Praias da Caparica já estão abertas à população

Antonio Periago / Flickr

Costa da Caparica

Costa da Caparica

A situação na Costa da Caparica, em Almada, está hoje “mais calma” e as praias já não estão vedadas às pessoas, mas continuam sob observação da Polícia Marítima, que admite interditar o acesso caso haja um agravamento do mar.

“De momento está tudo mais calmo e a acesso já não está vedado às pessoas”, disse à agência Lusa o porta-voz da Polícia Marítima (PM) da Costa da Caparica, referindo-se à situação na Praia do CDS, onde os cafés e restaurantes foram inundados na madrugada de sábado pelas águas do mar, que galgaram o paredão.

O posto da Costa da Caparica está a acompanhar a evolução das marés e a controlar as condições climatéricas e garante que o acesso será interditado “caso haja indicações de as condições do mar poderem trazer perigo às pessoas”.

A próxima preia-mar está prevista para meio da tarde (entre as 15h e as 16h), mas tal não significa que haja perigo ou que a zona tenha de ser encerrada, sublinhou o responsável da PM.

Na madrugada de sábado, as ondas galgaram o paredão inundando os estabelecimentos comercias da zona e arrastando areia e pedras para o paredão e parque de estacionamento.

A situação voltou a repetir-se, com menos intensidade, à hora do almoço de sábado e novamente esta madrugada (por volta das quatro da manhã de domingo).

Sete distritos sob aviso laranja até meio-dia

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém sob aviso laranja até ao meio dia deste domingo sete distritos do continente, passando depois a amarelo, devido à agitação marítima.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa são os distritos sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima com a previsão de ondas entre cinco a sete metros.

Depois do meio-dia, o nível do aviso desce para amarelo também devido à agitação marítima, com ondas entre quatro e cinco metros. O aviso amarelo irá manter-se até cerca das 18h de terça-feira, segundo o IPMA.

Sob aviso amarelo estão os distritos de Setúbal, Beja e Faro.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.