restantes, mas mais refinados.
    Se houvessem telhados de vidro no Euro-grupo, poderiam estar a ser vitimas de chantagem, obrigando Países e políticos a ficar do lado errado.
    Não acredito que seja uma campanha organizada pelo FCP!
    O rapaz enviava os emails para o FCP, mas talvez por simpatia ou confiança, confiança que não têm na justiça Portuguesa.
    Não acredito que possa ter havido ameaças que obrigaram o presidente do SLB a abrir portas a pessoas com ligações ao FCP.
    Não acredito que o rapaz conseguisse interceptar email ou ter acesso aos computadores da justiça para avisar o seu advogado de que PJ lhe ia fazer uma armadilha, não foi com certeza essa a razão que fez o seu advogado sair do processo e preocupar-se em enviar por escrito a informação de que estava fora do processo, antes de ir á armadilha, mas mesmo fora do processo foi a reunião.
    Isto não seria uma toupeira numa comarca, seria uma toupeira com efeitos nefastos no Mundo inteiro, com informação de tudo e todos, e se fosse mal intencionado poderia usar toda esta habilidade para fazer chantagem.
    Que a verdade venha ao de cima.

RESPONDER

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …

Explosão causou incêndio nas instalações onde a Rússia armazena a varíola e a ébola

Esta segunda-feira, uma explosão causou um incêndio no Centro Estatal de Investigação de Virologia e Biotecnologia, na Rússia. Estas instalações são dos poucos sítios onde a varíola e a ébola estão armazenadas. Uma explosão num tanque …