Há 12 portugueses na lista dos jovens mais visionários da Europa (e só 6 vivem em Portugal)

São 12 os nomes portugueses na lista “Under 30 Europe” elaborada pela Forbes, com os nomes dos jovens empreendedores europeus, com 30 anos ou menos, que revelam ter maior potencial de futuro pelo envolvimento em negócios e áreas relevantes. Há uma engenheira espacial e um trio que está a transformar a indústria têxtil, mas metade deles vive no estrangeiro.

Quando paira uma nuvem negra sobre a Europa, a Forbes sublinha que é importante incutir “uma dose bem necessária de optimismo“, surgindo, neste contexto, como um sinal de esperança para o futuro a lista “Under 30 Europe”, com “os jovens lideres visionários que estão a reinventar impetuosamente os negócios e a sociedade”, como destaca a revista.

Nesta lista de 300 jovens promissores, há 12 portugueses, a começar pela área financeira, onde aparece o nome de Simão Cruz, de 24 anos, e co-fundador da Portugal Fintech que ajuda as startups a terem acesso ao talento e a capitais. No início do ano, a empresa inaugurou uma nova sede em Lisboa, num edifício com 5 andares e capacidade para acolher 35 startups.

Na área financeira aparece também José Maria Macedo, de 27 anos, o sócio fundador da AmaZix Capital, uma empresa de consultoria financeira especializada em bens digitais e blockchain que tem sede no Reino Unido.

Na categoria Ciência, aparecem Joana Paiva, de 28 anos, e Luís Valente, de 29, co-fundadores da startup Intelligent Lab on Fiber, com sede no Reino Unido, e que utiliza Inteligência Artificial para construir uma biblioteca baseada em cloud de bio-marcadores de doenças. O projecto arrancou com a doença de Alzheimer e o objectivo é reduzir o tempo e o dinheiro gastos na descoberta de novos medicamentos e acelerar os testes clínicos.

Nesta área aparece também Fábio Rosa, de 26 anos, e fundador de duas empresas de imunoterapia com sede na Suécia – a Asgard Therapeutics e a Blood Reprogramming Technologies –, cuja investigação identificou três factores de transcrição que convertem fibroblastos em células capazes de se apresentarem como antígenos, potenciando uma resposta imunitária do organismo com a produção de anti-corpos.

Gilberto Loureiro e António Rocha, ambos com 25 anos, e Paulo Ribeiro, de 27, co-fundadores da Smartex que procura transformar a indústria têxtil numa actividade mais sustentável, reduzindo o desperdício e os produtos defeituosos com recurso à Inteligência Artifical, surgem na categoria de empreendedores sociais. A Smartex tem sede no Porto.

Na Indústria, são destacados Bruno Azevedo, de 30 anos, e Rodrigo Pires, de 29, co-fundadores da AddVolt que criou um produto eléctrico que pode ser ligado a camiões para recuperar a energia durante travagens ou desacelerações. O produto pode ser usado em carrinhas e outros veículos comerciais e está a ser utilizado por várias frotas em Portugal, Espanha e Alemanha. A startup tem sede no Porto e foi incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Destaque ainda para Marta Oliveira, de 29 anos, engenheira da Agência Espacial Francesa, onde trabalha no Laboratório de Física nos projectos relacionados com os satélites lançados pelos foguetões Ariane, Soyuz e Vega. Marta Oliveira também já trabalhou para a NASA (a Agência Espacial Norte-Americana) e a ESA (Agência Espacial Europeia).

Na categoria Desporto e Jogos, surge Catarina Macedo, de 30 anos, Gestora de Programa na Xbox que vive em Washington, nos EUA, e que é uma das líderes do movimento Women in Gaming.

Mais jovem da lista tem 11 anos

A Forbes aponta que “a ingenuidade e a criatividade dos jovens empreendedores da Europa indica que o melhor pode ainda estar para vir”, esclarecendo que a lista elaborada resulta de “centenas de nomeações internacionais, meses de relatórios de investigação e o selo de aprovação” de um “painel de jurados de fita azul”.

A lista de 300 jovens visionários que estão a “redefinir ousadamente dez indústrias em 32 países europeus”, como aponta a Forbes, inclui também Greta Thunbergb, de 17 anos, que é uma das mais jovens da lista, a par da actriz britânica Freya Allan, de 18 anos, que participa em “The Witcher” da Netflix.

A figura mais nova de todas é Sky Brown, praticante profissional de skateboard do Reino Unido que tem 11 anos. Ela tornou-se na mais jovem rapariga a competir no Vans US Open Pro Series em 2016, com apenas 8 anos. Projectada como uma potencial estrela olímpica, é patrocinada pela Nike e tem 500 mil seguidores no Instagram, tendo-se tornado célebre nos EUA por ter ganho o reality show “Dança com as Estrelas: Júniores”.

Destaque ainda para o actor britânico Roman Griffin Davis, de 13 anos, que participa em “Jojo Rabbit”, onde interpreta o papel de um rapaz obcecado pelo Hitler durante a II Guerra Mundial, papel que lhe valeu a nomeação para os Globos de Ouro na categoria de Melhor Actor num Musical ou Comédia a par de nomes como Eddie Murphy e Leonardo DiCprio.

SV, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.