Sindicato avança com pré-aviso de greve na Soflusa para 12 de junho

Tiago Petinga / Lusa

O Sindicato da Mestrança e Marinhagem da Marinha Mercante, Energia e Fogueiros de Terra (Sitemaq) avançou com um pré-aviso de greve para este dia, de duas horas por turno.

Os trabalhadores decidiram avançar com um pré-aviso de greve na empresa Soflusa, responsável pela ligação fluvial entre Barreiro e Lisboa, para 12 de junho, exigindo obter “o mesmo tratamento” que a categoria dos mestres, disse esta terça-feira à Lusa fonte sindical.

“O Sindicato da Mestrança e Marinhagem da Marinha Mercante, Energia e Fogueiros de Terra (Sitemaq) avançou com um pré-aviso de greve para o dia 12 de junho, de duas horas por turno. A nossa intenção é ter o mesmo tratamento que o poder político e o conselho de administração tiveram com uma categoria na Soflusa”, disse à agência Lusa Alexandre Delgado, do Sitemaq, afeto à UGT.

O sindicalista referiu que pretendem lutar por uma “harmonia salarial” na empresa, considerando que esta foi posta em causa com o aumento dado aos mestres.

Ainda na sexta-feira passada, os mestres da Soflusa desconvocaram as três greves que tinham agendadas, após terem chegado a acordo com os sindicatos. O Governo acordou “uma pequena atualização daquele que é o prémio deles pelo facto de serem mestres”, respondendo à revindicação salarial.

De acordo com o governante José Mendes, a desconvocação das três greves, designadamente às horas extraordinárias, ao período da manhã e da tarde desta semana, e ao dia de Santo António, permitiu que o serviço da Soflusa ficasse normalizado.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.