Praxe: coma de estudante lançou debate na Bélgica

Também a Bélgica foi abalada, em setembro, por um caso de abuso nas praxes académicas. A má conduta levou ao coma uma estudante francesa da Universidade de Liège, originou um processo criminal e lançou um debate sobre tradições universitárias.

No dia 22 de setembro, a jovem estudante de medicina veterinária Fanny Magnin entrou em coma na sequência de um edema cerebral provocado pela absorção de vários litros de água de seguida, tendo acordado dois dias depois.

Fanny foi obrigada a beber litros de água depois de ter recusado a ingestão de bebidas alcoólicas.

Os estudantes responsáveis foram processados por “tratamento degradante e desumano”, a que acrescem ainda “golpes e ferimentos, intencionais ou não”, estando o caso nas mãos do procurador-geral de Liège, Christian De Valkeneer. “Nos batismos académicos, há uma linha vermelha que não pode ser atravessada”, preveniu, citado pela imprensa belga.

O caso, por envolver uma estudante francesa, ganhou dimensão internacional, tendo a ex-candidata à presidência francesa Ségolène Royal apelado publicamente à proibição das praxes na Bélgica, o que lançou um debate que acabou por envolver o primeiro-ministro belga, Elio Di Rupo.

“O batismo de um estudante é uma escolha pessoal. Mas não se pode, em caso algum, atentar contra a integridade física dos estudantes. Temos leis que sancionam os abusos”, respondeu Di Rupo às críticas de Ségolène.

Na Bélgica, há distinção entre duas realidades: o batismo (baptême), ou rito de iniciação, dos estudantes – que é legal e regulamentado – e a praxe abusiva (bizutage), que é proibida por lei.

Também o reitor da Universidade de Liège, Bernard Rentier, sublinhou, em comunicado esta distinção: “o Conselho [órgão da academia], incluindo os representantes dos estudantes, reafirma a sua condenação sem reservas do caráter humilhante e degradante de abusos (“bizutage”) bem como a proibição de quaisquer sevícias psíquicas e/ou físicas”.

As praxes são uma tradição universitária na Bélgica e, adiantou Rentier, “fazem parte do folclore estudantil. Trata-se de uma prova de iniciação perfeitamente codificada” e a que nenhum estudante é obrigado a aderir.

Proibir tais práticas, defendeu o reitor, “seria a melhor maneira de tornar clandestina uma atividade que, normalmente, pode ser adequadamente enquadrada”.

A opinião geral mantém-se no sentido da não proibição das praxes de iniciação tradicionais – enquadradas por regulamentos que ligam os organizadores às autoridades universitárias, nomeadamente as associações de estudantes – e mão pesada nos casos de abuso, previstos na legislação.

Refira-se que os estudantes de veterinária de Liège não integram a associação geral da universidade (AGEL).

Na página online da AGEL pode ler-se que a associação “agrupa as comissões de batismo (à exceção dos veterinários ) e enquadra a sua atividade principal”, ou seja, a praxe. Esta é definida como “uma cerimónia iniciática que permite a um novo estudante (“bleu”/caloiro) de passar do estatuto de caloiro ao de batizado”.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que giro, só agora aparece esta notícia em Portugal? Procurem bem, talvez encontrem ainda mais casos de praxes no mundo. Ridículo, a forma como toda esta questão está a ser aproveitada para criar um circo mediático. Praxe não é crime e crime não é praxe.

    • Entre os circos mediáticos e os “pactos de silêncio” prefiro de longe os circos mediáticos. Porque a praxe não é crime. Excepto quando é.

RESPONDER

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …

Rio acusa Cabrita de "mentir aos portugueses e no Parlamento" sobre festejos do Sporting

Rui Rio acusou o ministro da Administração Interna de "mentir aos portugueses e mentir no Parlamento" e justificou o motivo que levou o PSD a recorrer à figura da audição potestativa, a que os partidos …

Novo Banco não viu conflito de interesses na proposta sobre Imosteps

O Novo Banco defende que a proposta da Iberis para comprar a dívida da Imosteps, de Luís Filipe Vieira, não configurava conflito de interesses.  O Novo Banco defendeu, numa carta enviada ao Parlamento, que a proposta …

Restaurantes "expressamente proibidos" de guardar comprovativos de testes dos clientes

Os restaurantes dos concelhos em risco elevado e muito elevado, onde é necessário um teste negativo ou o certificado digital por parte dos clientes para poderem entrar, estão "expressamente proibidos" de guardar os comprovativos. A regra …

City pode ter de sacrificar Bernardo Silva para contratar Kane

O médio português poderá ter de ser "sacrificado" pelo Manchester City para financiar a contratação do avançado inglês ao Tottenham. Segundo o The Sun, para garantir a transferência de Harry Kane, o Manchester City terá de …

Não é só o BE, PCP e PAN que têm exigências. PS pressiona Leão com descida de IRS

As exigências para o próximo Orçamento do Estado (OE2022) não chegam apenas do Bloco de Esquerda, PCP e PAN. O PS também as tem e pressiona o ministro das Finanças por uma eventual mexida nos …

Alemanha não tem feito o suficiente para atingir metas do Acordo de Paris, diz Merkel

Chanceler alemã não está satisfeita com os esforços feitos pelo seu país ao longo das últimas décadas, defendendo que é preciso "acelerar o ritmo" para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris. Na tradicional conferência …

Soualiho Meité assina com o Benfica por cinco épocas

O médio francês, que representava o Torino, é o mais recente reforço do Benfica, tendo assinado contrato por cinco temporadas, até 2026, anunciou, esta sexta-feira, o clube das águias. "O Sport Lisboa e Benfica informa que …

Descoberta antiga estrada Romana no fundo da Lagoa de Veneza

Um novo estudo revela novas evidências da presença de uma antiga estrada Romana nas profundezas da Lagoa de Veneza, em Itália. De acordo com o site Science Alert, uma série de estruturas antigas foi descoberta nas …

Costa não vai ao Porto apresentar candidato. Tiago Barbosa Ribeiro desvaloriza (e acena com Santos Silva)

Tiago Barbosa Ribeiro vai apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto no domingo, mas o secretário-geral do partido não vai estar presente. António Costa, secretário-geral do PS, escolheu Vila do Conde para a apresentação …