Há 12 portugueses na lista dos jovens mais visionários da Europa (e só 6 vivem em Portugal)

São 12 os nomes portugueses na lista “Under 30 Europe” elaborada pela Forbes, com os nomes dos jovens empreendedores europeus, com 30 anos ou menos, que revelam ter maior potencial de futuro pelo envolvimento em negócios e áreas relevantes. Há uma engenheira espacial e um trio que está a transformar a indústria têxtil, mas metade deles vive no estrangeiro.

Quando paira uma nuvem negra sobre a Europa, a Forbes sublinha que é importante incutir “uma dose bem necessária de optimismo“, surgindo, neste contexto, como um sinal de esperança para o futuro a lista “Under 30 Europe”, com “os jovens lideres visionários que estão a reinventar impetuosamente os negócios e a sociedade”, como destaca a revista.

Nesta lista de 300 jovens promissores, há 12 portugueses, a começar pela área financeira, onde aparece o nome de Simão Cruz, de 24 anos, e co-fundador da Portugal Fintech que ajuda as startups a terem acesso ao talento e a capitais. No início do ano, a empresa inaugurou uma nova sede em Lisboa, num edifício com 5 andares e capacidade para acolher 35 startups.

Na área financeira aparece também José Maria Macedo, de 27 anos, o sócio fundador da AmaZix Capital, uma empresa de consultoria financeira especializada em bens digitais e blockchain que tem sede no Reino Unido.

Na categoria Ciência, aparecem Joana Paiva, de 28 anos, e Luís Valente, de 29, co-fundadores da startup Intelligent Lab on Fiber, com sede no Reino Unido, e que utiliza Inteligência Artificial para construir uma biblioteca baseada em cloud de bio-marcadores de doenças. O projecto arrancou com a doença de Alzheimer e o objectivo é reduzir o tempo e o dinheiro gastos na descoberta de novos medicamentos e acelerar os testes clínicos.

Nesta área aparece também Fábio Rosa, de 26 anos, e fundador de duas empresas de imunoterapia com sede na Suécia – a Asgard Therapeutics e a Blood Reprogramming Technologies –, cuja investigação identificou três factores de transcrição que convertem fibroblastos em células capazes de se apresentarem como antígenos, potenciando uma resposta imunitária do organismo com a produção de anti-corpos.

Gilberto Loureiro e António Rocha, ambos com 25 anos, e Paulo Ribeiro, de 27, co-fundadores da Smartex que procura transformar a indústria têxtil numa actividade mais sustentável, reduzindo o desperdício e os produtos defeituosos com recurso à Inteligência Artifical, surgem na categoria de empreendedores sociais. A Smartex tem sede no Porto.

Na Indústria, são destacados Bruno Azevedo, de 30 anos, e Rodrigo Pires, de 29, co-fundadores da AddVolt que criou um produto eléctrico que pode ser ligado a camiões para recuperar a energia durante travagens ou desacelerações. O produto pode ser usado em carrinhas e outros veículos comerciais e está a ser utilizado por várias frotas em Portugal, Espanha e Alemanha. A startup tem sede no Porto e foi incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Destaque ainda para Marta Oliveira, de 29 anos, engenheira da Agência Espacial Francesa, onde trabalha no Laboratório de Física nos projectos relacionados com os satélites lançados pelos foguetões Ariane, Soyuz e Vega. Marta Oliveira também já trabalhou para a NASA (a Agência Espacial Norte-Americana) e a ESA (Agência Espacial Europeia).

Na categoria Desporto e Jogos, surge Catarina Macedo, de 30 anos, Gestora de Programa na Xbox que vive em Washington, nos EUA, e que é uma das líderes do movimento Women in Gaming.

Mais jovem da lista tem 11 anos

A Forbes aponta que “a ingenuidade e a criatividade dos jovens empreendedores da Europa indica que o melhor pode ainda estar para vir”, esclarecendo que a lista elaborada resulta de “centenas de nomeações internacionais, meses de relatórios de investigação e o selo de aprovação” de um “painel de jurados de fita azul”.

A lista de 300 jovens visionários que estão a “redefinir ousadamente dez indústrias em 32 países europeus”, como aponta a Forbes, inclui também Greta Thunbergb, de 17 anos, que é uma das mais jovens da lista, a par da actriz britânica Freya Allan, de 18 anos, que participa em “The Witcher” da Netflix.

A figura mais nova de todas é Sky Brown, praticante profissional de skateboard do Reino Unido que tem 11 anos. Ela tornou-se na mais jovem rapariga a competir no Vans US Open Pro Series em 2016, com apenas 8 anos. Projectada como uma potencial estrela olímpica, é patrocinada pela Nike e tem 500 mil seguidores no Instagram, tendo-se tornado célebre nos EUA por ter ganho o reality show “Dança com as Estrelas: Júniores”.

Destaque ainda para o actor britânico Roman Griffin Davis, de 13 anos, que participa em “Jojo Rabbit”, onde interpreta o papel de um rapaz obcecado pelo Hitler durante a II Guerra Mundial, papel que lhe valeu a nomeação para os Globos de Ouro na categoria de Melhor Actor num Musical ou Comédia a par de nomes como Eddie Murphy e Leonardo DiCprio.

  SV, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …

Extinção do SEF aprovada na especialidade no Parlamento

A proposta do PS e do Bloco de Esquerda sobre a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, esta quarta-feira. Segundo o jornal Público, …

Steve Bannon deve ser investigado por envolvimento no ataque ao Capitólio, indica Comissão responsável

Antigo conselheiro de Donald Trump foi aconselhado pelo antigo presidente e pela respetiva equipa de advogados a não colaborar com a comissão especial designada para investigar os ataque. A Comissão responsável por investigar o ataque ao …

Trânsito em Lisboa regista valores mais altos do que em pré-pandemia - e há uma razão para isso

O trânsito na capital tem registado valores que ultrapassaram os da pré-pandemia. O receio que as pessoas ainda têm de usar transportes públicos é visto como o principal fator. Se durante o período de confinamento circular …

Qualificações mais elevadas já não garantem salários altos aos jovens. Contratos a prazo triplicam face às gerações anteriores

Estudar mais anos em Portugal já não é representativo de remunerações mais elevadas. Esta é a principal conclusão de um estudo desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, centrado nas diferenças e semelhanças entre as gerações de …

Ordem dos Médicos define equipas mínimas para urgências, mas números são "impraticáveis"

A Ordem dos Médicos (OM) decidiu avançar com uma uma proposta de regulamento que define a dimensão mínima das equipas que asseguram o funcionamento de serviços de urgência nos hospitais. Numa altura em que se prevê …

Turistas estão de volta, mas agora falta pessoal nos hotéis

Os turistas estão a voltar às cidades portugueses, nomeadamente a Lisboa, onde os hotéis se debatem agora com um novo problema, a falta de pessoal qualificado. Há responsáveis que já falam da necessidade de fazer …