//

Esmifram-se para prender Rui Pinto, “mas deixam tranquilitos criminosos como Ricardo Salgado”

19

European Parliament / Flickr

Ana Gomes, eurodeputada do Partido Socialista

A eurodeputada socialista Ana Gomes voltou a recorrer às redes sociais para criticar a atuação da Justiça no caso da detenção e extradição de Rui Pinto, comparando-a ao caso de Ricardo Salgado.

Esta terça-feira, a eurodeputada socialista Ana Gomes fez duas publicações no Twitter e, numa delas, criticou o facto de as autoridades portuguesas se estarem a esforçar para prender o hacker Rui Pinto, mas deixarem “tranquilitos e à solta criminosos e corruptores do gabarito de Ricardo Salgado e capangas”.

Segundo o Público, pouco depois de ter feito a primeira publicação, Ana Gomes questionou o facto de as autoridades portuguesas terem emitido um mandado de detenção europeu, afirmando que, antes disso, o mandado emitido deveria ser de âmbito nacional.

Quando o alegado pirata informático foi detido em Budapeste, em janeiro de 2019, a eurodeputada fez a sua primeira intervenção sobre o caso. Na mesma rede social, Ana Gomes afirmou que o português tinha exposto “corrupção bem entrincheirada” e, por essa razão, deveria ser referido como um “whistleblower” (denunciante) em vez de pirata informático.

Por enquanto, Rui Pinto encontra-se em prisão preventiva na Hungria, sendo que ainda não é totalmente certo que o pedido de extradição emitido por Portugal possa vir a ser concretizado.

O Ministério Público (MP) imputa a Rui Pinto dois crimes de acesso ilegítimo, dois de violação de segredo, um de ofensa a pessoa coletiva e uma tentativa de extorsão. No total são seis crimes, nenhum dos quais envolvendo o Benfica ou o FC Porto.

Por sua vez, Ricardo Salgado consta como arguido em vários processos, entre os quais a Operação Marquês. O MP acusou Salgado de 21 crimes de natureza económico-financeira, nomeadamente corrupção ativa de titular de cargo político, corrupção ativa, branqueamento de capitais, abuso de confiança, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

19 Comments

  1. Totalmente de acordo!
    Andamos há anos a pagar as aldrabices cometidas pelo Sr. Ricardo e afins, e mandam-nos estas coisas à cara (para esquecermos o resto), quando temos de entrar quase com 2 MILHÕES de EUROS para o rombo (ADICIONAL) feito no BES, e o restante já pago relativo ao BANIF. BPN, BPP, etc.
    Mas que é isto?
    Tenho uma micro-empresa, apetece-me defraudar toda a gente e deixar tudo pendurado! O ESTADO paga?
    Certamente que não! mas se o GOVERNO não paga as minhas dívidas, por que raio ha-de pagar as dividas de empresas como a minha, mas que atuam na área financeira?

  2. Isso é uma gota de água no Oceano Atlântico , pois o que interessa é encobrir a corrupção que medeia Advocacia – Magistrados – Clubes – Poderosos . Aqui está o podre de Portugal , as fortunas que fazem não as declaram ou tem de declarar património imobiliário e mobiliário . … entram pobres e a meio são uns poderosos … nem sei para que precisam do ordenado do Estado … talvez para disfarçar …

  3. À luz do que está a acontecer ao caso Sócrattes, depois de terem substitído o juíz, só perdeu mais uma excelente oportunidade de estar (muito bem) caladinha.

  4. Para não sair do mundo do futebol, Ana Gomes escusava de ter mencionado Salgado e poderia ter mencionado os visados pelas revelações de Rui Pinto.

  5. A Ana Gomes de há uns tempos para cá tem acertado na mosca !
    Que tal telefonar ao Costa e à ministra da Defesa, contando-lhe essa preocupação ??

  6. E tem toda a razão Ana Gomes. E não só Ricardo Salgado, mas muitos outros. A diferença, é que este, mexeu com poderosos que se movimentam na alta corrupção em todos os sentidos. Deveria era ser acarinhado, por por cá fora, a podridão que é o futebol. espero que a França ajude a que tal não aconteça. Um cérebro destes, deveria era ser-lhe dado um tralho especial nesta área ao serviço da nossa policia, muito bem remunerado.

  7. Esta senhora fala no Ricardo Salgado e o Rui Pinto vai muito para além disso sobretudo no que toca a desporto, mas pelos vistos a justiça portuguesa está muito empenhada em caçar o denunciante e deixa escapar pelas malhas da rede todo o peixe graúdo que está em causa, lindo exemplo!.

    • A quase 40 anos que o peixe graúdo dá de comer políticos, juízes, policias, árbitros e presidentes da Câmara do Porto e arredores…

  8. Sempre achei esta senhora uma grande chata. Mas a chatice é tão coerente que se torna um caso sério da política portuguesa.
    Funde um partido de gente “chata” e séria como tem mostrado ser, que contará de certeza com o meu voto.

  9. O Hacker português é perseguido pela polícia portuguesa porque está a expor corruptos, e isso, claro, não interessa. Então e se ele começa a encontrar outros podres e escândalos, nomeadamente na nossa política e nos nossos bancos? Isso é que não pode ser. (Ironia)

  10. quererem fazer dum escroque um Snowden é missão impossível. esse filho duma galga velha primeiro não devia ter nascido mas como caiu do útero da mãe deviam ter tido piedade do animal e declará-lo nado morto se necessário fazendo um aborto à posteriori.

  11. o rapazote é um ladrãozeco armado em espartalhote, não pode falar do roubo que fez a um banco por causa de uma claúsula de confidencialidade!!! Ah! Ah!Ah! tentou extorsão como o próprio advogado dele na altura reconheceu. Agora anda armado em denunciante de corrupções, provavelmente porque não conseguiu sacar algum! Os Salgados são uns salafrários mas a Ana Gomes quando se fizeram as negociatas com Salgados, Champallimauds & companhia com miseráveis privatizações que tiveram altos custos para os contribuintes com as histórias subsequentes, esteve calada bem caladinha, andava a correr atrás do tacho europeu!!! Agora ainda a atirar ao alvo a ver se acerta e com demagogias baratuchas adquire notoriedade pública, mesmo que para isso distorça as evidências e faça cruzadas a favor de um escroque de baixo coturno!!! Popularucha de pacotilha!!! A miséria intelectual que rende dividendos, pagam-lhe para papaguear asneirolas na comunicação social.

  12. Se não fosse Eurodeputada, acreditava que todo este interesse, poderia ser um sinal de estar sob ameaças deste rapaz ou da organização a que pertence, não acredito que seja isso.
    No Euro-grupo não há telhados de vidro, estão lá os melhores Políticos, com todas as virtudes dos restantes, mas mais refinados.
    Se houvessem telhados de vidro no Euro-grupo, poderiam estar a ser vitimas de chantagem, obrigando Países e políticos a ficar do lado errado.
    Não acredito que seja uma campanha organizada pelo FCP!
    O rapaz enviava os emails para o FCP, mas talvez por simpatia ou confiança, confiança que não têm na justiça Portuguesa.
    Não acredito que possa ter havido ameaças que obrigaram o presidente do SLB a abrir portas a pessoas com ligações ao FCP.
    Não acredito que o rapaz conseguisse interceptar email ou ter acesso aos computadores da justiça para avisar o seu advogado de que PJ lhe ia fazer uma armadilha, não foi com certeza essa a razão que fez o seu advogado sair do processo e preocupar-se em enviar por escrito a informação de que estava fora do processo, antes de ir á armadilha, mas mesmo fora do processo foi a reunião.
    Isto não seria uma toupeira numa comarca, seria uma toupeira com efeitos nefastos no Mundo inteiro, com informação de tudo e todos, e se fosse mal intencionado poderia usar toda esta habilidade para fazer chantagem.
    Que a verdade venha ao de cima.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.