Praias da Caparica já estão abertas à população

Antonio Periago / Flickr

Costa da Caparica

Costa da Caparica

A situação na Costa da Caparica, em Almada, está hoje “mais calma” e as praias já não estão vedadas às pessoas, mas continuam sob observação da Polícia Marítima, que admite interditar o acesso caso haja um agravamento do mar.

“De momento está tudo mais calmo e a acesso já não está vedado às pessoas”, disse à agência Lusa o porta-voz da Polícia Marítima (PM) da Costa da Caparica, referindo-se à situação na Praia do CDS, onde os cafés e restaurantes foram inundados na madrugada de sábado pelas águas do mar, que galgaram o paredão.

O posto da Costa da Caparica está a acompanhar a evolução das marés e a controlar as condições climatéricas e garante que o acesso será interditado “caso haja indicações de as condições do mar poderem trazer perigo às pessoas”.

A próxima preia-mar está prevista para meio da tarde (entre as 15h e as 16h), mas tal não significa que haja perigo ou que a zona tenha de ser encerrada, sublinhou o responsável da PM.

Na madrugada de sábado, as ondas galgaram o paredão inundando os estabelecimentos comercias da zona e arrastando areia e pedras para o paredão e parque de estacionamento.

A situação voltou a repetir-se, com menos intensidade, à hora do almoço de sábado e novamente esta madrugada (por volta das quatro da manhã de domingo).

Sete distritos sob aviso laranja até meio-dia

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém sob aviso laranja até ao meio dia deste domingo sete distritos do continente, passando depois a amarelo, devido à agitação marítima.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa são os distritos sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima com a previsão de ondas entre cinco a sete metros.

Depois do meio-dia, o nível do aviso desce para amarelo também devido à agitação marítima, com ondas entre quatro e cinco metros. O aviso amarelo irá manter-se até cerca das 18h de terça-feira, segundo o IPMA.

Sob aviso amarelo estão os distritos de Setúbal, Beja e Faro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …